Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
Quinta geração do Prius seria um dos carros mais econômicos do mercado europeu
Após a chegada do Corolla atual com um sistema híbrido, muitos questionavam se ainda existia espaço para o Toyota Prius na linha da marca. Não só o sedã ainda é relevante como a quinta geração promete ser mais eficiente do que nunca. Em pré-venda na Europa, o Prius recebeu a certificação oficial da União Europeia com o consumo oficial pelo ciclo WLTP. E é impressionante, pois é um dos carros mais eficientes do mercado atualmente.
De acordo com o site da Toyota na Alemanha, o novo Prius com sistema híbrido plug-in tem um consumo combinado de 0,5 l/100 km. Isto significa que faz nada menso que 200 km/l, enquanto as emissões de CO2 são de somente 11 g/km. O consumo no modo elétrico flutua entre 11,4 e 12,6 kWh/100 km.
Este rendimento é um recorde para o Prius e por pouco não vira um dos carros mais econômicos do mercado europeu. O resultado só é possível por causa do ciclo de homologação WLTP, que faz os testes de consumo e emissões dos carros híbridos plug-ins com 70 a 85% de carga na bateria – obviamente, sem carga, o consumo aumentará bastante. Este é um ponto bem controverso, com algumas associações apontando que o ciclo de testes não reflete a realidade.
O novo Prius PHEV é equiado com um motor 2.0 de quatro cilindros de 152 cv, combinado a um propulsor elétrico de 163 cv, entregando uma potência combinada de 223 cv (que nunca é a soma dos dois motores). O conjunto de baterias de 13,6 kWh entrega uma autonomia elétrica de 85 km, segundo o mesmo ciclo de homologação WLTP.
Para ter uma ideia do quão eficiente o Prius é, vamos comparar com outros dos carros mas eficientes vendidos na Europa atualmente, todos equipados com sistemas híbridos plug-in. O campeão ainda é o Mercedes-Benz GLC, tanto na versão SUV quanto SUV-cupê, que chega a fazer 250 km/l.
Consumo combinado (WLTP) | Emissões combinadas CO2 (WLTP) | |
Mercedes-Benz GLC 300 de 4Matic Plug-in hybrid | 0,4 l/100 km | 10-11 g/km |
Mercedes-Benz GLC 300 de 4MATIC Plug-in hybrid Coupé | 0,4-0,5 l/100 km | 10-13 g/km |
Mercedes-Benz C300 de Plug-in hybrid | 0,4-0,5 l/100 km | 11-12 g/km |
Mercedes-Benz GLC 300 e 4Matic Plug-in hybrid | 0,5 l/100 km | 12 g/km |
Mercedes-Benz GLC 400 e 4Matic Plug-in hybrid | 0,5 l/100 km | 12 g/km |
Toyota Prius Plug-in Hybrid | 0,5-0,7 l/100 km | 11-16 g/km |
Mercedes-Benz C300 de Plug-in hybrid Station Wagon | 0,5 l/100 km | 12-13 g/km |
Mercedes-Benz C300 e Plug-in hybrid | 0,5-0,6 l/100 km | 12-13 g/km |
Mercedes-Benz C400 e Plug-in hybrid | 0,6 l/100 km | 13 g/km |
Mercedes-Benz C300 e Plug-in hybrid Station Wagon | 0,6 l/100 km | 13 g/km |
BMW Série 2 Active Tourer 225e xDrive | 0,6-0,8 l/100 km | 14-19 g/km |
BMW X1 xDrive25e | 0,7-1,0 l/100 km | 15-22 g/km |
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