Lançado originalmente em 2007, o Tiguan é um dos modelos mais importantes da Volkswagen dos últimos tempos. Com 116.334 unidades entregues na Europa no ano passado, o SUV vem registrando um declínio nas vendas nos últimos três anos, o que é um claro indicador da necessidade de uma nova geração. A empresa alemã tem trabalhado ativamente na 3ª geração do Tiguan e agora temos uma prévia bastante precisa de como esse veículo poderia ser.

As projeções acima são de nossos amigos do site Kolesa.ru e retratam um modelo de aparência mais elegante do que o Tiguan atual. As fotos feitas por computador seguem as imagens divulgadas recentemente do SUV médio, que mostraram um protótipo completamente camuflado. Como você pode ver nas imagens, o novo Tiguan será menos quadradão que seu antecessor e adotará uma frente inspirada no ID.4, com uma faixa de LED conectando os faróis. 

Galeria: Volkswagen Tiguan 2024 - Projeção

Além de parecer mais arredondado, o novo Tiguan também será um pouco maior do que o modelo anterior. A Volkswagen já disse que o veículo baseado na plataforma MQB Evo será 32 milímetros mais longo, com um comprimento total de 4.551 mm. O Tiguan 2024 também será 5 mm mais alto (1.640 mm). A largura e o entre-eixos, no entanto, permanecerão inalterados, medindo 1.939 mm e 2.681 mm, respectivamente.

O visual externo atualizado virá com novos faróis HD Matrix, sendo a primeira vez que o Tiguan usará esta tecnologia. Embora não seja visível nessas projeções, cada cluster contará com 19.200 micro-LEDs, possibilitando que o farol ilumine a estrada à frente em até 500 metros.

No entanto, não existem muitas informações sobre as motorizações do novo Tiguan. Sabemos que contará com motores a gasolina, a diesel e híbridos plug-in, bem como versões com tração dianteira e integral. Espera-se que o Tiguan 2024 seja o último Tiguan com motor a combustão, pois a Volkswagen planeja vender somente carros elétricos na Europa após 2033.

A Volkswagen ainda fará uma mudança na linha do Tiguan, tirando de linha a versão Allspace, que será substituída pela nova geração do Tayron, um modelo desenvolvido na China e que pode acabar sendo feito no México. Enquanto isto não acontece, a fabricante estuda trazer o Tiguan Allspace reestilizado ao Brasil.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com