Em mais um ano de alta, os SUVs e crossovers médios e grandes encerraram 2022 com 193.961 unidades emplacadas de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, 13,6% a mais do que em 2021 (170.731). Este resultado representou quase 10% de todos os 1.957.699 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil no ano passado.

Em seu 6º ano completo no mercado, o Jeep Compass (63.564), único entre os nove primeiros com diminuição do ritmo, se manteve à frente na faixa intermediária, mas desta vez com menor vantagem em relação ao Toyota Corolla Cross (42.506). Com isso, a participação de mercado do modelo produzido em Goiana (PE) caiu 9 pontos percentuais, mas ainda ficou em confortáveis 45%.

Em seu 1º ano cheio, o VW Taos foi o preferido por 11.737 consumidores, bem longe da briga do Jeep e do Toyota. O Caoa Chery Tiggo 7 (8.876), em seu 4º ano no mercado, mais do que dobrou as vendas de 2021 com o reforço da versão Pro. O Mitsubishi Eclipse Cross, com 3.725 unidades, foi a única novidade no top 5.

Oitavo no último ranking, o Hyundai Tucson (2.239) subiu duas colocações. Com versão reestilizada nas lojas, o Chevrolet Equinox (1.768) quintuplicou as vendas de 2021 e superou o Ford Bronco Sport (1.583). Atrás do Toyota RAV4 (1.084), o Ford Territory (978) completou o top 10 perdendo quase 60% de seus compradores.

Mesmo com nova geração, o Kia Sportage (873) encerrou 2022 em baixa (-27%). Valerá acompanhar com atenção o desempenho comercial dos chineses da BYD ao longo de 2023, modelos que tem feito muito sucesso em seu país de origem.

SUVs / Crossovers II 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

% 2022 

TOTAL 2021 

% 2021 

% VARIAÇÃO 2022/2021 

POS. 2021 

 

JEEP COMPASS 

63564 

45,07% 

70907 

54,18% 

-10,36% 

 

 

TOYOTA COROLLA CROSS 

42506 

30,14% 

34249 

26,17% 

24,11% 

 

 

VW TAOS 

11737 

8,32% 

7732 

5,91% 

51,80% 

 

 

CAOA CHERY TIGGO 7 

8876 

6,29% 

4016 

3,07% 

121,02% 

 

 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

3725 

2,64% 

2323 

1,77% 

60,35% 

 

 

HYUNDAI TUCSON 

2239 

1,59% 

1550 

1,18% 

44,45% 

 

 

CHEVROLET EQUINOX 

1768 

1,25% 

318 

0,24% 

455,97% 

14º 

 

FORD BRONCO SPORT 

1583 

1,12% 

1053 

0,80% 

50,33% 

10º 

 

TOYOTA RAV4 

1084 

0,77% 

819 

0,63% 

32,36% 

11º 

10º 

FORD TERRITORY 

978 

0,69% 

2231 

1,70% 

-56,16% 

 

11º 

KIA SPORTAGE 

873 

0,62% 

1192 

0,91% 

-26,76% 

 

12º 

PEUGEOT 3008 

814 

0,58% 

670 

0,51% 

21,49% 

12º 

13º 

SUBARU XV 

278 

0,20% 

205 

0,16% 

35,61% 

16º 

14º 

HYUNDAI IX35 

275 

0,19% 

2597 

1,98% 

-89,41% 

 

15º 

JAC E-JS4 

233 

0,17% 

36 

0,03% 

547,22% 

19º 

16º 

SUBARU FORESTER 

191 

0,14% 

174 

0,13% 

9,77% 

17º 

17º 

KIA NIRO 

160 

0,11% 

0 

0,00% 

- 

- 

18º 

HONDA CR-V 

77 

0,05% 

420 

0,32% 

-81,67% 

13º 

19º 

JAC T60 

52 

0,04% 

172 

0,13% 

-69,77% 

18º 

20º 

BYD SONG PLUS 

12 

0,01% 

0 

0,00% 

- 

- 

21º 

BYD YUAN PLUS 

8 

0,01% 

0 

0,00% 

- 

- 

22º 

MITSUBISHI ASX 

5 

0,00% 

206 

0,16% 

-97,57% 

15º 

23º 

DODGE JOURNEY 

2 

0,00% 

1 

0,00% 

100,00% 

23º 

24º 

SUBARU OUTBACK 

1 

0,00% 

7 

0,01% 

-85,71% 

20º 

 

 

141041 

100,00% 

130878 

100,00% 

7,77% 

 

Já entre os modelos maiores tivemos uma troca de líder: preferido nos últimos anos, o Toyota SW4 (13.718) foi superado com grande margem pelo Jeep Commander (22.355) em seu 1º ano completo. Vice em 2021, o Caoa Chery Tiggo 8 (10.439) praticamente repetiu o desempenho do ano anterior. Com 3.208 unidades, o Chevrolet Trailblazer foi o 4º colocado.

O Mitsubishi Pajero (1.956), que havia sido o 7º no ranking anterior, subiu duas posições. O ano foi bastante negativo para o Mitsubishi Outlander (1.087), que perdeu quase 2/3 de seus compradores. Sem contar com a versão reestilizada nas concessionárias, o VW Tiguan encerrou o ano com apenas 53 unidades vendidas, menos até do que o Jeep Wrangler (68).

SUVs / Crossovers III 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

% 2022 

TOTAL 2021 

% 2021 

% VARIAÇÃO 2022/2021 

POS. 2021 

 

JEEP COMMANDER 

22355 

42,24% 

3715 

9,32% 

501,75% 

 

 

TOYOTA SW4 

13718 

25,92% 

13641 

34,23% 

0,56% 

 

 

CAOA CHERY TIGGO 8 

10439 

19,73% 

10462 

26,25% 

-0,22% 

 

 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

3208 

6,06% 

3320 

8,33% 

-3,37% 

 

 

MITSUBISHI PAJERO 

1956 

3,70% 

2080 

5,22% 

-5,96% 

 

 

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT 

1087 

2,05% 

2868 

7,20% 

-62,10% 

 

 

JEEP WRANGLER 

68 

0,13% 

214 

0,54% 

-68,22% 

 

 

VW TIGUAN  

53 

0,10% 

3415 

8,57% 

-98,45% 

 

 

JEEP GRAND CHEROKEE 

24 

0,05% 

15 

0,04% 

60,00% 

12º 

10º 

FORD EXPLORER 

4 

0,01% 

1 

0,00% 

300,00% 

17º 

11º 

HYUNDAI SANTA FE 

3 

0,01% 

7 

0,02% 

-57,14% 

14º 

12º 

FORD EDGE 

2 

0,00% 

41 

0,10% 

-95,12% 

10º 

13º 

KIA SORENTO 

2 

0,00% 

72 

0,18% 

-97,22% 

 

14º 

LIFAN X80 

1 

0,00% 

2 

0,01% 

-50,00% 

16º 

 

 

52920 

100,00% 

39853 

100,00% 

32,79% 

 

EM DEZEMBRO

Após três meses seguidos em alta, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes perdeu fôlego no final de 2022. Somando os modelos das duas categorias, foram emplacadas em dezembro 18.673 unidades, 3,3% abaixo do registrado no mesmo período de 2021 (19.317). Na comparação com novembro (18.135), houve uma leve evolução (+3%).

Embora com desempenho pior do que há um ano, o Jeep Compass (6.092) superou a casa das 5 mil unidades pela 7ª vez no período. Também em baixa (-15%), o Toyota Corolla Cross (3.894) não sofreu qualquer ameaça na disputa pelo 2º lugar. O Volkswagen Taos (1.495) completou o pódio com seu 2º melhor desempenho em 2022, mas praticamente estável em relação a 2021.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid (1)

Atrás do Caoa Chery Tiggo 7 (880), o Chevrolet Equinox (356) teve seu melhor desempenho desde outubro de 2020 (476). Top 5 nos últimos meses, o Mitsubishi Eclipse Cross (284) veio na sequência. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do BYD Yuan Plus (8), nova aposta da marca chinesa por aqui, e novos registros do híbrido Kia Niro (6).

SUVs / Crossovers II 

POS. 

MODELO 

DEZ/22 

NOV/22 

DEZ/21 

% DEZ 22 

% NOV 22 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

 

JEEP COMPASS 

6092 

6407 

6668 

44,66% 

49,71% 

-4,92% 

-8,64% 

 

TOYOTA COROLLA CROSS 

3894 

3402 

4581 

28,55% 

26,39% 

14,46% 

-15,00% 

 

VW TAOS 

1495 

1149 

1462 

10,96% 

8,91% 

30,11% 

2,26% 

 

CAOA CHERY TIGGO 7 

880 

672 

213 

6,45% 

5,21% 

30,95% 

313,15% 

 

CHEVROLET EQUINOX 

356 

288 

4 

2,61% 

2,23% 

23,61% 

8800,00% 

 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

284 

476 

197 

2,08% 

3,69% 

-40,34% 

44,16% 

 

KIA SPORTAGE 

169 

57 

78 

1,24% 

0,44% 

196,49% 

116,67% 

 

TOYOTA RAV4 

111 

109 

41 

0,81% 

0,85% 

1,83% 

170,73% 

 

FORD BRONCO SPORT 

94 

145 

130 

0,69% 

1,12% 

-35,17% 

-27,69% 

10º 

SUBARU XV 

77 

9 

0 

0,56% 

0,07% 

755,56% 

- 

11º 

PEUGEOT 3008 

54 

72 

24 

0,40% 

0,56% 

-25,00% 

125,00% 

12º 

FORD TERRITORY 

52 

54 

71 

0,38% 

0,42% 

-3,70% 

-26,76% 

13º 

JAC E-JS4 

22 

13 

3 

0,16% 

0,10% 

69,23% 

633,33% 

14º 

HYUNDAI TUCSON 

21 

20 

84 

0,15% 

0,16% 

5,00% 

-75,00% 

15º 

HYUNDAI IX35 

12 

5 

121 

0,09% 

0,04% 

140,00% 

-90,08% 

16º 

SUBARU FORESTER 

12 

1 

1 

0,09% 

0,01% 

1100,00% 

1100,00% 

17º 

BYD YUAN PLUS 

8 

0 

0 

0,06% 

0,00% 

- 

- 

18º 

KIA NIRO 

6 

8 

0 

0,04% 

0,06% 

-25,00% 

- 

19º 

JAC T60 

1 

2 

15 

0,01% 

0,02% 

-50,00% 

-93,33% 

 

 

13640 

12889 

13693 

100,00% 

100,00% 

5,83% 

-0,39% 

Toyota SW4 Diamond 2022 (Brasil)

Na faixa de cima, o Jeep Commander (2.281) completou 13 meses consecutivos no topo do ranking e o 5º com desempenho acima das 2 mil unidades. Vice, o Toyota SW4 (1.380) registrou queda de 12% frente a 2021. Bem menor, no entanto, do que os quase 44% de retração do Caoa Chery Tiggo 8 (715), terceiro colocado. Destaque para o Mitsubishi Pajero (349), que não vendia tanto desde dezembro de 2015 (379).

SUVs / Crossovers III 

POS. 

MODELO 

DEZ/22 

NOV/22 

DEZ/21 

% DEZ 22 

% NOV 22 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

 

JEEP COMMANDER 

2281 

2422 

2185 

45,32% 

46,17% 

-5,82% 

4,39% 

 

TOYOTA SW4 

1380 

1522 

1568 

27,42% 

29,01% 

-9,33% 

-11,99% 

 

CAOA CHERY TIGGO 8 

715 

776 

1272 

14,21% 

14,79% 

-7,86% 

-43,79% 

 

MITSUBISHI PAJERO 

349 

186 

96 

6,93% 

3,55% 

87,63% 

263,54% 

 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

296 

335 

289 

5,88% 

6,39% 

-11,64% 

2,42% 

 

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT 

8 

1 

198 

0,16% 

0,02% 

700,00% 

-95,96% 

 

JEEP WRANGLER 

4 

4 

16 

0,08% 

0,08% 

0,00% 

-75,00% 

 

 

5033 

5246 

5624 

100,00% 

100,00% 

-4,06% 

-10,51% 

Fontes: Fenabrave / Abeifa


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com