Sejamos realistas: apesar de serem mais caros, os carros de luxo modernos não têm o melhor histórico quando se trata de confiabilidade. Entretanto, o Mercedes-Benz Classe E foi um verdadeiro tanque de guerra ao longo de sua geração W124 e o símbolo de outros tempos. É um dos veículos mais confiáveis da história da marca e encontramos mais um exemplo disso.

O carro no vídeo acima é um E200 fabricado em 1993, primeiro ano em que passou a ser denominado como Classe E. Este sedã a diesel já percorreu 1.584.589 e continua circulando  apesar de sua idade. E não é como se o carro tivesse uma vida fácil. Seu proprietário, Luan Nina usado este E200 como táxi na Albânia pelos últimos 15 anos após a importação do carro já usado da Alemanha. Durante este intervalo, ele cobriu sozinho cerca de um milhão de quilômetros, que ainda usa o motor original.

Segundo o dono, o carro só parou para uma manutenção mais séria uma vez nos últimos 15 anos. Em uma entrevista à Deutsche Welle, rede de notícias pública da Alemanha, o proprietário revelou que o único problema que ele já teve com o Classe E foi quando a junta do cabeçote estragou. Embora ele tenha 70 anos de idade, Luan Nina diz que não planeja se aposentar tão cedo. A mesma coisa pode ser dita sobre o Mercedes, pois ele continua a funcionar como da mesma forma nas últimas três décadas.

Curiosamente, a DW relata que um em cada três carros registrados na Albânia é um Mercedes usado e que há cerca de 212.000 unidades de carros da marca rodando por lá. A maioria já pode ser considerada velha, com mais de 10 anos de uso. Este Classe E 1993 está mostrando apenas 584.589 km porque o odômetro "zerou" depois de atingir 1 milhão de km.

O táxi E200 de 1993 é usado em Durrës, a segunda cidade mais populosa da Albânia. Está situada ao longo da costa do Mar Adriático albanês, tornando-a um destino popular para os turistas, especialmente no verão. Claramente este deve ser o período mais lucrativo para o taxista, mas nada disso seria possível se o bom e velho Mercedes E200 não fosse confiável.


Envie seu flagra! flagra@motor1.com