O grupo Stellantis comemora nesta semana feito histórico alcançado pelo Peugeot 208 na Argentina: a produção de 100 mil unidades na fábrica de El Palomar, nos arredores de Buenos Aires. Até então produzido no Brasil, o hatchback teve montagem transferida para o país vizinho na troca de geração e desde meados de 2020 é fabricado em solo argentino para abastecimento de toda região, especialmente os mercados brasileiro e chileno.

Nesta nova geração, o 208 desempenha duplo papel estratégico para a Peugeot, tanto dentro da Argentina como nos mercados importadores. Não por acaso, conta com 42% de conteúdo local (porcentagem alta para os padrões do país) e ocupa a segunda posição no ranking de carros mais vendidos do mercado argentino, com 6,8% de participação. Ao mesmo tempo, acumula crescimento de 98% nas exportações em relação ao ano passado.

Galeria: Peugeot 208 Style 1.0 2023 (teste)

Para produzir o 208 na Argentina, a Peugeot promoveu uma série de realizações técnicas e estruturais na fábrica de El Palomar, especialmente para receber a plataforma modular CMP, até então inédita no país. Além disso, a marca contratou 663 novos colaboradores e abriu um novo turno produtivo, o que significou aumento de 88% no nível de produção. 

Para celebrar a marca histórica, o Peugeot 208 de número 100 mil foi produzido na versão Feline e pintado na cor azul. O momento histórico foi imortalizado com a presença da equipe produtiva e dos gerentes da empresa.

No Brasil, assim como na Argentina, o 208 é o principal produto do portfólio da Peugeot. É vendido na versões Like, Active, Style, Allure, Griffe e e-GT, sendo esta última puramente elétrica e importada da Europa. Nas demais, dependendo do caso, o motor pode ser 1.0 aspirado 3 cilindros flex de 71/75 cv e 1.6 aspirado flex de até 118 cv. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 relações.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com