Anunciado desde 27 de novembro do ano passado, o conceito Peugeot Inception acaba de se tornar realidade na CES 2023, nos Estados Unidos. Aguardado com bastante expectativa pelos fãs da marca, o protótipo tem a missão de adiantar ao público detalhes estéticos e tecnológicos que serão adotados pelos próximos lançamentos, indicando as diretrizes que serão seguidas pela empresa daqui para frente.

Construído sobre a plataforma STLA Large da Stellantis, o Inception Concept mede 5 metros de comprimento e apenas 1,34 m de altura. Elétrico do tipo dedicado, adota tecnologia de 800 volts, bateria de 100 quilowatts-hora e oferece até 800 quilômetros de alcance com uma única carga. Graças ao seu sistema de carregamento por indução, a bateria pode somar até 150 km de autonomia em apenas 5 minutos.

Galeria: Peugeot Inception Concept

A configuração de motor duplo que dá ao Inception tração integral e aproximadamente 680 cv de potência. Segundo dados de fábrica, é o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. 

Destaque ainda para o sistema i-Cockpit de nova geração, agora com sistema de controle Hypersquare que substitui as conexões de direção mecânica por um sistema de direção por fio. A peça central é um volante retangular inspirado em videogames, com comandos de temperatura e volume acessíveis apenas movendo o polegar e mantendo a mão no volante.

No design, chama atenção o para-brisa de 7,25 metros quadrados com vidro do tipo Narima. Segundo a Peugeot, a peça passou por um tratamento de óxido de metal inicialmente projetado para revestir as viseiras do capacete dos astronautas da NASA. Em termos de tecnologia, destaque para o sistema de condução autônoma Nível 4 suportado pelo STLA AutoDrive.

Peugeot Inception Concept

Segundo a CEO da Peugeot, Linda Jackson, o conceito é responsável por antecipar as principais diretrizes da "próxima geração de carros e-nativos”, ou seja, elétricos dedicados. Nesse sentido, serão modelos pensados desde o princípio para eletrificação total e desenvolvidos com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. Dessa forma, terão unicamente propulsão elétrica e não contarão com versões a combustão.

As novidades tecnológicas e estéticas do Inception começarão a ser vistas em carros de produção a partir de 2025.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com