Já faz um ano que a Toyota revelou globalmente o GR Corolla. Trata-se da versão mais radical do carro, que é oferecido sempre com carroceria de hatch com 4 portas. O modelo esportivo já tinha sido confirmado para o mercado brasileiro, mas eram poucas as informações confirmadas até agora.

Nossos colegas do Motor1.com Argentina realizaram uma entrevista com Daniel Herrero, coordenador da Gazoo Racing - divisão esportiva da Toyota - no país vizinho e o executivo já deu algumas dicas do que esperar para o GR Corolla no Brasil. Vale lembrar que a novidade não foi confirmada nem para a Argentina ainda.

Galeria: Toyota GR Corolla

Herrero esteve presente na apresentação da nova Hilux GR-Sport e também falou sobre como a Toyota chegou ao GR Corolla. E tudo teria começado com o GR Yaris, que foi feito como modelo de homologação para o mundial de rali. Quando a empresa consultou suas filiais a respeito do interesse em oferece o GR Yaris, a Argentina avaliou que poderia absorver 300 das 25 mil unidades que seriam feitas, mas "outros países também encomendaram muito poucas unidades. O Brasil não queria nenhuma".

O executivo da Gazoo Racing ainda explicou que "a questão é que quando o GR Yaris foi introduzido e um furor mundial sobre o carro explodiu(leia revisão), vários países quiseram modificar e estender seus pedidos de compra. Mas era tarde demais". O resto da história já é conhecido. Ao ver o sucesso mundial do GR Yaris, a Toyota desenvolveu o GR Corolla. Ele usa a mesma mecânica que o GR Yaris, mas com mais 30 cavalos de potência e mantendo a caixa de câmbio manual e o layout de tração nas quatro rodas.

Toyota GR Corolla

O GR Corolla seria um "prêmio de consolação" para os mercados que não tiveram o GR Yaris. Dessa forma, o Brasil estaria para receber ao menos 300 unidades do Corolla esportivo para distribuir em nosso mercado por meio das concessionárias Toyota. Herrero confirmou que o Corolla esportivo será lançado no Brasil nos próximos meses: "a data exata e o preço ainda não foram definidos, mas esperamos que as primeiras unidades cheguem no final deste ano. Haverá dois níveis de acabamento, incluindo uma 'Circuit Edition' com todos os equipamentos opcionais".

O que sabemos do Toyota GR Corolla?

Independente da versão, o GR Corolla 2023 utilizará um motor 1.6 turbo de três cilindros, entregando 304 cv e um torque de 37,7 kgfm. A versão Morizo Edition eleva o torque para 40,8 kgfm. Em todos os casos, a transmissão é uma manual de 6 marchas, entregando a força para as quatro rodas através do sistema integral GR-Four.

Toyota GR Corolla

A versão mais simples já traz bancos esportivos e três opções de cores para a carroceria. Como opcional, os clientes podem escolher o pacote Cold Weather, com bancos e volante aquecidos. Também conta com o pacote Technology, adicionando navegador por GPS, um sistema de som melhor e carregador wireless para smartphones.

A Circuit Edition ainda acrescenta É basicamente a versão especial de lançamento, que será oferecida somente por um ano. Conta com diferencial blocante para os dois eixos, teto de fibra de carbono, acabamento de couro sintético, sistema de som premium e os itens que são opcionais na versão básica.

Ainda há a Morizo Edition, em homenagem ao ex-CEO da Toyota e que tem poucas chances de chegar ao Brasil. Ela é ainda mais radical e traz medidas extremas, como a subtração dos bancos traseiros. O pacote de redução de peso ainda remove uma série de itens que seriam usados pelos passageiros da segunda fileira, como alto-falantes, controle dos vidros e até o limpador traseiro. 

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com