Considerado um dos nomes mais lembrados da Toyota quando o assunto é off-road, a grife Land Cruiser está prestar a voltar a ser vendida nos Estados Unidos. Em teaser divulgado recentemente, a marca confirmou o retorno da placa de identificação e atiçou a curiosidade dos fãs quanto ao que está por vir. "Você realmente achou que ficaremos fora por muito tempo? A lenda retorna", disse a anúncio.

Em mercados do exterior, a grife foi renovada em 2021 com o lançamento da nova geração do Land Cruiser 300. No entanto, não será este o SUV a ser vendido no mercado norte-americano. Por lá, a Toyota seguirá oferecendo apenas o equivalente de luxo comercializado pela Lexus, batizado de LX.

Lexus GX 2024

O que a Toyota reserva de novidade então? Ao que tudo indica, o retorno da placa Land Cruiser aos EUA será feito com a próxima geração do modelo Prado, ainda cercada de mistérios. Detalhes puderam ser vistos recentemente no lançamento do todo-novo Lexus GX, que saiu do mesmo projeto, porém com traje de luxo e o conhecido aperfeiçoamento premium da divisão.

A plataforma adotada será a conhecida base TNGA-F, desenvolvida especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Moderna e adaptável, já vem sendo usada por diversos outros veículos da marca, incluindo as picapes Tundra e Tacoma, bem como os SUVs Sequoia, Land Cruiser 300 e os Lexus GX e LX.

A arquitetura suporta sistemas eletrificados de propulsão (leia-se versões híbridas) e atende aos mais rigorosos padrões de segurança. Em breve, será adotada também pelas próximas gerações de Hilux e SW4.

Toyota Land Cruiser Prado

Land Cruiser Prado atual

No visual, tudo indica que o novo Land Cruiser Prado terá ruptura total em relação ao carro atual, que está na mesma geração há quase 13 anos. No Brasil, o modelo foi oferecido pela última vez em 2009, ainda na geração passada.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com