O segmento de SUVs compactos é um dos mais procurados dentro do mercado premium. O líder é o BMW X1, que agora chega em sua nova geração e ainda produzida no Brasil com a estreia da versão sDrive18i, com o motor 1.5 turbo de 3 cilindros pela primeira vez no SUV, por R$ 296.950. 

Há uma briga particular entre as alemãs, com o Audi Q3 e o Mercedes-Benz GLA. Aproveitando a chegada do BMW X1, vamos comparar os três SUVs compactos premium em suas versões de entrada em dimensões, motorização e equipamentos enquanto não os reunimos para um comparativo presencial completo. 

SUVs compactos premium em versões mais baratas
SUVs compactos premium em versões mais baratas
SUVs compactos premium em versões mais baratas

Dimensões

Ao crescer 7 centímetros, o BMW X1 se tornou o maior dos três. Ficou pouca coisa maior que o Audi Q3, menos de 2 cm menor, mas o maior entre-eixos fica com o menor em comprimento, o GLA, e seus quase 2,73 metros. O Q3 é o mais largo, enquanto o BMW é o mais alto - no fim, todos estão bem próximos em porte. No porta-malas, os 530 litros do Audi Q3 é o destaque ante os 476 litros do novo X1 e os 435 litros do Mercedes-Benz GLA.

  BMW X1 MERCEDES-BENZ GLA AUDI Q3 
COMPRIMENTO 4.500 mm 4.410 mm 4.484 mm
ENTRE-EIXOS 2.692 mm 2.729 mm 2.680 mm
LARGURA 1.845 mm 1.834 mm 1.849 mm
ALTURA 1.630 mm 1.611 mm 1.616 mm
PORTA-MALAS 476 litros 435 litros 530 litros
SUVs compactos premium em versões mais baratas
SUVs compactos premium em versões mais baratas
SUVs compactos premium em versões mais baratas

Motorização

O novo X1 com o motor 1.5 turbo criou uma versão de entrada para o SUV premium. Por outro lado, é o menor potente do trio, principalmente ao lado do Audi Q3 e seu 2.0 turbo com sistema de tração integral Quattro. Se aproxima do 1.3 turbo da Mercedes-Benz com seus 163 cv, que tem a capacidade de desativar cilindros para reduzir o consumo. Tanto o BMW quanto o GLA 200 tem tração dianteira, enquanto o Q3 é o único com a integral do trio, mesmo na versão de entrada.

  BMW X1 sDrive18i MERCEDES-BENZ GLA 200 AUDI Q3 2.0T
MOTOR 1.5 turbo, 3 cilindros 1.3 turbo, 4 cilindros 2.0 turbo, 4 cilindros
POTÊNCIA 156 cv (de 4.700 a 6.500 rpm) 163 cv (5.500 rpm) 231 cv (de 5.000 a 6.600 rpm)
TORQUE 23,4 kgfm (de 1.500 a 4.600 rpm) 25,5 kgfm (de 1.620 a 4.000 rpm) 34,7 kgfm (de 1.700 a 4.500 rpm)
TRANSMISSÃO automatizada de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira automatizada de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira automática, 8 marchas, tração integral

Preços e equipamentos

Estamos falando nas três versões de entrada dos SUVs. No caso do Mercedes-Benz GLA 200, é vendido em versão única, a AMG Line, com kit visual mais esportivo inspirado pela divisão da empresa. É o mais caro e ultrapassa os R$ 300 mil, diferente do BMW X1, que recebeu essa versão 1.5 turbo justamente pra isso, e o Audi Q3, que se aproveita da nacionalização, mesmo que seja só montado no Paraná. Por outro lado, o GLA é o mais completo do trio, se comparando com as versões mais completas do X1 e Q3. 

SUVs compactos premium em versões mais baratas
SUVs compactos premium em versões mais baratas
SUVs compactos premium em versões mais baratas

BMW X1 sDrive18i (R$ 296.950): Painel de instrumentos digital de 10,2", sistema multimídia com tela de 10,7" com espelhamento sem fios, faróis fullLEDs adaptativos, rodas de 18", ar-condicionado automático, bancos dianteiros elétricos, seletor de modos de condução, chave presencial com partida por botão.

Audi Q3 Prestige (R$ 285.990): Sistema multimídia de 10,1" com espelhamento, rodas de 18", chave presencial com partida por botão, seletor de modos de condução, faróis fullLEDs com farol-alto automático, banco do motorista elétrico, painel digital de 10".

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line (R$ 357.900): rodas de 20", teto-solar panorâmico, ar-condicionado automático de 2 zonas, painel digital de 10", sistema multimídia de 10,2" com espelhamento, carregador por indução, bancos dianteiros elétricos, porta-malas com abertura elétrica, sistema de estacionamento automático, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, faróis fullLEDs, kit visual AMG. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com