Uma suposta "promoção" da Toyota tem circulado pelo WhatsApp, na qual o sorteio de um Corolla é realizado com o compartilhamento de um link de inscrição, mas trata-se de um golpe.

A mensagem começa com a frase: “Comemoração do 80º aniversário da Toyota Motor. Presentes grátis para todos! www.toyota.com”. Ao acessar o suposto link, pede-se que o leitor faça uma inscrição. Ao abrir o site, há o texto: “Presente grátis com a Toyota. Boa sorte Parabéns! Celebração do 80º aniversário da Toyota! Por meio do questionário, você terá a chance de obter um Toyota Corolla”.

Após responder ao questionário de quatro perguntas, o leitor deve compartilhar o link para 20 contatos ou para cinco grupos que já seria premiado com o Corolla zero.

Além dos erros de escrita no texto, também há informações equivocadas a respeito da fabricante japonesa, alegando que estaria completando 80 anos, quando na verdade a empresa foi fundada em 1937, portanto, tem 84 anos.

Os riscos para os usuários do aplicativo que abrem o link contendo a fake news são principalmente de invasão à informações e dados do aparelho por hackers.

Para esclarecer a situação, a Toyota divulgou uma nota:

"A Toyota do Brasil informa que não realiza nenhum tipo de sorteio. Ou comercializa veículos por intermédio de funcionários. E não possui qualquer relação comercial, parceria, sorteios ou apoio a sites que não sejam os canais oficiais da marca (www.toyota.com.br e www.ofertastoyota.com.br). Ou por intermédio da sua rede de concessionários no Brasil.

A empresa alerta para as fake news e fraudes circulando nos meios digitais em seu nome em sites não oficiais. E pede, assim, para que as pessoas não compartilhem e/ou divulguem dados pessoais nestes canais.

Prezamos pela sua segurança e pedimos, portanto, para que denunciem e não divulguem, compartilhem ou repliquem conteúdos enganosos. Para mais informações, acesse o site www.toyota.com.br ou entre em nossos perfis oficiais @toyotadobrasil nas redes sociais".

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com