O mercado automotivo brasileiro emplacou 1.957.699 unidades em 2022, uma leve queda na comparação com 2021 quando somamos os automóveis e comerciais leves. Entre as marcas, a Fiat levou a melhor com 21,97% de participação, muito ajudada pelas suas picapes Strada e Toro, seguida pela GM (14,89%) e Volkswagen (13,75%). Em modelos, o ranking geral foi dominado pela Strada (112.456 unidades), seguida do Hyundai HB20 (96.255) e Chevrolet Onix (85.252). 

E quem levou a melhor em cada segmento? Temos exemplos onde a briga foi mais acirrada, como os SUVs compactos, modelos que dominaram as vendas, como os sedãs compactos, e quem nadou sozinho na tempestade, como os hatches médios. Veja quem levou a melhor em 2022 em cada segmento do mercado brasileiro. 

Subcompacto: Fiat Mobi (72.756 unidades)

Fiat Mobi Like - movimento

Existem dois subcompactos, Renault Kwid e Fiat Mobi. A dupla que disputa o posto de carro mais barato do Brasil também disputa por compradores. O Fiat levou a melhor, com 72.756 unidades em 2022, contra as 57.388 do Kwid, que teve uma boa renovação no ano passado. No geral, o Mobi foi o 5º mais vendido em 2022. 

Hatch compacto: Hyundai HB20 (96.255 unidades)

Hyundai HB20 1.0 Comfort 2023

Mesmo com o Chevrolet Onix voltando a ter fôlego, não deu. O Hyundai HB20 fechou 2022 como o hatch compacto mais vendido, seguido do Onix (85.252) e do VW Gol (72.606) em seu último ano de vida e muito ajudado pelas vendas diretas para locadoras e empresas. Será que o Onix volta a ser líder em 2023? 

Hatch médio: Chevrolet Cruze Sport6 (1.399 unidades)

Chevrolet Cruze RS 2023

Neste caso, é quase como nadar sozinho na piscina. O Chevrolet Cruze só tem concorrentes do segmento premium, como Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A, e seu preço foi mais atrativo. Mas é um segmento perto de sumir, com vendas cada vez menores, principalmente quando o Chevrolet deixar de ser vendido. 

Sedã compacto: Onix Plus (75.243 unidades)

Teste: Onix Plus pós-recall

Diferente do seu hatch, o Onix Plus teve um ano melhor no segmento. Abriu uma boa distância do Fiat Cronos (41.680) e do veterano Voyage (35.928) que, como o Gol, teve seu último ano de vida e muitas vendas diretas. Fora o VW, não deveremos ter mudanças no ranking em 2023 nesta categoria. 

Sedã médio: Toyota Corolla (42.887 unidades)

Toyota Corolla GR-S 2022 em destaque

O Toyota Corolla está praticamente sozinho no segmento. Foi seguido pelo Chevrolet Cruze com 8.517 unidades e pelo Honda Civic, que deixou de ser produzido em dezembro de 2021, com 1.996 unidades. E considerando os próximos lançamentos, isso não mudará mesmo com a chegada do Nissan Sentra e o Civic híbrido nos próximos meses. 

Monovolume: Chevrolet Spin (17.816 unidades)

Chevrolet Spin Premier 2023

A Chevrolet prepara mais uma renovação para a Spin. Não é a toa, já que é praticamente a única monovolume do país e a forma mais acessível de ter um carro zero com 7 lugares ou muito espaço interno. Para não dizer que estava sozinha, como o Cruze Sport6, tem a concorrência de importados, como a Kia Carnival e suas 346 unidades emplacadas.

SUV compacto: Chevrolet Tracker (70.806 unidades)

Chevrolet Tracker Premier 1.2T 2023

A Chevrolet deve estar feliz. Colocou o Tracker como o SUV compacto mais vendido de 2022 depois de dois anos complicados para o SUV. Desbancou o VW T-Cross por uma margem relativamente pequena, com 70.806 unidades versus 65.341. Em terceiro, o Hyundai Creta com 62.651 unidades emplacadas e mostrando a força do segmento.

SUV médio: Jeep Compass (63.564 unidades)

Jeep Compass Sport em movimento

Se a Jeep não teve um bom 2022 entre os compactos com o Renegade, compensou com o Compass entre os médios. Suas 63.564 unidades foram uma boa vantagem para os 42.506 Toyota Corolla Cross emplacados. Em terceiro, o VW Taos com 11.737 unidades, bem distante dos dois primeiros colocados. 

SUV grande: Jeep Commander (22.355 unidades)

Jeep Commander Overland 1.3 Turbo

Outro Jeep que dominou seu segmento, o Commander emplacou 22.355 unidades, mais do que muito SUV compacto. Se considerarmos todos os SUVs grandes, teve a companhia do Toyota SW4 (13.718) e, mais diretamente, do Caoa Chery Tiggo 8 (10.439). Como referência, o Chevrolet Trailblazer emplacou 3.208 unidades na briga particular com o SW4, contra as 1.956 do Mitsubishi Pajero Sport.

Picape compacta: Fiat Strada (112.390 unidades)

Fiat Strada 2023

O modelo mais vendido no geral dominou seu segmento. A Fiat Strada foi um dos maiores acertos da marca italiana e está nadando de braçada. A VW Saveiro, sua única concorrentes direta, emplacou 25.422 unidades em 2022, mas já se prepara para mudar e recuperar (um pouco) do mercado perdido. Tirar a Strada daí? Difícil...

Picape intermediária: Fiat Toro (49.567 unidades)

Fiat Toro Ranch 2.0TD 2022

A Fiat Toro é referência em um segmento entre as compactas e as médias. Foram 49.567 unidades, contra as 12.022 unidades da Renault Oroch, que foi renovada em 2022, e da Ford Maverick (1.382 unidades), esta mais cara, um pouco maior e mais refinada. A Chevrolet Montana entra nessa briga em 2023. 

Picape média: Toyota Hilux (48.606 unidades)

Dianteira da Toyota Hilux SRX 2021

Entre as picapes médias, a Toyota Hilux dominou mais um ano. Foram 48.606 unidades emplacadas, abrindo da Chevrolet S10 (27.128) e do surpreendente terceiro lugar da Mitsubishi L200 (15.831 unidades). Segmento terá reforço da nova geração da Ford Ranger em 2023 logo no começo do ano para esquentar essa briga.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com