Golpistas tentam o tempo todo aproveitar a desatenção ou falta de experiência de alguns usuários na internet para obter dados ou instalar uma aplicativo malicioso nos smartphones. Às vezes, até sem criatividade, repetindo um tema que já foi visto antes. É caso de um suposto sorteio de aniversário dos 60 anos da Toyota, que daria 600 unidades do Corolla para quem se inscrever, mas que na verdade leva a instalação de um malware para conseguir informações confidenciais.

A nova versão do golpe diz que a Toyota está comemorando 60 anos e, por isso, vai sortear 600 unidades do Corolla. A única coisa que mudou foi a idade da fabricante, pois a falcatrua que circulou no Brasil em 2021 era em comemoração aos 80 anos da empresa. Em todos os casos, isto está errado, pois a Toyota vai completar 86 anos e tem 65 anos de operação no Brasil.

O golpe que circula em vários países da América Latina, demonstrado pela ESET

Ao acessar o link enviado pelo WhatsApp, o usuário tem que responder a um questionário curto e, passar por uma verificação (que não passa de uma simulação para dar um ar de algo verdadeiro). Logo depois, é preciso participar de um jogo e escolher entre um dos nove presentes para ter uma chance de ganhar o carro. Obviamente, qualquer uma das opções dará um Corolla como prêmio. Só que, para poder ganhar o veículo, o “vencedor” tem que compartilhar o link com cinco grupos de WhatsApp ou 20 contatos, assim propagando o golpe ainda mais.

O último passo é escolher a opção “Continuar”, que envia para outro site para “completar o registro”. A página depende do IP do celular do usuário e sempre leva a um site para baixar um aplicativo que promete prêmios ou até mesmo dinheiro. A empresa de segurança ESET realizou um teste e foi parar em uma página que pedia para baixar um aplicativo chamado Cryptomania Simulator direto do Google Play.

“Como vimos em diversas ocasiões, embora a recomendação sempre seja baixar um aplicativo em lojas oficiais como Google Play ou App Store, criminosos sempre conseguem passar pelas barreiras de segurança dessas plataformas e publicar apps maliciosos que contém malwares ou são usados para outros própositos”, diz Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da ESET América Latina.

 

Embora a ESET tenha falado do caso circulando em ourtos países da América Latina, também existe uma versão nova no Brasil. Isto fez com que a própria Toyota publicasse no LinkedIn um alerta de que o suposto sorteio é um golpe e que qualquer ação envolvendo a marca é divulgado em seus perfis oficiais nas mídias digitais.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com