Apresentada em meados de 2020, a nova geração do Toyota Yaris para Europa acaba de chegar à linha 2024 com novidades. Bem diferente das versões vendidas no Brasil e na Ásia, o modelo tem design próprio e toma como base a plataforma TNGA-B. Para a nova gama, há motor mais potente, novos equipamentos de conveniência e sistema de assistência ao motorista com funções atualizadas.
Começando pela motorização, o conjunto Hybrid Dynamic Force formado por motor 1.5 a gasolina e propulsor elétrico agora pode entregar até 130 cv e 18,8 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Segue em oferta ainda uma versão mais mansa, com 116 cv e 14,3 kgfm, que entrega consumo de até 26,3 km/l no padrão WLTP. O câmbio é sempre automático CVT.
A motorização de 130 cv equipa especialmente as versões Premiere Edition e GR Sport. No primeiro caso, é novidade a pintura em dois tons Neptune Blue (as cores Platinum Pearl White e Silver Metallic permanecem opcionais) com teto e pilares em preto contrastante, costuras azuis no habitáculo e rodas de liga-leve de 17" com novo design.
O GR Sport, por sua vez, se diferencia pela pegada esportiva com detalhes exteriores mais agressivos, pedais em alumínio e apliques em vermelho no interior.
O Yaris 2024 ganha ainda chave digital inteligente conectada ao aplicativo MyT. No app, até cinco usuários podem configurar a chave eletrônica para destravar o carro com o smartphone e gerenciar remotamente uma série de funções, como climatização e acionamento do pisca-alerta.
Ainda no interior, o quadro de instrumentos pode ter 7" ou 12,3", enquanto o sistema de entretenimento varia de 9" a 10,5". O cockpit digital apresenta gráficos de alta definição e tem visual personalizável em quatro modos, enquanto o sistema multimídia Toyota Smart Connect tem interface mais intuitiva e navegação baseada em nuvem. Há ainda assistente de voz “Hey Toyota” e Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Yaris Premiere Edition
O pacote de sistemas de assistência ao motorista, chamado de Toyota T-Mate, inclui todos os recursos anteriormente oferecidos pelo Toyota Safety Sense. A novidade fica por conta de câmera aprimorada, além do radar capaz de detectar objetos ainda mais distantes para reduzir o risco de acidentes.
O sistema de pré-colisão agora reconhece possíveis colisões frontais com carros, pedestres, ciclistas e até motociclistas. Por sua vez, o Proactive Driving Assist reduz o risco de acidentes em baixa velocidade e que inclui Deceleration Assist (permite uma desaceleração mais suave) e Steering Assist (identifica as curvas à frente do carro e ajusta o nível de assistência de direção).
O Emergency Driving Stop System pode potencialmente levar o carro a uma parada (segura) se o motorista passar mal, enquanto o Safe Exit Assist conta com alarme visual e sonoro que impede que as portas sejam abertas se um veículo ou um ciclista se aproximar. Por fim, há controle de cruzeiro adaptativo e manutenção de faixa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia