Com 31.862 unidades emplacadas no Brasil em fevereiro, o segmento de SUVs e de crossovers compactos respondeu por 26,6% dos 119.755 veículos registrados no período. Na comparação com fevereiro do ano passado (27.711), houve uma evolução de quase 15%. Já em relação a janeiro (32.685), a retração de pouco mais de 2,5% pode ser considerada pequena em função da menor quantidade de dias úteis.
Na liderança da tabela tivemos uma alteração: após sete meses seguidos no topo, o Chevrolet Tracker (3.769) caiu para o terceiro lugar graças ao seu pior resultado em um ano. Com as 4.606 unidades registradas no mês passado, o Hyundai Creta não só liderou como assumiu a posição de honra no acumulado. Em queda de quase 19%, o Volkswagen T-Cross (4.294) foi o 2º colocado.
Emplacando três vezes mais do que em 2022, o Nissan Kicks (3.495) ficou bem próximo do Tracker e com quase 500 unidades de vantagem sobre o Jeep Renegade (3.019). A disputa pelo 6º lugar foi acirradíssima, com vitória do VW Nivus sobre o Fiat Pulse por apenas 13 unidades (2.774 x 2.761). Com 2.393 unidades, o Fiat Fastback (2.393) ficou pouco à frente do Renault Duster (2.152).
Após o péssimo resultado de janeiro, o Honda HR-V reagiu forte nas últimas semanas e completou o top 10 com 1.709 emplacamentos. Da 11ª posição em diante, nenhum modelo sequer chegou a 300 unidades. Há seis meses sem sequer chegar à marca, o Renault Captur emplacou apenas 27 unidades e teve seu resultado mais fraco desde o lançamento no início de 2017.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
9575 |
4606 |
4969 |
4254 |
14,46% |
15,20% |
-7,31% |
8,27% |
2º |
VW T-CROSS |
8748 |
4294 |
4454 |
5278 |
13,48% |
13,63% |
-3,59% |
-18,64% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
9065 |
3769 |
5296 |
3560 |
11,83% |
16,20% |
-28,83% |
5,87% |
4º |
NISSAN KICKS |
6479 |
3495 |
2984 |
1157 |
10,97% |
9,13% |
17,12% |
202,07% |
5º |
JEEP RENEGADE |
6068 |
3019 |
3049 |
2316 |
9,48% |
9,33% |
-0,98% |
30,35% |
6º |
VW NIVUS |
5874 |
2774 |
3100 |
2476 |
8,71% |
9,48% |
-10,52% |
12,04% |
7º |
FIAT PULSE |
5776 |
2761 |
3015 |
1887 |
8,67% |
9,22% |
-8,42% |
46,32% |
8º |
FIAT FASTBACK |
5100 |
2393 |
2707 |
0 |
7,51% |
8,28% |
-11,60% |
- |
9º |
RENAULT DUSTER |
3647 |
2152 |
1495 |
1632 |
6,75% |
4,57% |
43,95% |
31,86% |
10º |
HONDA HR-V |
2407 |
1709 |
698 |
849 |
5,36% |
2,14% |
144,84% |
101,30% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
586 |
293 |
293 |
666 |
0,92% |
0,90% |
0,00% |
-56,01% |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
542 |
289 |
253 |
1628 |
0,91% |
0,77% |
14,23% |
-82,25% |
13º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
165 |
99 |
66 |
61 |
0,31% |
0,20% |
50,00% |
62,30% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
249 |
91 |
158 |
449 |
0,29% |
0,48% |
-42,41% |
-79,73% |
15º |
KIA STONIC |
156 |
68 |
88 |
74 |
0,21% |
0,27% |
-22,73% |
-8,11% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
58 |
27 |
31 |
520 |
0,08% |
0,09% |
-12,90% |
-94,81% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
26 |
13 |
13 |
74 |
0,04% |
0,04% |
0,00% |
-82,43% |
18º |
JAC T40 |
10 |
6 |
4 |
6 |
0,02% |
0,01% |
50,00% |
0,00% |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
9 |
2 |
7 |
797 |
0,01% |
0,02% |
-71,43% |
-99,75% |
20º |
FORD ECOSPORT |
2 |
1 |
1 |
2 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
5 |
1 |
4 |
25 |
0,00% |
0,01% |
-75,00% |
-96,00% |
64547 |
31862 |
32685 |
27711 |
100,00% |
100,00% |
-2,52% |
14,98% |
Observação: Resultado do Peugeot e-2008 indisponível para fevereiro.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil