Após pré-apresentação virtual realizada há alguns meses, a Ford agora revela ao vivo em Hannover, na Alemanha, todos os detalhes a respeito da novíssima E-Transit Custom. Desenvolvida com base na nova estratégia de eletrificação da marca, a van nasce através do braço comercial Ford Pro com a missão de ser importante instrumento de transição energética no setor de veículos de carga.
De acordo com a Ford, a E-Transit Custom 2024 entrega 135 cv de potência na versão mais básica e até 220 cv na configuração mais cara, sempre com torque na casa dos 44 kgfm. Dados de fábrica indicam capacidade máxima de carga útil de 1.100 kg e capacidade de reboque de 2.000 kg (números semelhantes aos das configurações tradicionais a diesel). A autonomia declarada é de 380 km.
“Nosso novo E-Transit Custom ajudará em especial pequenas empresas na transição para veículos totalmente elétricos. E, para aquelas empresas ainda não prontas ou capazes de serem totalmente elétricas, as novas variantes Transit Custom Plug-In Hybrid e EcoBlue ainda aumentarão a produtividade, apoiadas por uma arquitetura totalmente nova e pelo ecossistema Ford Pro de soluções inteligentes e conectadas", disse Hans Schep, gerente geral da Ford Pro Europa.
Como dito, a Transit Custom também conta com versões híbridas e tradicionais a combustão. No primeiro caso, a configuração Plug-In Hybrid tem conjunto mecânico semelhante ao do SUV Kuga Hybrid. Ou seja, motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, bateria de 11,8 kWh (alcance puramente elétrico de até 57 km) e propulsor elétrico associado.
Já nas variantes tradicionais, equipadas com motores turbodiesel Eco Blue, há versões com 112 cv, 138 cv, 152 cv e 172 cv. Dependendo do caos, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades, oferecendo capacidade máxima de reboque de até 2.500 kg. Pela primeira vez, a Transit Custom está disponível com opção de tração nas quatro rodas.
Toda produção será concentrada na fábrica da Ford Otosan em Kocaeli, Turquia, a partir de 2023. A E-Transit Custom brigará diretamente com Volkswagen ID. Buzz, Fiat Ulysse e Opel e-Zafira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Ford Transit ganha versão chassi cabine por a partir de R$ 260 mil
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Agrishow: Ford confirma estreia da Transit Chassi no segundo semestre
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Primeiras impressões Ford Transit automática: do jeito que deveria ser