Especulado pela imprensa internacional desde 2017, o lançamento de esportivo compacto de motor central parece finalmente próximo de se tornar realidade dentro da Toyota. De acordo com reportagem recente da revista japonesa Best Car, o desenvolvimento do modelo está sendo tocado internamente e conta com a colaboração de outras duas fabricantes: a Suzuki e a Daihatsu. 

Informações específicas sobre o projeto ainda são limitadas, mas tudo indica que o esportivo chegará ao mercado para suceder o saudoso MR2 (produzido por três gerações entre os anos de 1984 e 2007). Adotará a conhecida plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture), que é considerada flexível o suficiente para acomodar o arranjo de motor central pretendido para o modelo.

Galeria: Toyota Sports EV

O motor em questão será 1.0 turbo com potência na casa dos 120 cv e torque de 20,4 kgfm. Deverá contar com algum tipo de eletrificação, provavelmente na forma de um sistema híbrido para reduzir emissões e índices de consumo. Posicionado entre os eixos dianteiro e traseiro, o propulsor manterá vivo o espírito original, ajudará na distribuição de peso e reduzirá o centro de gravidade do carro, otimizando aspectos como dinâmica e dirigibilidade.

Rumores indicam que terá peso de apenas 1.000 quilos e medidas ligeiramente superiores às do MR2 de última geração. Ou seja, 4.200 milímetros de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.220 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.550 mm. O desenvolvimento do motor está sendo tocado pela Suzuki, enquanto o conjunto de suspensão dianteira será adaptado do Yaris (versão vendida na Europa e no Japão, sem relação com o modelo brasileiro).

1989 Toyota MR2

Toyota MR2 da década de 1980

O design promete ser bastante chamativo e inspirado na mais recente linguagem visual da Toyota. A marca dará "mais liberdade do que nunca" para seus projetistas, com foco em linhas mais passionais e traços que despertem o desejo do consumidor.

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