Após perder fôlego em fevereiro, o segmento de sedãs se recuperou em março. Responsável por 21.987 unidades, pouco menos de 12% dos 186.583 veículos registrados no país, os modelos das duas categorias registraram um crescimento combinado de quase 20% frente ao mesmo período de 2022 (18.372) e de praticamente 60% na comparação com fevereiro (13.985), que contou com cinco dias úteis a menos.
Sem ameaça alguma na disputa pela liderança entre os compactos, o Onix Plus (7.104) já abre mais de 10 mil unidades no acumulado em relação ao Cronos (3.442), ambos com seus melhores resultados em 2023 – o Fiat chegou ao 5º mês seguido como adversário mais próximo do Chevrolet. Em baixa de pouco mais de 12%, o Hyundai HB20S (2.025) novamente completou o pódio.
Com versão reestilizada começando a ganhar as ruas, o Virtus (1.562) não tinha resultado similar desde julho de 2021 (1.928) - desde outubro daquele ano o representante da VW não superava os mil emplacamentos mensais. O top 5 foi completado pelo Honda City (1.249). Sétimo, o Nissan Versa (741) teve seu mês mais forte desde fevereiro do ano passado.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
MAR/23 |
FEV/23 |
MAR/22 |
% MAR 23 |
% FEV 23 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
18392 |
7104 |
5124 |
4179 |
41,06% |
47,32% |
38,64% |
69,99% |
2º |
FIAT CRONOS |
7576 |
3442 |
1653 |
784 |
19,89% |
15,26% |
108,23% |
339,03% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
4807 |
2025 |
1098 |
2303 |
11,70% |
10,14% |
84,43% |
-12,07% |
4º |
VW VIRTUS |
2666 |
1562 |
614 |
429 |
9,03% |
5,67% |
154,40% |
264,10% |
5º |
HONDA CITY |
3424 |
1249 |
1084 |
1992 |
7,22% |
10,01% |
15,22% |
-37,30% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2804 |
932 |
773 |
1220 |
5,39% |
7,14% |
20,57% |
-23,61% |
7º |
NISSAN VERSA |
1424 |
741 |
370 |
836 |
4,28% |
3,42% |
100,27% |
-11,36% |
8º |
RENAULT LOGAN |
580 |
240 |
54 |
798 |
1,39% |
0,50% |
344,44% |
-69,92% |
9º |
FIAT GRAND SIENA |
12 |
3 |
2 |
296 |
0,02% |
0,02% |
50,00% |
-98,99% |
11º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2 |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
12º |
FORD KA SEDAN |
1 |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
13º |
VW VOYAGE |
2062 |
1 |
57 |
121 |
0,01% |
0,53% |
-98,25% |
-99,17% |
43750 |
17302 |
10829 |
12959 |
100,00% |
100,00% |
59,77% |
33,51% |
A grande novidade do mês veio entre os modelos médios. Com 453 unidades, o novo Nissan Sentra estreou na vice-liderança e com o seu resultado mais expressivo desde outubro de 2018 (522). Sem surpresas, o Toyota Corolla (3.865) se manteve no topo, mas com quase 8 pontos percentuais a menos do que em fevereiro. Em melhor momento desde junho passado (178), o VW Jetta (145) completou o pódio.
Destaque negativo para o Chevrolet Cruze (83), que perdeu quase 90% de seus compradores do ano passado e completou três meses seguidos sem sequer atingir 100 unidades mensais. Mostrando que será um carro de nicho, o Honda Civic importado da Tailândia completou o top 5 com apenas 76 emplacamentos.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
MAR/23 |
FEV/23 |
MAR/22 |
% MAR 23 |
% FEV 23 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
8950 |
3865 |
2847 |
4190 |
82,50% |
90,21% |
35,76% |
-7,76% |
2º |
NISSAN SENTRA |
459 |
453 |
1 |
0 |
9,67% |
0,03% |
45200,00% |
- |
3º |
VW JETTA |
213 |
145 |
53 |
5 |
3,09% |
1,68% |
173,58% |
2800,00% |
4º |
CHEVROLET CRUZE |
218 |
83 |
49 |
746 |
1,77% |
1,55% |
69,39% |
-88,87% |
5º |
HONDA CIVIC |
275 |
76 |
157 |
250 |
1,62% |
4,97% |
-51,59% |
-69,60% |
6º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
169 |
61 |
47 |
181 |
1,30% |
1,49% |
29,79% |
-66,30% |
7º |
KIA CERATO |
9 |
2 |
2 |
41 |
0,04% |
0,06% |
0,00% |
-95,12% |
10293 |
4685 |
3156 |
5413 |
100,00% |
100,00% |
48,45% |
-13,45% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Sentra 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais