Há 20 anos, a Volkswagen lançou o Golf R32, o primeiro carro da marca a ter o logo "R". Para comemorar este marco, a fabricante acaba de revelar o Volkswagen Golf R "20 Years", uma edição especial do hatchback médio que começará a ser vendido em meados do ano e com um belo atrativo: com 333 cv, é o Golf mais potente já produzido em série.

Para criar o Golf R 20 Years, a Volkswagen pegou o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que equipa também as versões GTI e R, e elevou a potência para nada menos que 333 cv, o que são 13 cv a mais do que o Golf R normal. Como comparação, o Golf R32 tinha 241 cv vindos do 3.2 VR6, que na época foi a versão mais potente do hatch. A transmissão é a DSG de dupla embreagem e 7 posições, enviando a força para as quatro rodas pelo sistema de tração integral 4MOTION.

Galeria: Volkswagen Golf R "20 Years" 2022

A Volkswagen criou um opcional chamado Emotion Start, uma função que, ao ser ativada, faz o motor girar até 2.500 rpm quando o carro é ligado, para dar um som mais agressivo. Virá com o pacote R-Performance de série, ao invés de ser um opcional como no Golf R normal, adicionando uma asa traseira no final do teto, sistema de vetorização de torque e os modo de condução Special e Drift.

Visualmente, a edição especial tem o logo "R" na grade, naterais e na tampa do porta-malas. Os espelhos laterais tem carcaça na cor azul, a não ser que o cliente escolha o carro neste tom, fazendo com que os retrovisores recebam uma pintura preta. O emblema "20" foi posicionado na coluna B e também é usado na iluminação do chão ao abrir as portas. O hot hatch tem rodas de 19" com pintura preta e azul, mas também é possível optar por um tom exclusivamente negro.

Por dentro, a Volkswagen colocou bancos esportivos com acabamento em couro Nappa e o logo "R" azul na parte de cima do encosto. O painel e as portas usam peças de fibra de carbono, algo inédito em um carro da Volkswagen.

Infelizmente, embora o Volkswagen Golf R "20 Years" tenha sido anunciado para a Europa e os Estados Unidos, não temos chances de ver o hatchback no Brasil. Seria interessante ver o Golf voltar em uma versão mais esportiva do que o GTI, para competir com o Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R, ambos confirmados para desembarcar aqui no ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com