Depois da circulação de rumores na semana passada, a Audi oficialmente confirma que implementará mudanças no padrão de nomenclatura da próxima geração do A4. Em entrevista concedida recentemente à revista alemã Auto Bild, o CEO Markus Duesmann revelou que o sucessor do A4 será vendido como A5, enquanto o futuro A6 fará a transição para o batismo A7.
A alteração é resultado da nova estratégia de nomenclatura da Audi para eletrificação. Nesse sentido, codinomes com números pares ficarão reservados para veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (será, inclusive, o último da história a usá-los), a decisão foi rebatiza-lo para A5. O mesmo vale para o sucessor do A6/A7.
Duesmann revelou ainda que o A4 retornará ao mercado no futuro como como veículo puramente elétrico, posicionado abaixo de futuro A6 também EV. Perguntado sobre o que acontecerá com as linhas A5 e A7 atuais, o executivo não mencionou detalhes. Disse apenas que os clientes devem "olhar para a frente e esperar muitos derivados emocionais e de alto desempenho".
Como já dito, o sucessor do A4 será revelado ainda neste ano e conservará muito da receita estética conhecida. Nesse sentido, a carroceria terá vincos marcantes, elementos bem integrados e proporções semelhantes às do A4 atual. A dianteira será caracterizada pela grade em formato hexagonal, grelha com novos elementos internos, faróis com LEDs integrados e capô liso com novos recortes.
A plataforma a ser usada será do tipo MLB, ou seja, especialmente preparada para receber motores montados longitudinalmente. A adoção da arquitetura MQB, pensada para motores transversais, chegar a ser especulada, mas foi posteriormente descartada.
Falando em motorização, já é certo que o novo A4/A5 será o último da família equipado com propulsores tradicionais a combustão. Será também um dos derradeiros veículos da Audi com motores TFSI e TDI puros, já que a partir de 2025 a marca lançará apenas modelos eletrificados (híbridos ou elétricos).