Rumores sobre um retorno do Volkswagen Fusca como modelo elétrico circulam na Internet há anos. A empresa descontinuou o último Fusca em 2019 e não houve um sucessor direto até agora. Aparentemente, um Fusca elétrico não está sendo considerado no momento e isso parece ser uma questão puramente de marketing.
Falando à Autocar durante os testes de protótipos da terceira geração do Tiguan, o CEO da Volkswagen, Thomas Schafer, confirmou que o Fusca não está atualmente em consideração para um retorno. Não porque a Volkswagen não tenha recursos de desenvolvimento, dinheiro ou tempo para construí-lo, mas porque não faz muito sentido do ponto de vista de marketing.
Quando perguntado se o Fusca poderia voltar para a era moderna, Schafer disse: "Acho que não, porque há certos veículos que tiveram seu dia. Não faria sentido trazê-lo de volta. Eu não diria com 100% de certeza. Mas, agora, eu não consideraria. É o mesmo que aconteceu com o Scirocco: já teve seu tempo, depois houve um novo modelo baseado em uma reinterpretação. Fazer isso de novo? Acho que não. E continuar equilibrando todas essas tecnologias e os custos que estão associados a ele, você tem que investir o dinheiro no melhor lugar possível".
Ou seja, ao contrário da ID.Buzz, que trouxe de nome um dos nomes da Kombi, o Fusca não tem espaço dentro dos planos da empresa. Curiosamente, o antecessor de Schafer no comando da VW – Herbert Diess – estava aberto à ideia de um Fusca novo e baseado na plataforma MEB, arquitetura elétrica modular da empresa. Em fevereiro de 2022, Diess admitiu que "muitos outros carros emocionais são possíveis em nossa plataforma modular. Além disso, a Volkswagen registrou o nome e-Beetle, um dos nomes do Fusca globalmente, na Europa há alguns anos, mas acontece que a estratégia da empresa no segmento de elétricos mudou desde a chegada de Schafer.
Pensando mais sobre o posicionamento que o Fusca tinha no mercado, a Volkswagen apresentou em março o ID.2all, conceito para o carro que deve ser o modelo de entrada da marca para o segmento de elétricos. Quando chegar ao mercado, o ID.2all terá preço na casa dos 25 mil euros (algo em torno de R$ 140 mil numa conversão direta ao câmbio atual). A Volkswagen espera alcançar bons números de vendas e posicioná-lo de forma bastante competitiva diante dos principais rivais.
Posicionado abaixo do ID.3, o ID.2all chegará ao mercado em 2025 e terá foco comercial voltado para a Europa. A versão de produção será praticamente idêntica ao protótipo das fotos, com 4.050 milímetros de comprimento, 1.812 mm de largura e 1.530 mm de altura, além de 2.600 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível acomodar entre 490 litros e 1.330 litros, dependendo da posição dos bancos. Na mecânica, destaque para o motor elétrico de 226 cv de potência, capaz de impulsionar o modelo de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Dados de fábrica indicam ainda 160 km/h de velocidade máxima e autonomia de até 450 quilômetros no padrão WLTP.
Fonte: Autocar
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