Após renovar o Virtus, a Volkswagen prepara mais uma reestilização para um de seus carros nacionais. Desta vez, será o T-Cross, o SUV compacto da marca que está preparando uma mudança visual de meia-vida. A apresentação deve acontecer em breve, pois o utilitário apareceu na Europa quase sem camuflagem, usando somente alguns adesivos para disfarçar algumas partes do design renovado.

A Volkswagen foi bem mais sutil na hora de esconder o novo visual do T-Cross. Um exemplo é o adesivo branco na parte de baixo dos faróis de neblina, disfarçando uma parte da peça para que pareça o modelo atual. Porém, está claro que as luzes auxiliares terão um novo formato, assim como o acabamento em plástico cinza no arredor. Outras coisas a marca nem se deu ao trabalho de esconder, como a ausência da barra cinza com o nome “T-Cross” logo abaixo da placa. Isto fez com que a entrada de ar do para-choque ficasse maior e isto cria a impressão de que a grade superior está maior.

O T-Cross europeu já tinha uma diferença em relação ao brasileiro, com uma barra cromada atravessando o centro da grade. As fotos do carro no Brasil indicam que adotará este elemento de design. O protótipo das imagens usa um adesivo nos faróis para passar a impressão que estão mais fino, mas a novidade será a adoção de um sistema LED IQ.Light como no Taos e Polo GTS . A versão europeia seguirá com uma iluminação em LED em forma de “L”, formando uma linha com a barra cromada da grade.

A traseira utiliza o mesmo artifício, usando adesivos em algumas partes como as luzes de posição no para-choque. Porém, também já mostra algumas das mudanças, como a peça cromada em “V” nos mesmos moldes que o para-choque dianteiro. As lanternas também estão disfarças, nas bordas e já mostram um novo desenho interno para os LEDs. A unidade das fotos ainda tem uma linha vermelha percorrendo a tampa do porta-malas, mas ainda não sabemos se realmente será iluminada ou se é apenas um disfarce.

Volkswagen T-Cross 2024 - Novos flagras na Europa

Na parte de motorização, um caminho que a Volkswagen pode seguir é colocar o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm na versão de entrada Sense, deixando a variante de 128 cv e 20,4 kgfm para as configurações intermediárias e o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm no T-Cross Highline topo de linha.

Apesar disso, pode ser que o Volkswagen T-Cross renovado não chegue ao Brasil ainda em 2023. A fabricante anunciou um lay-off na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a partir do dia 1º de junho, passando a operar com somente um turno durante um período entre 2 a 5 meses. Com a operação reduzida e sendo incapaz de fabricar o SUV em alta quantidade, a marca pode optar por apenas apresentar o carro este ano, mas deixar o lançamento para o início de 2024.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com