Em mais um ano de alta, os SUVs e crossovers médios e grandes encerraram 2022 com 193.961 unidades emplacadas de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, 13,6% a mais do que em 2021 (170.731). Este resultado representou quase 10% de todos os 1.957.699 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil no ano passado.
Em seu 6º ano completo no mercado, o Jeep Compass (63.564), único entre os nove primeiros com diminuição do ritmo, se manteve à frente na faixa intermediária, mas desta vez com menor vantagem em relação ao Toyota Corolla Cross (42.506). Com isso, a participação de mercado do modelo produzido em Goiana (PE) caiu 9 pontos percentuais, mas ainda ficou em confortáveis 45%.
Em seu 1º ano cheio, o VW Taos foi o preferido por 11.737 consumidores, bem longe da briga do Jeep e do Toyota. O Caoa Chery Tiggo 7 (8.876), em seu 4º ano no mercado, mais do que dobrou as vendas de 2021 com o reforço da versão Pro. O Mitsubishi Eclipse Cross, com 3.725 unidades, foi a única novidade no top 5.
Oitavo no último ranking, o Hyundai Tucson (2.239) subiu duas colocações. Com versão reestilizada nas lojas, o Chevrolet Equinox (1.768) quintuplicou as vendas de 2021 e superou o Ford Bronco Sport (1.583). Atrás do Toyota RAV4 (1.084), o Ford Territory (978) completou o top 10 perdendo quase 60% de seus compradores.
Mesmo com nova geração, o Kia Sportage (873) encerrou 2022 em baixa (-27%). Valerá acompanhar com atenção o desempenho comercial dos chineses da BYD ao longo de 2023, modelos que tem feito muito sucesso em seu país de origem.
SUVs / Crossovers II |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | % 2022 | TOTAL 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | JEEP COMPASS | 63564 | 45,07% | 70907 | 54,18% | -10,36% | 1º |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 42506 | 30,14% | 34249 | 26,17% | 24,11% | 2º |
3º | VW TAOS | 11737 | 8,32% | 7732 | 5,91% | 51,80% | 3º |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 8876 | 6,29% | 4016 | 3,07% | 121,02% | 4º |
5º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 3725 | 2,64% | 2323 | 1,77% | 60,35% | 6º |
6º | HYUNDAI TUCSON | 2239 | 1,59% | 1550 | 1,18% | 44,45% | 8º |
7º | CHEVROLET EQUINOX | 1768 | 1,25% | 318 | 0,24% | 455,97% | 14º |
8º | FORD BRONCO SPORT | 1583 | 1,12% | 1053 | 0,80% | 50,33% | 10º |
9º | TOYOTA RAV4 | 1084 | 0,77% | 819 | 0,63% | 32,36% | 11º |
10º | FORD TERRITORY | 978 | 0,69% | 2231 | 1,70% | -56,16% | 7º |
11º | KIA SPORTAGE | 873 | 0,62% | 1192 | 0,91% | -26,76% | 9º |
12º | PEUGEOT 3008 | 814 | 0,58% | 670 | 0,51% | 21,49% | 12º |
13º | SUBARU XV | 278 | 0,20% | 205 | 0,16% | 35,61% | 16º |
14º | HYUNDAI IX35 | 275 | 0,19% | 2597 | 1,98% | -89,41% | 5º |
15º | JAC E-JS4 | 233 | 0,17% | 36 | 0,03% | 547,22% | 19º |
16º | SUBARU FORESTER | 191 | 0,14% | 174 | 0,13% | 9,77% | 17º |
17º | KIA NIRO | 160 | 0,11% | 0 | 0,00% | - | - |
18º | HONDA CR-V | 77 | 0,05% | 420 | 0,32% | -81,67% | 13º |
19º | JAC T60 | 52 | 0,04% | 172 | 0,13% | -69,77% | 18º |
20º | BYD SONG PLUS | 12 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
21º | BYD YUAN PLUS | 8 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
22º | MITSUBISHI ASX | 5 | 0,00% | 206 | 0,16% | -97,57% | 15º |
23º | DODGE JOURNEY | 2 | 0,00% | 1 | 0,00% | 100,00% | 23º |
24º | SUBARU OUTBACK | 1 | 0,00% | 7 | 0,01% | -85,71% | 20º |
|
| 141041 | 100,00% | 130878 | 100,00% | 7,77% |
|
Já entre os modelos maiores tivemos uma troca de líder: preferido nos últimos anos, o Toyota SW4 (13.718) foi superado com grande margem pelo Jeep Commander (22.355) em seu 1º ano completo. Vice em 2021, o Caoa Chery Tiggo 8 (10.439) praticamente repetiu o desempenho do ano anterior. Com 3.208 unidades, o Chevrolet Trailblazer foi o 4º colocado.
O Mitsubishi Pajero (1.956), que havia sido o 7º no ranking anterior, subiu duas posições. O ano foi bastante negativo para o Mitsubishi Outlander (1.087), que perdeu quase 2/3 de seus compradores. Sem contar com a versão reestilizada nas concessionárias, o VW Tiguan encerrou o ano com apenas 53 unidades vendidas, menos até do que o Jeep Wrangler (68).
SUVs / Crossovers III |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | % 2022 | TOTAL 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | JEEP COMMANDER | 22355 | 42,24% | 3715 | 9,32% | 501,75% | 3º |
2º | TOYOTA SW4 | 13718 | 25,92% | 13641 | 34,23% | 0,56% | 1º |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 10439 | 19,73% | 10462 | 26,25% | -0,22% | 2º |
4º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 3208 | 6,06% | 3320 | 8,33% | -3,37% | 5º |
5º | MITSUBISHI PAJERO | 1956 | 3,70% | 2080 | 5,22% | -5,96% | 7º |
6º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 1087 | 2,05% | 2868 | 7,20% | -62,10% | 6º |
7º | JEEP WRANGLER | 68 | 0,13% | 214 | 0,54% | -68,22% | 8º |
8º | VW TIGUAN | 53 | 0,10% | 3415 | 8,57% | -98,45% | 4º |
9º | JEEP GRAND CHEROKEE | 24 | 0,05% | 15 | 0,04% | 60,00% | 12º |
10º | FORD EXPLORER | 4 | 0,01% | 1 | 0,00% | 300,00% | 17º |
11º | HYUNDAI SANTA FE | 3 | 0,01% | 7 | 0,02% | -57,14% | 14º |
12º | FORD EDGE | 2 | 0,00% | 41 | 0,10% | -95,12% | 10º |
13º | KIA SORENTO | 2 | 0,00% | 72 | 0,18% | -97,22% | 9º |
14º | LIFAN X80 | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 16º |
|
| 52920 | 100,00% | 39853 | 100,00% | 32,79% |
|
EM DEZEMBRO
Após três meses seguidos em alta, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes perdeu fôlego no final de 2022. Somando os modelos das duas categorias, foram emplacadas em dezembro 18.673 unidades, 3,3% abaixo do registrado no mesmo período de 2021 (19.317). Na comparação com novembro (18.135), houve uma leve evolução (+3%).
Embora com desempenho pior do que há um ano, o Jeep Compass (6.092) superou a casa das 5 mil unidades pela 7ª vez no período. Também em baixa (-15%), o Toyota Corolla Cross (3.894) não sofreu qualquer ameaça na disputa pelo 2º lugar. O Volkswagen Taos (1.495) completou o pódio com seu 2º melhor desempenho em 2022, mas praticamente estável em relação a 2021.
Atrás do Caoa Chery Tiggo 7 (880), o Chevrolet Equinox (356) teve seu melhor desempenho desde outubro de 2020 (476). Top 5 nos últimos meses, o Mitsubishi Eclipse Cross (284) veio na sequência. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do BYD Yuan Plus (8), nova aposta da marca chinesa por aqui, e novos registros do híbrido Kia Niro (6).
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/22 | NOV/22 | DEZ/21 | % DEZ 22 | % NOV 22 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMPASS | 6092 | 6407 | 6668 | 44,66% | 49,71% | -4,92% | -8,64% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3894 | 3402 | 4581 | 28,55% | 26,39% | 14,46% | -15,00% |
3º | VW TAOS | 1495 | 1149 | 1462 | 10,96% | 8,91% | 30,11% | 2,26% |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 880 | 672 | 213 | 6,45% | 5,21% | 30,95% | 313,15% |
5º | CHEVROLET EQUINOX | 356 | 288 | 4 | 2,61% | 2,23% | 23,61% | 8800,00% |
6º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 284 | 476 | 197 | 2,08% | 3,69% | -40,34% | 44,16% |
7º | KIA SPORTAGE | 169 | 57 | 78 | 1,24% | 0,44% | 196,49% | 116,67% |
8º | TOYOTA RAV4 | 111 | 109 | 41 | 0,81% | 0,85% | 1,83% | 170,73% |
9º | FORD BRONCO SPORT | 94 | 145 | 130 | 0,69% | 1,12% | -35,17% | -27,69% |
10º | SUBARU XV | 77 | 9 | 0 | 0,56% | 0,07% | 755,56% | - |
11º | PEUGEOT 3008 | 54 | 72 | 24 | 0,40% | 0,56% | -25,00% | 125,00% |
12º | FORD TERRITORY | 52 | 54 | 71 | 0,38% | 0,42% | -3,70% | -26,76% |
13º | JAC E-JS4 | 22 | 13 | 3 | 0,16% | 0,10% | 69,23% | 633,33% |
14º | HYUNDAI TUCSON | 21 | 20 | 84 | 0,15% | 0,16% | 5,00% | -75,00% |
15º | HYUNDAI IX35 | 12 | 5 | 121 | 0,09% | 0,04% | 140,00% | -90,08% |
16º | SUBARU FORESTER | 12 | 1 | 1 | 0,09% | 0,01% | 1100,00% | 1100,00% |
17º | BYD YUAN PLUS | 8 | 0 | 0 | 0,06% | 0,00% | - | - |
18º | KIA NIRO | 6 | 8 | 0 | 0,04% | 0,06% | -25,00% | - |
19º | JAC T60 | 1 | 2 | 15 | 0,01% | 0,02% | -50,00% | -93,33% |
|
| 13640 | 12889 | 13693 | 100,00% | 100,00% | 5,83% | -0,39% |
Na faixa de cima, o Jeep Commander (2.281) completou 13 meses consecutivos no topo do ranking e o 5º com desempenho acima das 2 mil unidades. Vice, o Toyota SW4 (1.380) registrou queda de 12% frente a 2021. Bem menor, no entanto, do que os quase 44% de retração do Caoa Chery Tiggo 8 (715), terceiro colocado. Destaque para o Mitsubishi Pajero (349), que não vendia tanto desde dezembro de 2015 (379).
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/22 | NOV/22 | DEZ/21 | % DEZ 22 | % NOV 22 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMMANDER | 2281 | 2422 | 2185 | 45,32% | 46,17% | -5,82% | 4,39% |
2º | TOYOTA SW4 | 1380 | 1522 | 1568 | 27,42% | 29,01% | -9,33% | -11,99% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 715 | 776 | 1272 | 14,21% | 14,79% | -7,86% | -43,79% |
4º | MITSUBISHI PAJERO | 349 | 186 | 96 | 6,93% | 3,55% | 87,63% | 263,54% |
5º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 296 | 335 | 289 | 5,88% | 6,39% | -11,64% | 2,42% |
6º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 8 | 1 | 198 | 0,16% | 0,02% | 700,00% | -95,96% |
7º | JEEP WRANGLER | 4 | 4 | 16 | 0,08% | 0,08% | 0,00% | -75,00% |
|
| 5033 | 5246 | 5624 | 100,00% | 100,00% | -4,06% | -10,51% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa