Enquanto a Royal Enfield vem passando por um crescimento global e se tornando uma grande potência entre as motos de média cilindrada, pouco se fala do grupo Eicher Motors, que controla a marca. Mas anúncios diretamente da Índia mostraram que os indianos estão dispostos a manter a Royal Enfield em expansão.
Por lá, o Eicher Motors anunciou que investirá o equivalente a US$ 121 milhões na Royal Enfield, o que se traduz em mais de R$ 600 milhões na conversão direta. O valor será usado ao longo do ano fiscal 2023-2024 e, segundo a imprensa indiana, será utilizado para o desenvolvimento de novas motocicletas, sejam elas com motores de combustão interna ou totalmente elétricas.
Royal Enfield Scram 411 2023 - Lançamento no Brasil
Sidhartha Lal, um dos principais executivos da Eicher Motors, afirmou que a empresa estaria trabalhando dia e noite no desenvolvimento de uma moto elétrica. No entanto, como foi comentado na imprensa indiana, os modelos movidos por baterias teriam um foco no uso urbano, com os modelos à combustão ainda tendo apelo para viagens.
A Royal Enfield vem de um recorde histórico de vendas no ano fiscal 2022-2023, ultrapassando o marco de 800 mil motos vendidas globalmente. Dessas, cerca de 100 mil foram exportadas, outro recorde. Vale lembrar que o Brasil é o segundo maior mercado da empresa no mundo, tendo comercializado mais de 10 mil unidades no ano passado. Por aqui, a marca já possui uma linha de montagem em Manaus (AM) em parceria com a Dafra, onde são montadas a Interceptor 650 e a Scram 411.
No ano passado, a Royal Enfield apresentou a Hunter 350, sua moto mais barata. Ela compartilha motor e plataforma com modelos já vendidos por aqui, como a Meteor 350 e a Hunter 350. No início de 2023, quando inaugurou a montagem nacional de suas motos, a empresa confirmou 3 lançamentos para o nosso mercado.
O primeiro a chegar foi a Scram 411, modelos mais despojado derivado do projeto da Himalayan. Rumores recentes apontam que a Royal Enfield ainda deve trazer a Hunter 350 para o Brasil, o que poderia ocorrer em junho. Até o final do ano, ainda deve desembarcar por aqui a Super Meteor 650, modelo com estilo mais estradeiro que usa o mesmo motor da Interceptor 650.
Falando mais sobre a Hunter 350, a Royal Enfield confirmou que a moto mais barata da marca já vendeu mais de 100 mil unidades na Índia em 6 meses. Voltada para um público mais jovem, a Hunter 350 tem postura muito mais neutra, aparência esportiva e preço acessível. A Hunter 350 é a mais versátil e prática do grupo, tornando-a ideal para todos os tipos de passeios.
O motor é o mesmo monocilíndrico de 349 cm³ utilizado no restante da linha 350 da Royal Enfield. No caso da Meteor 350, já oferecida no Brasil, o propulsor é capaz de entregar 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio é mecânico de 5 velocidades.
O preço da Royal Enfield Hunter 350 no Brasil deve se manter menor que o da Meteor 350 e da Classic. A última parte de R$ 19.190 no mercado brasileiro. Aplicando a diferença de preço entre as duas na Índia, de 57.605 rúpias, o preço da Hunter no Brasil poderia ficar na faixa dos R$ 17 mil.
Fonte: Autocar India
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