Já se passou quase um ano desde o início dos testes de estrada da próxima geração do BMW X3. Em junho do ano passado, vimos um protótipo do SUV premium pela primeira vez e, hoje, temos um novo vídeo que mostra que a marca bávara continua trabalhando no veículo. Este não é um carro de teste padrão movido a combustão, mas sim uma versão com um sistema híbrido plug-in.

Este X3 fortemente camuflado usa lanternas traseiras provisórias, porém essa não é a coisa mais interessante sobre o protótipo. Se você der uma olhada nos adesivos no para-choque traseiro e nas portas dianteiras, verá que eles dizem "Electrified Vehicle" (Veículo Eletrificado). Além disso, claramente há uma porta de carregamento no para-lama dianteiro do lado do motorista, o que basicamente confirma que é uma unidade de teste com o motor híbrido plug-in.

Galeria: BMW X3 2024 - Novos flagras

De fato, a eletrificação será muito importante para o novo modelo. Dependendo da região, haverá várias opções diferentes de motores híbridos, incluindo sistemas híbrido-leve combinados a propulsores a gasolina ou diesel, com quatro ou seis cilindros. Quanto à variante híbrida plug-in, esperamos que ela seja chamada de X3 xDrive 30e, o que significa que terá um motor 2.0 turbo sob o capô, acoplado a um propulsor elétrico.

Em termos de design, espera-se que o novo X3 siga uma receita de design muito semelhante à do X1, o que significa uma frente mais agressiva e linhas ainda mais nítidas. Dentro da cabine, as mudanças serão ainda maiores, com o novo X3 mudando para o layout de tela única da BMW, incorporando o painel de instrumentos digital do motorista e a tela da central multimídia em um único compartimento. Isso representaria uma mudança significativa em relação ao X3 atual, mas é algo que já vimos em vários outros BMWs mais recentes.

Quando o novo X3 chegará? De acordo com informações iniciais e não confirmadas, isso deve acontecer por volta do último trimestre deste ano na Europa. O primeiro a chegar será o X3 padrão, seguido pelas versões mais esportivas da BMW M. No Brasil, pelo ritmo de lançamento da marca, a estreia deve acontecer em 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com