Chevrolet Cruze sairá de linha no fim do ano, confirma marca

Produção na Argentina será encerrada no último trimestre, sem deixar um sucessor

Chevrolet Cruze Midnight 2023 Chevrolet Cruze Midnight 2023

O segmento de sedãs médios segue desaparecendo lentamente e a vítima da vez é o Chevrolet Cruze. A própria General Motors anuncia o fim do modelo, junto com o hatch médio Cruze Sport6, revelando que a produção em Santa Fe (Argentina) será encerrada no final de 2023. De acordo com a empresa, a capacidade produtiva será transferida para o Tracker, que também começou a ser feito no país vizinho em meados de 2022. E não fala nada sobre um novo carro para substituir o Cruze.

O fim do Chevrolet Cruze já era esperado há um tempo. A Argentina era o único lugar do mundo onde ainda era produzido e, recentemente, o jornal Ámbito Financiero revelou que os concessionários e fornecedores já haviam sido avisados de que o sedã pararia de ser fabricado em novembro. Outro indicativo foi que a GM parou de oferecê-lo nos planos de consórcio no país vizinho.

O Cruze continuará sendo produzido até o final de 2023, fechando um ciclo de fabricação bem-sucedido de quase 8 anos na Argentina. A GM continuará produzindo peças de reposição em seu Complexo Industrial Automotivo neste país pelos próximos 10 anos.

Assim, a linha de produção do Cruze será alterada para montar mais unidades do Tracker, abastecendo não só a Argentina como alguns países vizinhos, aumentando a presença do SUV compacto. Isto deve ajudar também o Brasil, com mais unidades disponíveis nas concessionárias. A linha de montagem do motor 1.4 turbo seguirá trabalhando por mais um tempo, para fazer peças de reposição. Motor1.com Argentina apurou que a GM até olhou se poderia usar o 1.4 turbo para o Tracker, mas não seria possível.

A GM não fala sobre um substituto para o Cruze, tanto para ocupar seu espaço na fábrica na Argentina quanto para o segmento. Até existe um modelo que poderia ser feito no país vizinho, o Equinox, por usar a mesma plataforma D2XX, porém a empresa nunca se interessou em produzi-lo localmente, embora pudesse ser uma manobra para que ganhasse mais espaço no segmento, enfrentando ao menos o Volkswagen Taos pela 3ª posição na categoria.

Novo Chevrolet Monza 2023

Em alguns mercados como China e México, o Cruze foi substituído pelo novo Monza, também conhecido como Cavalier. É um pouco menor, medindo 4,63 metros de comprimento, contra os 4,66 m do Cruze, e tem um motor 1.3 turbo de 163 cv e 23,5 kgfm, enquanto o nosso sedã médio tinha o 1.4 turbo flex de 153 cv e 24,5 kgfm. Até poderia ser feito na Argentina, considerando que sua plataforma GM-PATAC K é uma versão simplificada da D2XX. Porém, com o estado atual do segmento dos sedãs médios, a GM não deve estar interessada em outro carro deste tipo para a América Latina.

Com isso, temos cada vez menos sedãs médios no Brasil. Apenas Toyota Corolla e Nissan Sentra tem mais volume de vendas e dominam a categoria. O Caoa Chery Arrizo 6 perdeu espaço, enquanto Honda Civic e Volkswagen Jetta apostam em um público mais seleto e com maior poder aquisitivo. Também é o fim do segmento dos hatches médios generalistas, que tinha o Cruze Sport6 como o último sobrevivente – agora, só existem opções premium como Audi A3 Sportback e Mercedes-Benz Classe A.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com