Com a próxima geração confirmada como sendo somente elétrica, o Volkswagen Golf vai aproveitar os últimos anos do modelo atual para extrair o máximo possível do motor a combustão. É o caso do Golf R 333, uma edição limitada a 333 unidades e que, como o nome diz, tem 333 cv de potência vindos do 2.0 turbo, fazendo com que seja a versão de produção mais potente do hatch médio.
Tecnicamente, este é o Volkswagen Golf mais potente junto com o 20th Anniversary Edition, pois ambos usam o 2.0 TSI de 333 cv e 42,8 kgfm. Utiliza um sistema de tração integral 4Motion e a transmissão é a DSG de dupla embreagem e 7 posições.
O novo Golf R 333 tem acabamento em uma atraente pintura amarela metálica Lime contrastada por decalques pretos que indicam a disponibilidade limitada do veículo. Para destacar ainda mais sua exclusividade, há uma placa numerada individualmente montada no lado do passageiro do painel de instrumentos. Situado no topo da hierarquia do Golf, não é de surpreender que receba todos os itens de série, incluindo faróis de LED matrix, controle de cruzeiro adaptativo (com stop & go) e um sistema de som Harman Kardon de 480 watts.
A Volkswagen equipa o carro com rodas pretas Estoril de 19 polegadas envoltas em pneus semi-slick, sem mencionar o escapamento R Performance desenvolvido pela Akrapovič e equipado com silenciadores traseiros de titânio. A marca alemã também afrouxa o limitador eletrônico de velocidade máxima, permitindo que o Golf R 333 atinja 270 km/h depois de fazer de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Isso o torna um décimo de segundo mais rápido que o R normal.
Os pedidos poderão ser feitos na Alemanha a partir de 2 de junho, com a produção começando somente em setembro. As primeiras entregas aos clientes estão planejadas para outubro, quando a VW organizará um evento para clientes no complexo Autostadt (em alemão, "Cidade do Automóvel") da empresa para todos os compradores que decidirem retirar o carro em Wolfsburg.
Naturalmente, o Golf R 333 não é barato, já que a VW está cobrando 76.410 euros (R$ 413.156) na Alemanha. É um preço chocante quando se leva em consideração que o Golf R 2022 20 Years Edition foi vendido no varejo na Alemanha por 59.995 euros (R$ 324.398).
Infelizmente, não devemos ver este Golf no Brasil. O hatch médio encerrou as vendas no país em 2020, quando entregou as últimas unidades do híbrido plug-in GTE, um ano após o fim da produção das versões normais em São José dos Pinhais (PR). O segmento encolheu até praticamente desaparecer e o único modelo com um preço um pouco mais acessível (se é que podemos chamar assim) é o Chevrolet Cruze Sport6, vendido por R$ 168.190.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Será que vem? Novo VW Golf R chega aos 333 cv e tem modo Drift
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Volkswagen estuda criar Golf R Clubsport como a versão definitiva do hatch
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Cotado para o Brasil, novo VW Golf R aparece em imagens oficiais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen entrega o Golf mais caro de todos os tempos em evento especial