Não é segredo para ninguém que os carros tiveram um grande aumento de preços ao longo de todo o ano de 2022, seja por conta da escassez de componentes ou mesmo devido a fatores econômicos no país. E quando olhamos para o segmento de picapes médias e SUVs montados sobre chassi (com alguns derivados delas), os reajustes são ainda maiores pelo preço de tabela desse segmento, que é bem elevado.

Antes de apontar quais os modelos que ficaram mais caros, vale dizer que o levantamento feito pelos colegas da BFMS considera o aumento de valor no período de janeiro de 2022 a janeiro 2023, isso sempre considerando a versão topo de linha disponibilizada no momento e que pode mudar com o tempo, à exemplo da Hilux, que antes tinha a versão SRX como topo da gama, papel este que foi repassado para a esportiva GR-S.

 

Dito isso, o modelo que mais encareceu no ano passado foi o Toyota SW4, que saltou de R$ 402.460 para nada menos do que R$ 437.890 , um reajuste de nada menos do que R$ 35.400 em 12 meses. Recentemente, o utilitário teve o preço baixado para R$ 433.790. O segundo modelo que mais encareceu também é um Toyota, neste caso a Hilux que passou de R$ 323.290 para R$ 354.790  – um acréscimo de R$ 31.500 no período. A picape baixou de valor também após o período do levantamento (entre 10/01/2022 e 10/01/2023), custando agora R$ 352.290.

Toyota SW4 GR-Sport 2023
Toyota Hilux GR-S 2023 - Brasil
Chevrolet S10 High Country 2021 (Teste)

Quem fecha o pódio na terceira colocação é a Chevrolet S10, cujo aumento foi de R$ 28.040 entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023. Assim, a picape da GM, que em breve vai ganhar uma nova geração, teve seu preço de tabela indo de R$ 297.130 para R$ 325.170. Já a Ram 1500 Rebel foi de R$ 449.990 para R$ 476.425, isso quando consideramos quando a picape vem com o opcional Level II (R$ 19.435), que é bastante requisitado no mercado. A Ford Ranger fecha o top5 ao encarecer R$ 25.000, já que foi de R$ 304.990 para R$ 329.990.

O segundo SUV a aparecer na lista é o Mitsubishi Pajero Sport na 6ª posição, que custava R$ 390.990 e agora é encontrado com preço de tabela de R$ 409.990 (o SUV aumentou R$ 2.000 recentemente, custando agora R$ 411.990). Assim, o utilitário 4x4 da marca dos três diamantes teve um reajuste de R$ 21.000. Atualizada no ano passado, a Nissan Frontier também não escapou da lista e seu preço saltou de R$ 308.890 para R$ 326.890 – um acréscimo de R$ 18.500.

L200 Triton Sport 2021

Na 8ª colocação temos a Mitsubishi L200 Triton Sport, cuja versão topo de linha passou de R$ 298.990 para R$ 316.990, ou R$ 18.000 a mais no período do levantamento até dia 10 de janeiro. Recentemente a picape encareceu mais R$ 10.000 (R$ 326.990), o que no acumulado seria um aumento de R$ 28.000, assim, a picape subiria para a 4ª posição. Vale lembrar que não foi considerada a L200 Triton Sport Sertões, mais cara (R$ 339.990), mas que é uma versão limitada em 100 unidades. Em seguida temos o Chevrolet Trailblazer, SUV que ficou até R$ 16.870 mais caro e, portanto, aparece na 9ª colocação. Seu preço pulou de R$ 368.470 para R$ 385.340.

Por fim temos a Volkswagen Amarok na 10ª posição ao sofrer um reajuste de R$ 14.090 no período de 12 meses, assim passando de R$ 321.410 para R$ 335.500. A picape que menos aumentou no mercado é, ao mesmo tempo, uma das mais caras à venda oficialmente no Brasil: a Ram 2500, que foi de R$ 474.990 para 481.283 – o que significa um aumento de R$ 6.293. Lançadas há pouco tempo no mercado, Ram 3500 (R$ 529.990), Ram Classic (R$ 359.990) e Jeep Gladiator (R$ 499.990) ainda não tiveram seus preços reajustados.


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