Porsche 718 Spyder RS chega ao Brasil com motor de 911 e preço milionário
Versão mais potente do conversível já tem 500 cv de potência
A operação brasileira da Porsche anunciou irá comercializar no Brasil do novo 718 Spyder RS. O conversível esportivo é o mais potente da história desse tipo de carro com motor central da marca, que vem desde a apresentação do Boxster original no final da década de 1990. O modelo chegará por aqui com preços partindo de R$ 1.238.000, mas a pré-venda terá início futuramente até o final de 2023. As primeiras unidades devem chegar em 2024 apenas.
O propulsor do novo 718 Spyder RS é idêntico ao do cupê 718 Cayman GT4 RS. O motor boxer de seis cilindros 4.0 atinge rotações de até 9.000 rpm e gera uma potência de 500 cv e torque máximo de 45,9 kgfm. Também é o mesmo propulsor do 911 GT3, versão mais esportiva do icônico cupê da Porsche. Comparado com o 718 Spyder convencional, o novo topo de gama não só beneficia de 59 kW (80 cv) adicionais, como também acelera até aos 100 km/h meio segundo mais rápido.
Galeria: Porsche 718 Spyder RS - Lançamento no Brasil
A transmissão é a PDK, automatizada de dupla embreagem, com sete velocidades. A Porsche declara que o 718 Spyder RS acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto o 0 a 200 km/h corre em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é agora de 308 km/h em vez de 300 km/h. Porém, não há opção de câmbio manual. Além do motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho: com 1.410 kg, o Spyder RS pesa 40 kg a menos que o 718 Spyder com transmissão PDK e também é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS.
O chassi do 718 Spyder RS usa componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder. Ele vem de fábrica com o PASM, sistema eletrônico de ajuste do comportamento da suspensão. O conjunto em si foi rebaixado em 30 milímetros. Ele também possui diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas. Determinados parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, como altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. As taxas de mola e amortecedor ainda foram reduzidas na comparação com o 718 Cayman GT4 RS para obter uma configuração mais confortável.
Há dois opcionais para o novo Porsche 718 Spyder RS: o pacote Weissach e rodas forjadas de magnésio. Com o Weissach, as saídas de escapamento esportivas são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018. Um destaque visual dentro do carro é a parte superior do painel revestida com Race-Tex antirreflexo.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Porsche Boxster e Cayman a combustão saem de linha em 2025
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Flagra: Novo Porsche Boxster elétrico aparece em testes, mas chega só em 2025