Não falta muito para a Ram lançar a sua primeira picape brasileira. A própria fabricante já colocou uma imagem em seu site dizendo que chegará em breve e, enquanto isso, a caminhonete segue aparecendo com frequência, rodando com sua carroceria de produção, embora ainda bem camuflada. Será um modelo com porte de Toyota Hilux e Chevrolet S10, porém com construção monobloco como a Fiat Toro, tornando-se o modelo mais barato da marca.
As fotos foram enviadas pelo leitor Júlio César Santana e mostram a futura Ram nacional, que pode ser batizada como Rampage, em um posto de combustível em Itajaí (SC). Santana ainda destacou que o protótipo que encontrou estava sendo abastecido com diesel. Assim, fica praticamente certo que estará com o 2.0 turbodiesel que a Stellantis utiliza na Fiat Toro e nos Jeep Compass e Commander. Terá 170 cv e 38,7 kgfm, combinado a um câmbio automático de 9 marchas e com tração integral permanente, que tem um modo de marcha reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
Existem diversas especulações sobre a opção a gasolina, apontando que utilizaria o 2.0 Turbo da família Global Medium Engine (GME). É um motor que já aparece no Brasil sob o capô do Wrangler e entrega 272 cv e 40,8 kgfm. No caso da picape, falam sobre uma preparação para funcionar também com etanol e que a potência seria reduzida para algo em torno de 260 cv. Algumas aplicações deste motor usam um câmbio automático de 8 marchas, como é o caso do Wrangler, mas há quem diga que terá uma caixa de 9 posições.
Construída com a plataforma Small Wide 4x4, a Ram nacional aproveitará muits peças usadas pelos Jeeps produzidos em Pernambuco, assim como a Toro. Flagras anteriores mostram que terá uma suspensão independente com molas helicoidais, algo compartilhado com a picape da Fiat, possivelmente mudando a calibração. Também contará com freios a disco nas quatro rodas.
Para diferenciar-se no segmento das picapes médias, a fabricante apostará em um pacote tecnológico bem completo. Espera-se itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e outros. O pessoal da página FCA Fan Brazil aponta que a versão topo de linha ainda trará capota rígida retrátil e estribo elétrico.
Com tantas fotos da Ram em testes e a própria marca colocando um teaser em seu site, a estreia da picape média não deve demorar muito mais. Alguns apontam para um lançamento ainda neste trimestre. Como será posicionada abaixo da Classic, terá que custa menos que os R$ 349.990 cobrados pelo modelo maior. Tudo dependerá ser a Ram quer ter volume e se não se importará em canibralizar a futura Fiat Landtrek, outra picape média que estreará também este ano. Suas rivais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger têm preços na casa dos R$ 250 mil nas versões mais baratas de cabine dupla.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua