Apesar de já possuir um dos maiores portfólios de SUVs do mercado global, a Toyota parece acreditar que ainda há espaço para ampliação da gama. Na Ásia, onde a marca conta com até 8 opções de SUVs em alguns países, rumores indicam que inédito modelo médio está sendo desenvolvido para ser adicionado ao catálogo entre o final de 2024 e o início de 2025.

Ao que tudo indica, o modelo será produzido na Tailândia (importante plataforma de desenvolvimento e produção de veículos da Toyota na região) e exportado para todos os principais mercados do sudeste asiático. O projeto já está em curso e atender internamente pelo codinome 500D.

O novo modelo será posicionado acima do Corolla Cross e abaixo do SW4 (no mercado asiático chamado de Fortuner) e contará tanto com motores a gasolina quanto com propulsores turbodiesel. Outro detalhe interessante é que será construído com carroceria sobre chassi, no mesmo esquema do SW4. Contará com tração traseira ou nas quatro rodas, dependendo da versão, e opção de câmbio manual ou automático.

O objetivo do 500D será preencher a lacuna comercial existente entre os dois modelos citados, em especial depois da chegada do SW4 de nova geração no ano que vem. Ao que tudo indica, a nova linhagem deixará o modelo derivado da Hilux ainda maior, mais luxuoso e mais tecnológico, abrindo ainda mais distância em relação ao Corolla Cross.

Toyota Corolla, Hilux, SW4 e Camry - 30 anos de Brasil

Além disso, o novato atuará como alternativa mais robusta e off-road em relação ao RAV4, que teoricamente já preenche este espaço no portfólio, mas com perfil bem mais urbano. Na prática, a Toyota seguirá estratégia parecida com o esquema adotado pela Ford, que tem Escape e Bronco Sport com o mesmo porte, mas com propostas de mercado bem diferentes. Mais detalhes serão divulgados em breve.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com