Em entrevista concedida recentemente à imprensa australiana, o CEO da Volvo, Jim Rowan, deu declarações importantes sobre o desenvolvimento e o futuro dos carros autônomos no mercado. De acordo com o executivo, veículos totalmente auto-guiados ainda têm um longo caminho a percorrer, apesar do amadurecimento da tecnologia, e alegações infundadas sobre a categoria já não têm mais tanto impacto como anos atrás.

Rowan disse ainda que existem apenas dois níveis de autonomia: com as mãos no volante (Advanced Driver Assist Systems ou ADAS) e sem a necessidade de mãos ao volante (Autonomous Driving ou AD). Para ele, o sistema atual de classificação - dividido em cinco níveis - é demasiado "sensível". Além disso, explicou que a tecnologia para a autonomia total já existe, mas esbarra na regulamentação, que atualmente impõe diversas barreiras.

Galeria: Volvo EX90

"Você vai descobrir, provavelmente, que esse será o primeiro lugar em que o AD completo pode ir. Quase como um serviço de táxi. Você entra, não há motorista e pode tirar as mãos do volante e usar seu próprio sistema AD" exemplificou. "Mas como dirigir dentro de uma cidade onde há escolas e obras rodoviárias, onde há muita mudança todos os dias? Acho que é muito, muito distante", completou.

O ponto de vista de Rowan reflete a percepção do ex-CEO da empresa, Hakan Samuelsson. Ou seja, de que a percepção pública sobre carros autônomos não é tão positiva quanto alguns podem acreditar. Muitas pessoas ainda são céticas sobre a tecnologia e têm preocupações reais sobre sua segurança e aplicação prática.

Volvo EX90

Mas isso não significa que a Volvo deixará de desenvolver sistemas autônomos - pelo contrário. A empresa é uma das mais avançados do mercado no aprimoramento da tecnologia e já equipa boa parte de seus veículos com sistemas do tipo. "Em termos técnicos, estou bastante confiante de que teremos a tecnologia para fazer isso quando a legislação permitir que isso aconteça em certas condições", acrescentou Rowan.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com