O Grupo Volkswagen divulgou seu balanço financeiro de 2022 em um relatório de quase 500 páginas. O resultado operacional foi de 22.523.000.000 de euros contando todo o grupo, tanto automotivo quanto comerciais e outras empresas. Mas há o que eles chamam de "Special Items" nessa lista, que tirou 399 milhões de euros desse valor total, fechando em um final de 22.124.000.000 de euros.

Uma busca mostra que esse Special Items é algo que a empresa apresenta, mas é um valor (lucro ou gasto) que não pretende se repetir, apresentando aos investidores essa situação como uma parte. E o relatório da Volkswagen diz que esse valor é sobre "diesel issues", ou questões do diesel. Ou seja, todo aquele processo do dieselgate ainda traz prejuízos para o grupo.

Em 2015, o dieselgate foi um processo onde diversas montadoras acabaram processadas por fraudes em emissões em motores diesel. E foi justamente a Volkswagen a maior afetada com suas marcas no grupo, mas diversas outras acabaram descobertas com o tempo. Essa fraude utilizava um software capaz de entender quando um carro estava em algum teste ou na rua, mudando os resultados dependendo da situação. 

E foram aplicadas diversas multas ao redor do mundo, além da recompra de modelos envolvidos e diversos recalls feitos para corrigir este software. No Brasil, proprietários da VW Amarok de 2011 a 2015 brigam para receber indenizações pela fraude do motor 2.0 TDI, único caso que acabou sendo divulgado por aqui em todo esse tempo. 


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