Toyota produzirá van da Hilux na Argentina para enfrentar Fiat Ducato
Governo local vai mudar regras para permitir a importação do veículo semi-montado
Após um longo período de estudos, a Toyota finalmente adicionará um terceiro modelo em sua linha de montagem em Zárate (Argentina). Será a Toyota Hiace, uma van que compartilha motorização e peças com a Hilux e o SW4, que inclusive está disponível para locação no Brasil, mesmo que não seja vendida nas concessionárias. Para tal, o governo argentino prepara uma nova regra para permitir a montagem do veículo no país.
Conforme o jornal Ámbito Financiero, o ministro da economia Sergio Massa irá anunciar hoje um novo regime automotivo, com o objetivo de permitir a importação de kits em CKD, com o carro desmontado. Assim, a Toyota Hiace será apenas montada em Zárate, usando alguns componentes locais para finalizar o veículo. A fabricante estaria investindo US$ 50 milhões (R$ 243,6 milhões) para preparar o complexo, o que é um investimento bem menor do que seria necessário caso a van realmente fosse produzida do zero.
Embora isto vá favorecer a Toyota imediatamente, por conta dos planos envolvendo a Hiace, será feito para atrair outras fabricantes, por oferecer uma série de benefícios tarifários para a importação dos kits CKD. Ao montar o carro no país, usando algumas peças feitas na Argentina e exportando os veículos para toda a América do Sul, a empresa ganharia uma forma de “adicionar” um novo modelo à sua linha de produção, movimentando também o setor de autopeças. Algo semelhante foi feito para a indústria de motos.
A Toyota está de olho na Hiace há tempos. O furgão chega importado à Argentina e tem um resultado mediano de vendas. Informações obtidas pelo Ámbito indicam que a o plano é montar as versões furgão e de passageiro, com 4 mil unidades montadas por ano e que a meta era iniciar a produção entre 2023 e 2024.
A van pode ser alugada em São Paulo através da Kinto, o serviço de assinatura da Toyota, indicando uma das versões que estarão disponíveis por já estar homologada. É uma variante para seis passageiros, usando o motor 2.8 turbodiesel de 177 cv, o que equipou a Hilux antes da reestilização. A transmissão é a automática de 6 marchas.
Será uma forma de colocar a Toyota dentro de um outro segmento entre os veículos comerciais, que tem crescido muito no país. Entrará em uma categoria bem disputada, com Fiat Ducato, Ford Transit, Citroën Jumper, Peugeot Boxer, Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter.
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Fonte: Ámbito Financiero
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