A situação continua delicada para a indústria automotiva com a dificuldade para conseguir financiar um carro. Neste cenário, a Volkswagen tem optado por reduzir o ritmo de produção de algumas de suas fábricas e, desta vez, o complexo afetado será o de Taubaté (SP), que faz o Polo Track. A fabricante aplicará um layoff de dois a cinco meses, fazendo com que a linha de montagem opere em apenas um turno a partir de 1º de junho.
Esta decisão foi descoberta pela Agência AutoData junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que confirmou o que o aviso foi protocolado nesta semana. A própria Volkswagen depois confirmou que irá suspender os contratos de trabalho e reduzir a produção:
“A fábrica de veículos de Taubaté, SP, terá um turno de produção em layoff, a partir de 1º de junho, de dois a cinco meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em acordo coletivo firmado com o sindicato e colaboradores da VW”.
É o segundo problema de produção que o Volkswagen Polo Track enfrenta desde o lançamento em fevereiro. Apenas um mês depois de chegar às lojas, a fabricante paralizou a fabricação em Taubaté por 10 dias, por conta da falta de semicondutores. Agora, quatro meses depois, a montagem acontecerá em um ritmo reduzido.
Ainda nesta semana, a VW confirmou que fará a mesma coisa com a fábrica em São José dos Pinhais (PR), onde é feito o T-Cross. A mesma estratégia será aplicada, com um layoff de um turno inteiro a partir de 1º de junho, por um período entre dois a cinco meses. Assim, o SUV compacto também será montado em somente um turno, reduzindo bastante a quantidade de unidades feitas por mês. Até o momento, a fábrica em São Bernardo do Campo (SP), responsável por Nivus, Polo, Saveiro e Virtus, segue operando normalmente.
O layoff nas duas fábricas pode afetar bastante o desempenho da marca. Nos últimos meses, o Polo voltou a figurar entre os carros mais vendidos, disputando de perto com Chevrolet Onix e Hyundai HB20 pela posição de carro de passeio mais emplacado. O mesmo acontecia com o T-Cross, brigando pela 1ª posição entre os SUVs compactos com Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
Fonte: AutoData
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop