A Toyota está se preparando para apresentar a nova geração da Tacoma, picape média para o mercado norte-americano que adiantará muito do que devemos esperar da nova Hilux. Ambas compartilharão o desenvolvimento e alguns componentes, então o modelo dos Estados Unidos é um lançamento que vale a pena acompanhar de perto, mesmo estando no Brasil.

Curiosamente, veio do Brasil o vazamento das patentes para esta nova Toyota Tacoma e a marca não perdeu a oportunidade de brincar com isso. Depois de um teaser misterioso, a empresa publicou nas redes sociais uma foto repleta de dicas e referências a respeito do lançamento oficial da picape nos EUA.

 

A imagem, que abre a matéria, ainda mostra uma Tacoma da geração atual, mas são os detalhes que entregam a mensagem. Na placa da picape da Toyota lê-se "040423", indicando que sua apresentação oficial deverá ocorrer no próximo dia 4 de abril. A data faz sentido, pois antecede em um dia o início do Salão do Automóvel de Nova Iorque, ótima oportunidade para realizar o lançamento.

Mas não é o único detalhe interessante da foto. A legenda da imagem nas redes sociais dizia "Patented Good Looks", ou "visual bonito patenteado" em tradução. É uma clara referência ao vazamento das patentes no Brasil. Mas não é o único item que tenta tirar uma onda com esse fato. O prédio de fundo tem na fachada os dizeres "Brazilian Patent Office", ou "escritório de patentes brasileiro". A última dica está na picape branca no canto inferior direito da imagem. Ela está embassada, mas não difícil de ver que se trata da nova Tacoma considerado a patente vazada por aqui.

Nova Toyota Tacoma - Registros

Nova Toyota Tacoma - Registro de patente

Esteticamente, as novas Tacoma e Hilux não serão idênticas, mas devem se aproximar bastante como já aconteceu no passado. Na década de 1990, por exemplo, ambas seguiam basicamente a mesma linha de design. Em 2005 a estratégia mudou e cada uma adotou caminho próprio: a primeira alcançando mercados globais e a segunda focando na América do Norte. O mesmo aconteceu com SW4 e 4Runner, que chegaram a ser praticamente o mesmo carro até 2002.

Sob o capô, a nova Toyota Tacoma adotará duas opções de motorização. No primeiro caso, o motor 2.4 turbo a gasolina virá emprestado do SUV Highlander e renderá 268 cv de potência e 42,7 kgfm de torque. No segundo, o mesmo propulsor será associado a um sistema híbrido tradicional. Na prática, entregará 371 cv de potência e 56 kgfm de força. Para o Brasil, porém, ainda deve ser mantida uma opção de motor turbodiesel por conta da demanda em nosso mercado.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com