A Mercedes-Benz revelou um vídeo que antecipa a nova cabine da nova geração do Classe E, modelo que está em produção desde 1946. Mas em vez de seguir uma linha mais clássica para seu sedã mais tradicional, a marca apostará numa cabine repleta de telas para um ar futurista que acaba lembrando mais PCs gamer. O sedã será apresentado no final do primeiro semestre na Europa, sendo previsto para chegar ao Brasil na segunda metade do ano.

O novo conceito de design interior do Mercedes-Benz Classe E vai se inspirar claramente nos elétricos da família Mercedes-EQ, como o EQE e o EQS. Ou seja, o painel contará com diversas telas espalhadas: uma destacada para o painel de instrumentos, outro tela maior para o sistema multimídia (e comandos de climatização) e um terceiro display no lado direito do passageiro, que permitirá acesso a aplicativos como TikTok, músicas e assistir a filmes e série via streaming.

Mercedes-Benz Classe E 2024 - Interior

Com o novo software da marca, será possível ainda instalar aplicativos no sistema do novo Mercedes-Benz Classe E, como Webex, Zoom e Vivaldi, podendo até jogar Angry Birds. Não é exagero dizer que a sétima geração do sedã se transformará num escritório já que, quando o carro estiver parado, o motorista poderá participar de videoconferências online via Webex, por exemplo. Para os amantes de selfies e produtores de conteúdo, dará até mesmo para tirar fotos e gravar vídeos.

A fabricante destaca que a arquitetura eletrônica será mais orientada por software e menos por hardware, o que na prática vai ajudar o novo Classe E a ter uma base para uma atualização mais individual dos sistemas internos no futuro. Vale lembrar que o sedã terá versões com ou sem o display no lado direito do painel, enquanto as telas terão os ícones principais mais simples e também codificados por cores.

Galeria: Mercedes-Benz Classe E 2024 - Interior

O sedã terá também a chamada Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, onde os ocupantes poderão experimentar música com três sentidos: trechos de música e sons de filmes poderão ser ouvidos; sentidos por meio de transdutores de ressonância de som e até "vistos". Segundo Mercedes-Benz, a visualização ocorre na faixa de luz da cabine. Por exemplo, sequências rápidas de batidas podem causar mudanças rápidas de luz, enquanto ritmos fluidos podem criar ambientes de iluminação que se fundem suavemente.

Estão previstos também um sistema de som surround Burmester com efeito 4D que terá o total de 17 alto-falantes e 4 transdutores de som instalados nos bancos dianteiros, o que certamente vai agradar os amantes de som automotivo. Nas palavras da marca, uma “a experiência de áudio envolvente adiciona espaço, clareza e profundidade à música”.

A marca também está trabalhando no uso de Inteligência Artificial (IA) para que seus produtos aprendam quais sistemas de conforto os ocupantes mais usam de forma repetida. O objetivo é que a IA memorize essas funções mais utilizadas. O sistema MBUX também terá o comando de voz mais inteligente, que poderá ser acionado sem o comando “Hey Mercedes” com a função Just Talk. Por fim, a fabricante prevê até um novo programa de prevenção de enjoo chamado Energizing Comfort, que poderá aliviar os sintomas do passageiro da frente ou retardar seu início, mas não chegou a detalhar como isso vai funcionar.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com