Depois de registrar em 2021 um resultado positivo após um péssimo ano de 2020, o mercado francês voltou a ter números negativos. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais na França, no ano passado foram comercializados 1.529.035 veículos novos, quase 8% a menos do que no período anterior.
Segundo o Best Selling Cars Blog (BSCB), a continuada crise dos microchips e o aumento dos índices de inflação fizeram de 2022 o pior ano para o mercado desde 1975 - para 2023, a previsão de especialistas é de que o cenário negativo permaneça. Na disputa entre as montadoras, a Peugeot (245.608) repetiu a liderança conquistada em 2021.
Galeria: Peugeot 208 GT e GT-Line
Esta foi apenas a 2ª vez desde 1939 em que a marca do leão ficou à frente da rival Renault (236.405), que ao menos reduziu a desvantagem do último ranking para menos de 10 mil unidades. O destaque do ano foi a inédita 3ª posição da Dacia (130.855) e seu recorde de participação de mercado (8,6%), deixando a Citroën (129.883) fora do pódio pela 1ª vez.
Quinta colocada em 2021, a Volkswagen (97.295) foi superada pela Toyota (100.268). Novamente na 7ª posição, a Mercedes (47.977) repetiu a posição de honra entre as marcas premium. A Suzuki (14.750), fechando o top 20, teve a maior queda no período (-35,6%). Em situação oposta, a Tesla (29.199, 15ª) registrou a maior evolução (+10,4%).
POS. | MARCA | 2022 | % MERCADO 2022 | 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | PEUGEOT | 245.608 | 16,1% | 285.929 | 17,2% | -14,1% | 1º |
2º | RENAULT | 236.405 | 15,5% | 268.951 | 16,2% | -12,1% | 2º |
3º | DACIA | 130.855 | 8,6% | 125.204 | 7,5% | 4,5% | 4º |
4º | CITROËN | 129.883 | 8,5% | 161.883 | 9,8% | -19,8% | 3º |
5º | TOYOTA | 100.268 | 6,6% | 96.170 | 5,8% | 4,3% | 6º |
6º | VOLKSWAGEN | 97.292 | 6,4% | 105.298 | 6,3% | -7,6% | 5º |
7º | MERCEDES-BENZ | 47.977 | 3,1% | 50.789 | 3,1% | -5,5% | 7º |
8º | HYUNDAI | 47.106 | 3,1% | 45.241 | 2,7% | 4,1% | 10º |
9º | FORD | 47.095 | 3,1% | 43.777 | 2,6% | 7,6% | 12º |
10º | KIA | 46.224 | 3,0% | 44.215 | 2,7% | 4,5% | 11º |
11º | BMW | 45.439 | 3,0% | 45.968 | 2,8% | -1,2% | 9º |
12º | AUDI | 43.687 | 2,9% | 50.083 | 3,0% | -12,8% | 8º |
13º | FIAT | 36.508 | 2,4% | 39.914 | 2,4% | -8,5% | 13º |
14º | OPEL | 36.052 | 2,4% | 37.393 | 2,3% | -3,6% | 14º |
15º | TESLA | 29.199 | 1,9% | 26.446 | 1,6% | 10,4% | 16º |
16º | SKODA | 28.904 | 1,9% | 30.399 | 1,8% | -4,9% | 15º |
17º | NISSAN | 27.169 | 1,8% | 26.414 | 1,6% | 2,9% | 17º |
18º | MINI | 25.649 | 1,7% | 25.337 | 1,5% | 1,2% | 18º |
19º | DS | 20.959 | 1,4% | 22.782 | 1,4% | -8,0% | 20º |
20º | SUZUKI | 14.750 | 1,0% | 22.907 | 1,4% | -35,6% | 19º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.529.035 | 100,0% | 1.659.003 | 100,0% | -7,8% | ... |
Galeria: Dacia Sandero Acess 2021
Entre os modelos, o Peugeot 208 (88.812) conquistou sua 4ª liderança consecutiva e desta vez com margem maior em relação aos adversários mais próximos. Numa disputa acirradíssima pela 2ª posição, o Dacia Sandero (64.293) terminou à frente do Clio (64.012) pela 1ª vez. Segundo o BSCB, esta foi a 1ª vez desde 1990 em que o Renault não termina o ano entre os dois primeiros.
Atrás do Citroën C3 (58.880), o Peugeot 2008 (51.454) manteve a liderança entre os SUVs / crossovers, mas com vendas quase 32% inferiores às do ano anterior. Em seu 1º ano completo com nova geração, o Peugeot 308 (41.656) subiu da 23ª para a 7ª colocação. Outro com desempenho positivo, o Renault Arkana (31.638) foi o 10º colocado, apenas 10 unidades atrás do Renault Duster (31.648).
11º, o Toyota Yaris (31.115) foi o campeão entre modelos de marcas estrangeiras pelo 4º ano consecutivo. A marca ainda comemorou a 13ª colocação do Yaris Cross (23.577), fora do top 50 em 2021. Representante elétrico da Dacia, o Spring (18.326) encerrou o ano em 18º. A melhor estreia de 2022 foi do Renault Megane E-Tech (17.818), 26º colocado.
POS. | MODELO | 2022 | % MERCADO 2022 | 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | PEUGEOT 208 II | 88.812 | 5,8% | 88.013 | 5,3% | 0,9% | 1º |
2º | DACIA SANDERO | 64.293 | 4,2% | 73.740 | 4,4% | -12,8% | 4º |
3º | RENAULT CLIO V | 64.012 | 4,2% | 85.247 | 5,1% | -24,9% | 2º |
4º | CITROËN C3 III | 58.880 | 3,9% | 65.365 | 3,9% | -9,9% | 5º |
5º | PEUGEOT 2008 II | 51.454 | 3,4% | 75.477 | 4,5% | -31,8% | 3º |
6º | RENAULT CAPTUR II | 45.577 | 3,0% | 52.596 | 3,2% | -13,3% | 6º |
7º | PEUGEOT 308 III | 41.656 | 2,7% | 17.436 | 1,1% | 138,9% | 23º |
8º | PEUGEOT 3008 | 36.281 | 2,4% | 50.399 | 3,0% | -28,0% | 7º |
9º | DACIA DUSTER | 31.648 | 2,1% | 31.058 | 1,9% | 1,9% | 9º |
10º | RENAULT ARKANA | 31.638 | 2,1% | 17.977 | 1,1% | 76,0% | 21º |
11º | TOYOTA YARIS | 31.115 | 2,0% | 32.299 | 1,9% | -3,7% | 8º |
12º | FIAT 500 | 27.527 | 1,8% | 25.042 | 1,5% | 9,9% | 13º |
13º | TOYOTA YARIS CROSS | 23.577 | 1,5% | 5.088 | 0,3% | 363,4% | - |
14º | RENAULT TWINGO III | 22.535 | 1,5% | 29.111 | 1,8% | -22,6% | 10º |
15º | CITROËN C5 AIRCROSS | 20.653 | 1,4% | 21.907 | 1,3% | -5,7% | 17º |
16º | FORD PUMA | 20.511 | 1,3% | 16.176 | 1,0% | 26,8% | 25º |
17º | CITROËN C3 AIRCROSS | 19.969 | 1,3% | 26.666 | 1,6% | -25,1% | 12º |
18º | DACIA SPRING | 18.326 | 1,2% | 11.386 | 0,7% | 61,0% | 36º |
19º | VW POLO | 18.215 | 1,2% | 23.882 | 1,4% | -23,7% | 15º |
20º | RENAULT MÉGANE IV | 17.818 | 1,2% | 27.952 | 1,7% | -36,3% | 11º |
21º | HYUNDAI TUCSON | 17.584 | 1,2% | 17.755 | 1,1% | -1,0% | 22º |
22º | VW T-ROC | 17.221 | 1,1% | 18.145 | 1,1% | -5,1% | 20º |
23º | TESLA MODEL 3 | 17.005 | 1,1% | 24.911 | 1,5% | -31,7% | 14º |
24º | PEUGEOT 5008 II | 16.265 | 1,1% | 21.478 | 1,3% | -24,3% | 18º |
25º | MINI | 16.244 | 1,1% | 16.040 | 1,0% | 1,3% | 26º |
26º | RENAULT MEGANE E-TECH | 15.580 | 1,0% | - | - | - | - |
27º | DACIA JOGGER | 15.379 | 1,0% | - | - | - | - |
28º | OPEL CORSA | 14.903 | 1,0% | 15.869 | 1,0% | -6,1% | 27º |
29º | CITROËN C4 III | 13.592 | 0,9% | 19.783 | 1,2% | -31,3% | 19º |
30º | KIA SPORTAGE | 13.103 | 0,9% | 6.236 | 0,4% | 110,1% | - |
31º | VW T-CROSS | 13.002 | 0,9% | 13.946 | 0,8% | -6,8% | 29º |
32º | HYUNDAI KONA | 12.693 | 0,8% | 10.997 | 0,7% | 15,4% | 39º |
33º | RENAULT ZOE | 12.180 | 0,8% | 23.573 | 1,4% | -48,3% | 16º |
34º | VW GOLF | 12.179 | 0,8% | 13.870 | 0,8% | -12,2% | 31º |
35º | TOYOTA COROLLA | 11.930 | 0,8% | 16.872 | 1,0% | -29,3% | 24º |
36º | TOYOTA C-HR | 11.901 | 0,8% | 14.565 | 0,9% | -18,3% | 28º |
37º | TESLA MODEL Y | 11.892 | 0,8% | - | - | - | - |
38º | MERCEDES CLASSE A | 11.296 | 0,7% | 13.873 | 0,8% | -18,6% | 30º |
39º | NISSAN QASHQAI | 10.913 | 0,7% | - | - | - | - |
40º | FORD KUGA | 10.790 | 0,7% | 8.407 | 0,5% | 28,3% | 50º |
41º | TOYOTA AYGO X | 10.313 | 0,7% | - | - | - | - |
42º | MERCEDES GLA | 9.955 | 0,7% | 7.125 | 0,4% | 39,7% | - |
43º | VW TIGUAN | 9.740 | 0,6% | 12.804 | 0,8% | -23,9% | 34º |
44º | OPEL MOKKA | 8.606 | 0,6% | 5.951 | 0,4% | 44,6% | - |
45º | BMW SÉRIE 1 | 8.135 | 0,5% | 10.123 | 0,6% | -19,6% | 40º |
46º | AUDI A3 | 7.951 | 0,5% | 8.367 | 0,5% | -5,0% | - |
47º | NISSAN JUKE II | 7.697 | 0,5% | 9.740 | 0,6% | -21,0% | 43º |
48º | RENAULT KADJAR | 7.652 | 0,5% | 11.338 | 0,7% | -32,5% | 37º |
49º | MINI COUNTRYMAN | 7.614 | 0,5% | 7.415 | 0,4% | 2,7% | - |
50º | FORD FIESTA | 7.602 | 0,5% | 8.690 | 0,5% | -12,5% | 47º |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: CCFA, Best Selling Cars Blog