Embora a Porsche nunca tenha construído uma van, as "Porsche Renndienst" vermelho escuro eram nada mais que VW Kombi usadas pela marca de esportivos entre as décadas de 1950 a  1970 como carro de apoio nas competições. Renndienst pode ser traduzido como "Serviço de Corrida".

Elas ficaram intimamente ligadas à história da Porsche. Agora, a empresa resolveu reviver este ícone. A divisão holandesa da marca disponibilizará em fevereiro oito unidades da Volkswagen ID.Buzz, a Kombi elétrica, nas antigas cores das Porsche Renndienst. Foi uma forma de a empresa comemorar 75 anos de atuação naquele mercado.

Galeria: Porsche usa ID.Buzz para reviver ícone do passado

A Porsche ainda afirmou que, enquanto modelos 904, 908, 910 e 917 podem ser as grandes lendas das corridas da marca, o outro carro que também contribuiu para o sucesso da equipe de fábrica da Porsche nos anos 50, 60 e 70 foi a Kombi. Ela era popular por seu grande espaço de carga e confiabilidade e reconhecimento.

"É um burro de carga em que você pode confiar e, portanto, uma parte indispensável da equipe", diz o comunicado da Porsche. Se uma caixa de câmbio ou um motor precisar ser substituído rapidamente na noite anterior à uma corrida decisiva, os técnicos encontravam as peças de reposição necessárias no grande compartimento de carga da Kombi.

Porsche usa ID.Buzz para reviver ícone do passado

Além disso, as Kombi Renndienst também serviram de hotel improvisado para os membros da equipe de corrida de tempos em tempos. A versão picape era usada como guincho de carros e a Porsche também as usava como táxi para levar os motoristas para os circuitos.

A Porsche Renndienst foi usada pela primeira vez pela equipe de fábrica da Porsche durante a corrida Mille Miglia em 1954. A Porsche não possuía um carro de transporte adequado para seus pilotos, então nasceu a ideia de converter uma uma Kombi para esta função.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com