Após amargar dois anos consecutivos em baixa por conta dos impactos da pandemia e da crise global de componentes, a Alemanha reagiu levemente em 2022. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, foram comercializados no ano passado 2.651.357 veículos novos, 1,1% acima do total de 2021.
Mesmo com a evolução, este foi o 2º pior desempenho anual desde 1985 segundo o Best Selling Cars Blog. No ranking de montadoras, a líder Volkswagen (480.967) perdeu 0,6 ponto percentual de participação, exatamente o índice conquistado pela vice Mercedes-Benz (243.999). Com o maior avanço entre as dez primeiras (+17%), a Audi venceu a disputa pelo 3º lugar contra a BMW por menos de 4 mil unidades (213.410 x 209.722).
A Opel (144.588) repetiu o 5º lugar de 2021, mas por muito pouco não perdeu a posição para a Skoda (143.928). Com 79.861 unidades, a Renault perdeu ¼ dos consumidores do ano anterior, a maior retração dentre as vinte mais bem posicionadas. Tesla (69.963) e Dacia (60.390), 14ª e 15ª colocadas, respectivamente, registraram as maiores altas.
POS. | MARCA | 2022 | % MERCADO 2022 | 2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | VW | 480.967 | 18,1% | 489.962 | 18,7% | -1,8% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ | 243.999 | 9,2% | 225.392 | 8,6% | 8,3% | 2º |
3º | AUDI | 213.410 | 8,0% | 181.877 | 6,9% | 17,3% | 4º |
4º | BMW | 209.722 | 7,9% | 222.481 | 8,5% | -5,7% | 3º |
5º | OPEL | 144.588 | 5,5% | 161.852 | 6,2% | -10,7% | 5º |
6º | SKODA | 143.928 | 5,4% | 149.838 | 5,7% | -3,9% | 6º |
7º | FORD | 131.256 | 5,0% | 126.358 | 4,8% | 3,9% | 7º |
8º | SEAT | 111.646 | 4,2% | 108.726 | 4,1% | 2,7% | 8º |
9º | HYUNDAI | 105.074 | 4,0% | 106.620 | 4,1% | -1,5% | 9º |
10º | RENAULT | 79.861 | 3,0% | 105.944 | 4,0% | -24,6% | 10º |
11º | TOYOTA | 78.366 | 3,0% | 71.890 | 2,7% | 9,0% | 12º |
12º | FIAT | 77.771 | 2,9% | 82.783 | 3,2% | -6,1% | 11º |
13º | KIA | 76.139 | 2,9% | 65.839 | 2,5% | 15,6% | 13º |
14º | TESLA | 69.963 | 2,6% | 39.614 | 1,5% | 76,6% | 19º |
15º | DACIA | 60.390 | 2,3% | 40.338 | 1,5% | 49,7% | 18º |
16º | PEUGEOT | 45.220 | 1,7% | 52.660 | 2,0% | -14,1% | 14º |
17º | MINI | 40.142 | 1,5% | 42.938 | 1,6% | -6,5% | 16º |
18º | CITROËN | 36.687 | 1,4% | 42.636 | 1,6% | -14,0% | 17º |
19º | VOLVO | 36.605 | 1,4% | 43.616 | 1,7% | -16,1% | 15º |
20º | MAZDA | 35.008 | 1,3% | 38.107 | 1,5% | -8,1% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 2.651.357 | 100,0% | 2.622.132 | 100,0% | 1,1% | ... |
Na disputa entre os modelos, a VW garantiu 100% do pódio pela 8ª vez nos últimos 9 anos. Apesar de recuar 8% e de registrar sua menor participação de mercado na história (3,2%), o Golf chegou à sua 42ª liderança consecutiva e a 47ª nos últimos 48 anos. O último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980. As 84.282 unidades, no entanto, representaram uma queda de quase 60% na comparação com 2019 (204.550), último ano com resultado representativo.
Trocando de posições em relação a 2021, Tiguan (59.136) e T-Roc (58.942) vieram na sequência. Em alta de mais de 46% e com recorde de vendas, o Fiat 500 (52.337) saltou da 11ª para a 4ª posição para ser o “melhor do resto”. O top 5 foi completado pelo Opel Corsa (50.191). Avançando da 19ª para a 8ª colocação, o Kuga (38.482) foi o único representante da Ford entre os trinta primeiros.
Em seu 1º ano completo no mercado, o Tesla Model Y (35.426) garantiu lugar no top 10 – o Model 3 (33.841), outro representante da marca norte-americana, repetiu o 12º lugar do último ranking. Para a Mercedes, este foi o 3º ano seguido sem nenhum modelo entre os dez primeiros: mais bem posicionado, o Classe C (33.454) – que cresceu quase 50% frente a 2021 – foi o 13º.
Sem o mesmo impacto comercial de outras épocas, o VW Polo (26.402) ficou fora do top 20. Elétrico mais vendido da marca líder, o ID.4 (24.847) foi apenas o 29º colocado. O destaque negativo foi o Up! (23.469): 5º no ano anterior, o menor dos VW perdeu praticamente metade dos seus compradores e desta vez foi apenas o 32º. Presente no pelotão de cima em 2020 e 2021, a van Fiat Ducato (21.240) despencou para a 39ª posição.
POS. | MODELO | 2022 | % MERCADO 2022 | 2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | VW GOLF | 84.282 | 3,2% | 91.621 | 3,5% | -8,0% | 1º |
2º | VW TIGUAN | 59.136 | 2,2% | 55.527 | 2,1% | 6,5% | 3º |
3º | VW T-ROC | 58.942 | 2,2% | 57.424 | 2,2% | 2,6% | 2º |
4º | FIAT 500 | 52.337 | 2,0% | 35.787 | 1,4% | 46,2% | 11º |
5º | OPEL CORSA | 50.191 | 1,9% | 49.475 | 1,9% | 1,4% | 4º |
6º | MINI | 40.142 | 1,5% | 42.938 | 1,6% | -6,5% | 7º |
7º | VW PASSAT | 39.261 | 1,5% | 45.696 | 1,7% | -14,1% | 6º |
8º | FORD KUGA | 38.482 | 1,5% | 29.102 | 1,1% | 32,2% | 19º |
9º | BMW SÉRIE 3 | 36.231 | 1,4% | 41.704 | 1,6% | -13,1% | 8º |
10º | TESLA MODEL Y | 35.426 | 1,3% | 4.400 | 0,2% | 705,1% | - |
11º | AUDI A3 | 35.052 | 1,3% | 28.494 | 1,1% | 23,0% | 21º |
12º | TESLA MODEL3 | 33.841 | 1,3% | 35.262 | 1,3% | -4,0% | 12º |
13º | MERCEDES CLASSE C | 33.454 | 1,3% | 22.640 | 0,9% | 47,8% | 35º |
14º | SKODA OCTAVIA | 33.294 | 1,3% | 40.663 | 1,6% | -18,1% | 10º |
15º | CUPRA FORMENTOR | 32.638 | 1,2% | 17.606 | 0,7% | 85,4% | 53º |
16º | VW TRANSPORTER | 32.529 | 1,2% | 30.663 | 1,2% | 6,1% | 17º |
17º | TOYOTA YARIS | 31.048 | 1,2% | 19.499 | 0,7% | 59,2% | 39º |
18º | OPEL MOKKA | 30.286 | 1,1% | 26.519 | 1,0% | 14,2% | 23º |
19º | VW T-CROSS | 29.517 | 1,1% | 34.181 | 1,3% | -13,6% | 13º |
20º | AUDI Q3 | 28.912 | 1,1% | 24.346 | 0,9% | 18,8% | 31º |
21º | MERCEDES CLASSE E | 26.705 | 1,0% | 26.152 | 1,0% | 2,1% | 25º |
22º | VW POLO | 26.402 | 1,0% | 32.274 | 1,2% | -18,2% | 15º |
23º | MERCEDES GLC / GLK | 26.260 | 1,0% | 33.719 | 1,3% | -22,1% | 14º |
24º | HYUNDAI KONA | 25.979 | 1,0% | 29.982 | 1,1% | -13,4% | 18º |
25º | BMW X3 | 25.922 | 1,0% | 24.157 | 0,9% | 7,3% | 32º |
26º | KIA CEED | 25.795 | 1,0% | 25.980 | 1,0% | -0,7% | 27º |
27º | SEAT LEON | 25.697 | 1,0% | 28.882 | 1,1% | -11,0% | 20º |
28º | AUDI A6 | 25.403 | 1,0% | 26.260 | 1,0% | -3,3% | 24º |
29º | VW ID.4 | 24.847 | 0,9% | 12.734 | 0,5% | 95,1% | - |
30º | AUDI A4 | 24.790 | 0,9% | 23.767 | 0,9% | 4,3% | 33º |
31º | AUDI Q5 | 23.706 | 0,9% | 17.841 | 0,7% | 32,9% | 50º |
32º | VW UP | 23.469 | 0,9% | 46.708 | 1,8% | -49,8% | 5º |
33º | VW ID.3 | 23.286 | 0,9% | 26.693 | 1,0% | -12,8% | 22º |
34º | BMW SÉRIE 5 | 23.209 | 0,9% | 23.290 | 0,9% | -0,3% | 34º |
35º | SKODA FABIA | 22.721 | 0,9% | 17.964 | 0,7% | 26,5% | 49º |
36º | SKODA KAROQ | 22.590 | 0,9% | 19.195 | 0,7% | 17,7% | 40º |
37º | MERCEDES CLASSE A | 22.399 | 0,8% | 25.070 | 1,0% | -10,7% | 29º |
38º | MERCEDES CLASSE V | 22.328 | 0,8% | 18.438 | 0,7% | 21,1% | 45º |
39º | FIAT DUCATO | 21.240 | 0,8% | 41.379 | 1,6% | -48,7% | 9º |
40º | FORD TRANSIT | 20.211 | 0,8% | 18.818 | 0,7% | 7,4% | 42º |
41º | FORD FOCUS | 20.061 | 0,8% | 21.969 | 0,8% | -8,7% | 36º |
42º | BMW X1 | 20.029 | 0,8% | 25.486 | 1,0% | -21,4% | 28º |
43º | MERCEDES GLA | 19.847 | 0,7% | 17.977 | 0,7% | 10,4% | 48º |
44º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 18.852 | 0,7% | 6.440 | 0,2% | 192,7% | - |
45º | VW TAIGO | 18.754 | 0,7% | 732 | 0,0% | 2462,0% | - |
46º | VW CADDY | 18.558 | 0,7% | 17.742 | 0,7% | 4,6% | 52º |
47º | DACIA SANDERO | 18.538 | 0,7% | 18.440 | 0,7% | 0,5% | 44º |
48º | KIA SPORTAGE | 18.280 | 0,7% | 7.632 | 0,3% | 139,5% | - |
49º | HYUNDAI TUCSON | 17.891 | 0,7% | 18.490 | 0,7% | -3,2% | 43º |
50º | SKODA KODIAQ | 17.605 | 0,7% | 16.388 | 0,6% | 7,4% | 59º |
EM DEZEMBRO
No encerramento do ano, o mercado alemão consumiu 314.318 veículos novos. Segundo a KBA, este resultado representou 38,1% de alta na comparação com o mesmo período de 2021 e o 5º mês consecutivo com números positivos.
No ranking de montadoras, a Skoda (12.400) foi a única entre as vinte primeiras a perder fôlego nos últimos doze meses (-11%). Com quase 22 mil unidades a mais do que a Mercedes (28.741), a líder VW (50.512) perdeu quase 1 ponto percentual de participação no período. Destaque do mês, a Tesla (17.501) entrou no top 5 com mais de 160% de crescimento. Menção também para o 1º top 20 da MG (4.518).
POS. | MARCA | DEZ.2022 | % MERCADO 2022 | DEZ.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 50.512 | 16,1% | 38.671 | 17,0% | 30,6% |
2º | MERCEDES-BENZ | 28.741 | 9,1% | 21.047 | 9,2% | 36,6% |
3º | BMW | 22.403 | 7,1% | 16.842 | 7,4% | 33,0% |
4º | AUDI | 22.198 | 7,1% | 14.248 | 6,3% | 55,8% |
5º | TESLA | 17.501 | 5,6% | 6.662 | 2,9% | 162,7% |
6º | OPEL | 17.397 | 5,5% | 14.768 | 6,5% | 17,8% |
7º | RENAULT | 14.923 | 4,7% | 12.403 | 5,4% | 20,3% |
8º | FORD | 14.226 | 4,5% | 8.949 | 3,9% | 59,0% |
9º | SKODA | 12.400 | 3,9% | 13.981 | 6,1% | -11,3% |
10º | SEAT | 11.987 | 3,8% | 6.874 | 3,0% | 74,4% |
11º | HYUNDAI | 10.956 | 3,5% | 8.928 | 3,9% | 22,7% |
12º | FIAT | 10.334 | 3,3% | 5.918 | 2,6% | 74,6% |
13º | KIA | 8.489 | 2,7% | 4.863 | 2,1% | 74,6% |
14º | DACIA | 8.163 | 2,6% | 5.556 | 2,4% | 46,9% |
15º | TOYOTA | 6.434 | 2,0% | 6.119 | 2,7% | 5,1% |
16º | PEUGEOT | 6.087 | 1,9% | 4.620 | 2,0% | 31,8% |
17º | MITSUBISHI | 5.668 | 1,8% | 3.525 | 1,5% | 60,8% |
18º | VOLVO | 5.462 | 1,7% | 5.011 | 2,2% | 9,0% |
19º | MG ROEWE | 4.518 | 1,4% | 583 | 0,3% | 675,0% |
20º | JEEP | 4.470 | 1,4% | 1.459 | 0,6% | 206,4% |
... | ... | ... | ... | ... | ||
TOTAL | 314.318 | 100,0% | 227.630 | 100,0% | 38,1% |
O ótimo desempenho da Tesla se refletiu no ranking de modelos, com o Model 3 (9.566) no topo pela 1ª vez e com o Model Y (7.382) – preferido em setembro – completando o pódio. O mês também foi excelente para o 500: responsável por aproximadamente 90% das vendas da Fiat, o hatch repetiu a vice-liderança conquistada no mês anterior.
Único Ford entre os cinquenta primeiros, o Kuga (7.289) foi o 4º colocado. Campeão de vendas em outubro e novembro, o Golf (6.863) foi superado pelos elétricos ID.4 (7.191) e ID.3 (6.865). Dezembro também marcou a 1ª vez do Mitsubishi Eclipse Cross (4.881) no top 10 e a 1ª ausência do VW T-Roc (4.179) do pelotão de cima em um longo tempo.
Versão elétrica do Kwid, o Dacia Spring (4.058) mais do que dobrou as vendas do ano anterior e assegurou um inédito 13º lugar. Destaque também para o Jeep Compass (3.628), que jamais havia figurado entre os vinte primeiros por lá. Apenas em 25º, o Mercedes Classe A (3.076) perdeu mais de 85% de seus compradores de 2021.
POS. | MODELO | DEZ.2022 | % MERCADO 2022 | DEZ.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | TESLA MODEL 3 | 9.566 | 3,0% | 6.096 | 2,7% | 56,9% |
2º | FIAT 500 | 9.288 | 3,0% | 4.028 | 1,8% | 130,6% |
3º | TESLA MODEL Y | 7.382 | 2,3% | 566 | 0,2% | 1204,2% |
4º | FORD KUGA | 7.289 | 2,3% | 1.926 | 0,8% | 278,5% |
5º | VW ID.4 | 7.191 | 2,3% | 1.350 | 0,6% | 432,7% |
6º | VW ID.3 | 6.865 | 2,2% | 1.492 | 0,7% | 360,1% |
7º | VW GOLF | 6.863 | 2,2% | 5.778 | 2,5% | 18,8% |
8º | VW TIGUAN | 6.756 | 2,1% | 3.924 | 1,7% | 72,2% |
9º | OPEL CORSA | 6.141 | 2,0% | 4.896 | 2,2% | 25,4% |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 4.881 | 1,6% | 772 | 0,3% | 532,3% |
11º | VW T-ROC | 4.179 | 1,3% | 5.335 | 2,3% | -21,7% |
12º | OPEL MOKKA | 4.149 | 1,3% | 3.618 | 1,6% | 14,7% |
13º | DACIA SPRING | 4.058 | 1,3% | 1.842 | 0,8% | 120,3% |
14º | HYUNDAI KONA | 3.844 | 1,2% | 2.039 | 0,9% | 88,5% |
15º | JEEP COMPASS | 3.628 | 1,2% | 522 | 0,2% | 595,0% |
16º | MINI | 3.579 | 1,1% | 3.978 | 1,7% | -10,0% |
17º | MERCEDES GLA | 3.492 | 1,1% | 2.057 | 0,9% | 69,8% |
18º | SEAT BORN | 3.403 | 1,1% | 348 | 0,2% | 877,9% |
19º | RENAULT MEGANE | 3.370 | 1,1% | 516 | 0,2% | 553,1% |
20º | MERCEDES CLASSE C | 3.316 | 1,1% | 2.064 | 0,9% | 60,7% |
21º | SEAT FORMENTOR | 3.228 | 1,0% | 1.442 | 0,6% | 123,9% |
22º | BMW SÉRIE 3 | 3.226 | 1,0% | 2.014 | 0,9% | 60,2% |
23º | SEAT LEON | 3.214 | 1,0% | 1.849 | 0,8% | 73,8% |
24º | BMW X3 | 3.178 | 1,0% | 2.105 | 0,9% | 51,0% |
25º | MERCEDES CLASSE A | 3.076 | 1,0% | 20.999 | 9,2% | -85,4% |
26º | MERCEDES GLC | 3.049 | 1,0% | 4.649 | 2,0% | -34,4% |
27º | LINK & CO 01 | 2.990 | 1,0% | - | - | - |
28º | AUDI A3 | 2.979 | 0,9% | 2.511 | 1,1% | 18,6% |
29º | BMW SÉRIE 5 | 2.966 | 0,9% | 1.838 | 0,8% | 61,4% |
30º | MERCEDES CLASSE E | 2.900 | 0,9% | 2.154 | 0,9% | 34,6% |
31º | AUDI A6 | 2.877 | 0,9% | 888 | 0,4% | 224,0% |
32º | VW PASSAT | 2.862 | 0,9% | 2.931 | 1,3% | -2,4% |
33º | HYUNDAI IONIQ5 | 2.832 | 0,9% | 1.146 | 0,5% | 147,1% |
34º | TOYOTA YARIS | 2.707 | 0,9% | 1.794 | 0,8% | 50,9% |
35º | MERCEDES CLA | 2.704 | 0,9% | 1.328 | 0,6% | 103,6% |
36º | BMW X1 | 2.646 | 0,8% | 2.518 | 1,1% | 5,1% |
37º | AUDI Q5 | 2.633 | 0,8% | 1.349 | 0,6% | 95,2% |
38º | AUDI Q3 | 2.603 | 0,8% | 1.972 | 0,9% | 32,0% |
39º | MERCEDES CLASSE V | 2.430 | 0,8% | 1.428 | 0,6% | 70,2% |
40º | VW UP | 2.426 | 0,8% | 6.742 | 3,0% | -64,0% |
41º | RENAULT CLIO | 2.417 | 0,8% | 1.492 | 0,7% | 62,0% |
42º | AUDI A4 | 2.384 | 0,8% | 1.893 | 0,8% | 25,9% |
43º | KIA CEED | 2.335 | 0,7% | 1.982 | 0,9% | 17,8% |
44º | RENAULT TWINGO | 2.330 | 0,7% | 2.176 | 1,0% | 7,1% |
45º | MG ROEWE RX6 | 2.291 | 0,7% | 486 | 0,2% | 371,4% |
46º | SKODA OCTAVIA | 2.274 | 0,7% | 4.137 | 1,8% | -45,0% |
47º | VW TRANSPORTER | 2.266 | 0,7% | 2.122 | 0,9% | 6,8% |
48º | OPEL ASTRA | 2.263 | 0,7% | 2.991 | 1,3% | -24,3% |
49º | OPEL GRANDLAND X | 2.230 | 0,7% | 478 | 0,2% | 366,5% |
50º | AUDI E-TRON | 2.209 | 0,7% | 1.156 | 0,5% | 91,1% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog