Depois de atrasos no desenvolvimento e diversos teasers, o Dodge Challenger SRT Demon 170 é apresentado com números de cair o queixo. Quando abastecido com E85 (combustível com 85% de etanol), o V8 supercharger 6.2 tem 1.040 cv de potência a 6.500 rpm e 130,7 kgfm de torque a 4.200 rpm. Mesmo com a gasolina com 10% de etanol, a potência ainda é de 913 cv e 112 kgfm. 

Com sua potência total, o Challenger Demon 170 chega aos 96 km/h (60 milhas por hora) em 1,66 segundos. Completa a prova de 400 metros de arrancada, certificado pela NHRA (orgão que homologa as arrancadas no país), em 8,91 segundos a 151,17 mph (cerca de 242 km/h). Isso tudo é feito em uma pista homologada e preparada para arrancadas de acordo com o CEO da Dodge, Tim Kuniskis. 

Galeria: Dodge Challenger SRT Demon 170

O nome 170 tem duas referências. A principal é que o etanol E85 equivale a uma escada em bebidas alcólicas de 170 proof, algo local nos Estados Unidos. A outra é a ligação com o motor que é vendido pela Dodge no mercado, o crate engine, Dodge Direct Connection Hellephant C170, um motor que compartilha bastante de seu DNA com este carro. 

Conjunto demoníaco

Este não é apenas um Demon preparado. Para chegar a estes números impressionantes, a Dodge teve que substituir diversos componentes. Os comandos são os únicos componentes que sobraram do motor normal. O compressor é de 3 litros, contra 2,7 litros do Demon, e o corpo de borboleta é de 105 mm invés dos 92 mm do Demon. A pressão positiva é de 1,46 bar, mais que os 1,05 bar do Challenger SRT Hellcar Redeye Widebody.  

O Demon 170 tem um gerenciamento de motor inteligente que faz a leitura da quantidade de etanol na gasolina, algo que no Brasil já conhecemos bem. O sistema ajusta a injeção e ignição para otimizar a entrega de potência e torque. Há até um display no painel que mostra essa proporção. O total de 1.040 cv aparece quando esse valor é superior a 65%. 

Dodge Challenger SRT Demon 170

A transmissão segue com o câmbio automático de 8 marchas, e o Demon 170 recebe um TransBrake 2.0, melhorado. Permite ao motorista acelerar e depois soltar uma aleta para arrancar. Além disso, pode ajustar a entrega de torque por cada décimo de segundos para ajudar a colocar a força no chão de forma mais precisa e rápida. 

A divisão de acessórios Dodge Direct Connection oferecerá equipamentos com foco nas arrancadas, como uma gaiola de proteção, painéis para eliminação do banco traseiro em fibra de carbono e até mesmo um para-quedas para ajudar nas frenagens.

O resto do pacote

Um conjunto de pneus Mickey Thompson ET Street R 315/50R17 estão no eixo traseiro para tracionar toda essa força. Na dianteira, há pneus finos, 245/55 R18. No entanto, estes pneus não funcionam bem no molhado ou no frio, então a Dodge está oferecendo um pacote com rodas e pneus opcionais para quando este conjunto para arrancadas não forem apropriados.

Dodge Challenger SRT Demon 170

Os compradores podem tirar um peso significativo com outro jogo de rodas opcionais que misturam alumínio forjado e fibra de carbono. Com elas, o Demon 170 perde 9,1 kg na dianteira e 5,4 kg na traseira quando comparado ao Redeye Widebody. 

A suspensão usa amortecedores Bilstein adaptativos que elevam a traseira em 9,9 mm. O  Drag Mode o ajusta para tornar a dianteira mais firme e amolece a traseira. Comparado ao Redeye, o 170 também tem molas e barras estabilizadoras mais macias para melhorar a transferência de peso na arrancada.  

Aparência diabólica

O desenho da dianteira vem em grande parte do Demon anterior, mas o 170 não tem os alargadores nos para-lamas - algo que eliminou 7,2 kg. Um novo logo apresenta uma tatuagem 170 no pescoço e olhos amarelos, uma ilusão ao E85. 

O Demon 170 está disponível em 14 cores, incluindo os clássicos B5 Blue, Plum Crazy purple, e Sublime green. Todos estão disponíveis com preto acetinado no capô ou no capô, teto e porta-malas. 

Dodge Challenger SRT Demon 170

Por dentro, os compradores podem escolher o Demon 170 com apenas o banco do motorista com acabamento em tecido e sem o banco traseiro. Para limitar o peso, é possível escolher o carro sem o tapete do porta-malas, isolamento acústico e um sistema de som com apenas 2 alto-falantes.

Aos que querem luxo, está disponível uma mistura de Alcantara e Laguna. Também oferece bancos aquecidos e ventilados, volante aquecido e sistema de som com 18 alto-falantes. Teto-solar é outro opcional.

Invocação do Demônio

O Demon 170 será vendido por US$ 96.666 - um número sugestivo. A Dodge planeja fazer 3.300 unidades - 3.000 para os EUA e 300 para o Canadá. Na verdade, esse número final dependerá da capacidade de produção, já que ele será produzido de julho a 31 de dezembro de 2023 apenas. 

Dodge Challenger SRT Demon 170 2023
Dodge Challenger SRT Demon 170 2023
Dodge Challenger SRT Demon 170 2023
Dodge Challenger SRT Demon 170 2023
Dodge Challenger SRT Demon 170 2023

A Dodge começará a receber os pedidos no dia 27 de março. A empresa dará prioridade aos pedidos feitos dentro do valor sugerido, evitando os ágios. Os interessados podem ver as concessionárias disponíveis no site DodgeGarage.com.

Os proprietários do Challenger SRT Demon 2018 poderão solicitar um número de chassi do Demon 170 que corresponda ao seu anterior. Por exemplo, se alguém tiver o número 47, poderá ter o Demon 170 47. Os compradores recebem um pacote que inclui um decanter com seu nome e o VIN do veículo gravado, base para copos e cubos para Uísque com a inscrição Demon 170, copos, cobertura de placa e uma capa para o carro identificada. 

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