A Porsche está entre as primeiras fabricantes a demonstrar que motorizações híbridas tem espaço nos esportivos, com o lançamento do 918 Spyder. Faz quase uma década que fez a sua estreia oficial e, até agora, não vimos nem sinal de um sucessor. Alguns podem lembrar que a marca até criou o 919 Street em 2019, um conceito feito de argila que era uma versão de rua do 919 Hybrid usado no WEC, porém nunca foi produzido.

Marcos Marques, gerente de projeto de combustíveis sintéticos da Porsche, revelou recentemente que a marca alemã planejava um novo modelo topo de linha com um motor 5.0 biturbo boxer de oito cilindros, produzindo cerca de 750 cv. No entanto, também foi cancelado. Assim, desde o fim do 918 Spyder em 2015, a Porsche não tem um hipercarro.

Porsche 919 - Modelo em argila
Porsche 919 - Modelo em argila

Conversando com a Motor Trend, um executivo do time de pesquisa e desenvolvimento da Porsche sugeriu que um novo hipercarro não está pronto antes do final da década. Michael Stainer disse que a equipe já trabalha em uma nova geração de baterias desenvolvida com a subsidiária Cellforce Group e a tecnologia será apresentada dentro de dois anos. Será uma prévia das novas células que serão usadas nos carros elétricos da fabricante, mas que precisará de mais trabalhos para poder ser usado em veículos de alta performance.

"E quando estivermos bons o suficiente em termos de densidade energética volumétrica - algo realmente importante para supercarros - então existirá uma chance de mostrar o que pode ser feito nas ruas com algo próximo do desempenho em corridas. Então eu tenho [um carro assim] em mente, nós temos que ter isto em mente, mas ainda precisamos de mais melhorias [na tecnologia] do nosso ponto de vista para fazer sentido."

Ainda não está claro se o sucessor do 918 Spyder será um carro totalmente elétrico ou se ainda contará com uma motor a combustão combinado a um sistema híbrido. Este último poderia fazer sentido, visto que a Porsche está investindo no desenvolvimento e produção de combustíveis sintéticos. De qualque forma, espere que o esportivo tenha algum tipo de eletrificação.

Enquanto isso, a Porsche está terminando o Macan EV, previsto para 2024 e que será o segundo carro totalmente elétrico da marca. A dupla 718 Boxster/Cayman também será elétrica a partir de 2015, enquanto a próxima geração do Cayenne já foi anunciada e abraçará a eletrificação por completo. Será seguido por um SUV inédito, posicionado mais acima e com 7 assentos, mas que chegará somente em 2027.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com