Toyota lança Land Cruiser 2022 e dá pistas sobre próxima Hilux
Nova geração do emblemático SUV adota nova plataforma e motores mais eficientes
Após a divulgação de flagras, projeções e teasers, a Toyota finalmente oficializa a estreia do todo-novo Land Cruiser 2022. Considerado um dos SUVs mais emblemáticos da categoria, o modelo muda completamente e se enquadra no que há de mais moderno dentro da marca em termos de mecânica, tecnologia e filosofia estética. Dificilmente virá ao Brasil, mas interessa ao nosso mercado por adiantar novidades que estarão na próxima geração da picape Hilux.
A primeira delas é justamente a plataforma TNGA-F, desenvolvida especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Moderna e adaptável, será usada por diversos outros veículos da marca, incluindo as picapes Hilux, Tundra e Tacoma, bem como os SUVs Sequoia, SW4 e 4Runner. Embora não seja o caso do Land Cruiser, a arquitetura também suporta sistemas eletrificados de propulsão (leia-se versões híbridas).
Galeria: Novo Toyota Land Cruiser 2022
Legítimo SUV raiz, o Land Cruiser 2022 foi apresentado neste primeiro momento apenas com motores tradicionais. Destaque para o novo 3.5 V6 biturbo a gasolina de 415 cv e 66,3 kgfm de torque, que chega para ocupar o lugar do antigo e beberrão 5.7 V8. Trabalha sempre em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas e garante aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos - número respeitável para o peso total do veículo, que agora está 200 kg mais leve.
A segunda opção de motorização é um propulsor 3.3 V6 turbodiesel com potência de 310 cv e 71,4 kgfm de torque. Também será usado por outros veículos da marca e estará sob o capô da próxima geração da Hilux, especificamente na versão GR que está sendo desenvolvida para encarar a Ford Ranger Raptor. Em mercados específicos, o Land Cruiser terá ainda um V6 a gasolina de aspiração natural associado a um câmbio automático de 6 marchas.
Em termos de capacidade off-road, há atributos como ângulo de entrada de 32 graus, ângulo de saída de até 26,5 graus (varia de acordo com a versão) e distância do solo de 230 milímetros. Desnecessário dizer que tração nas quatro rodas é de série, assim como bloqueio do diferencial. Destaque ainda para os sistemas Multi-Terrain Select (agora com os modos Deep Snow e Auto) e Multi-Terrain Monitor (com câmera instalada sob a carroceria).
A lista de equipamentos inclui suspensão variável adaptativa (AVS), sistema de estabilização de suspensão dinâmica cinética (E-KDSS) controlado eletronicamente, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, farol alto adaptativo, head-up display, ionizador de ar, sistema de entretenimento com tela de 12,3 polegadas e até mesmo um dispositivo de autenticação de impressão digital.
No visual, a Toyota optou por uma linha evolutiva em relação à geração passada e não promoveu mudanças drásticas. Olhando rápido, muitos podem até confundir com uma reestilização, mas o fato é que o Land Cruiser foi completamente reformulado. As versões mais básicas abusam se elementos cromados, enquanto a aventureira GR tem grade exclusiva, elementos sem pintura e roda com desenho próprio.
As vendas serão iniciadas ainda neste ano em mercados da Ásia e do Oriente Médio, além da Rússia.
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Fonte: Toyota
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