O grupo Stellantis confirma que produzirá em breve na Argentina o Peugeot 208 em versão Rally4. A variante, destinada para uso em competições, hoje é fabricada apenas na Europa e, após o período de Carnaval, começará a sair também das instalações de El Palomar, em Buenos Aires. Dessa forma, dividirá as linhas de montagem com o hatchback convencional.

O Peugeot 208 Rally4 é uma variante de corrida homologada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para participar de competições de rali nacionais e internacionais. A produção em solo argentino facilitará sobremaneira a oferta do carro para uso em campeonatos de rali da América Latina, uma vez que importá-lo da Europa demanda altos custos.

Galeria: Peugeot 208 Rally4

A base é a mesma do 208 de nova geração (produzido na Argentina há praticamente três anos), o que facilitará bastante as operações. A carroceria, por exemplo, é a mesma de quatro portas. Apenas componentes de competição serão importados do Velho Continente. 

Na mecânica, a preparação especial inclui motor EB2 1.2 turbo com 212 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. O propulsor é combinado com uma caixa sequencial Sadev de 5 velocidades e um kit de suspensão com amortecedores Ohlins ajustáveis. A tração é dianteira.

Um veículo com homologação especial pensado para clientes de competição não era visto na Peugeot da Argentina desde os tempos do famoso 504 TN. A Peugeot, vale lembrar, não é a única marca que decidiu produzir na Argentina veículos de competição diante da dificuldade de importá-los - a Toyota faz o mesmo com o Corolla TCR produzido em Zárate.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com