Está se formando uma briga interessante no Brasil. Chevrolet Silverado 1500 e Ford F-150 se colocarão acima das picapes médias tradicionais para aproveitar uma clientela interessada neste segmento e que acabava importando de forma independente enquanto a Ram aproveita sozinha por aqui com a 1500 Rebel e prepara a chegada da Limited também este ano. 

Mas percebeu que todas são V8 a gasolina? Nenhuma delas tem uma opção a diesel - na Ram, apenas as 2500 e 3500 possuem por aqui - e não é por uma escolha na hora da importação, mas sim uma regra. Pois é, no Brasil, existe um mínimo exigido para a venda de veículos diesel datado de 1976, a Portaria 346 do Ministério da Indústria e Comércio. 

Ram 1500 Limited Diesel 2020 - Avaliação

Para homologar um veículo a diesel no Brasil, ele tem que ser uma picape, caminhão e ônibus com capacidade de carga a partir de 1.000 kg e, no caso de utilitário esportivo, tração 4x4 com reduzida ou primeira marcha com papel de reduzida. Mas como que Silverado, Ram 1500 e Ford F-150 não se enquadram se as picapes médias como Toyota Hilux e Chevrolet S10, além da menor Fiat Toro, conseguem carregar 1 tonelada?

Mercado principal que escolhe o que faz no exterior

No mercado norte-americano, o principal dessas picapes, culturalmente é diferente a relação delas com o cliente. Tradicionalmente, são produtos de uso mais comum, para trabalho e lazer, mas mesmo assim a capacidade de carga acaba sendo algo secundário no projeto e desenvolvimento. Porém, trabalham bastante a capacidade de reboque dessas picapes, justamente pelo uso recreativo ou, quando necessário, levar cargas mais pesadas em um trailer. 

Chevrolet Silverado 2022

A Chevrolet Silverado 1500 é um exemplo. A picape tem algumas opções de motorizações, inclusive um 3.0 turbodiesel. Seus 281 cv e 63,5 kgfm de torque carregam em uma ampla caçamba entre 780 kg a 871 kg, algo até esquisito para o mercado brasileiro, onde uma Fiat Strada leva até 720 kg com um porte bem menor. Por isso o Brasil deverá receber o V8 6.2 a gasolina, o mesmo motor do Camaro SS, que leva de 689 a 898 kg. A Ram 1500 Limited V8 leva 734 kg e não tem mais versão e diesel desde o fim de 2022.

Ford F-150 Lariat FX4 2023 no Agrishow

No caso da F-150, o uso do V8 a gasolina, provavelmente o 5.0 que é usado no Mustang, é por falta de opção. A motorização diesel foi descontinuada para ela nos Estados Unidos, também pela menor busca por esse tipo de motor por lá e pela eletrificação da linha. E desenvolver uma F-150 diesel para um mercado pequeno como o nosso não se justifica em termos financeiros. 

Quer diesel? Apenas nas picapes ainda maiores...

Chevrolet, Ram e Ford possuem opções ainda maiores que essas picapes - a Ram vende no Brasil a 2500 e 3500, que já pedem habilitação categoria C. A Chevrolet vende a Silverado HD (Heavy Duty) nos Estados Unidos essa sim com capacidade bem além da 1 tonelada, e a Ford complementa a linha F-Series com a Super Duty, praticamente um caminhão. Você pode vê-las nas ruas brasileiras importadas de forma independente, mas nem sinal de algo oficial pela Chevrolet e Ford em um futuro. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com