Ranking das picapes mais vendidas em 2022: Strada completa 22 anos como líder
Apesar de registrar recorde em dezembro, Toyota Hilux não passou a Fiat Toro no segmento acima
O ano de 2022 trouxe ao segmento de picapes um momento de baixa após anos seguidos de crescimento. De acordo com os números da Fenabrave, foram emplacadas 325.683 unidades no período, 9,3% a menos do que em 2021 (358.951). Do total de 1.957.699 veículos registrados no Brasil em 2022, 16,6% foram de modelos com caçambas – no ano anterior, vale ressaltar, este número havia sido superior a 18%.
Na faixa de entrada, a Fiat Strada (112.456), modelo mais vendido no Brasil pelo 2º ano seguido, se aproximou dos 83% de participação de mercado com o seu melhor desempenho desde 2014 (153.130). Rival mais próxima, a Volkswagen Saveiro (23.422), em queda superior a 12%, emplacou quase cinco vezes menos. Já aposentada – a nova geração estreia na faixa de cima em 2023 -, a Chevrolet Montana ainda emplacou 18 unidades.
Picapes Pequenas |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
FIAT STRADA |
112456 |
82,74% |
109107 |
79,04% |
3,07% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
23422 |
17,23% |
26751 |
19,38% |
-12,44% |
2º |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
18 |
0,01% |
2182 |
1,58% |
-99,18% |
3º |
4º |
EFFA K01 |
16 |
0,01% |
6 |
0,00% |
166,67% |
4º |
5º |
EFFA K02 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
5º |
135913 |
100,00% |
138047 |
100,00% |
-1,55% |
Já entre os modelos maiores a Toro (49.567) chegou ao 7º ano seguido no topo, mas nunca de maneira tão difícil: em queda superior a 30%, a Fiat viu cair de 25 mil para menos de mil unidades a sua vantagem sobre uma Toyota Hilux (48.606) que registrou leve evolução no período (+6%) e conquistou seu melhor desempenho anual pelo menos desde 2002, último ano com números ainda disponibilizados pela Fenabrave.
Repetindo a 3ª posição dos anos anteriores, a Chevrolet S10 (27.128) perdeu quase 23% de seus compradores e voltou ao patamar de 2020 (26.639). Na disputa pelo 4º lugar, a Mitsubishi L200 (15.831) superou a Ford Ranger (14.302), que perdeu quase 1/3 de seus registros. Praticamente estável em relação a 2021, a Renault Oroch (12.022) foi novamente a sexta colocada.
Nissan Frontier (8.672) e VW Amarok (6.012), ambas com quedas superiores a 23%, repetiram as mesmas colocações de 2021. Principal aposta da Ford, a Maverick (1.382) fechou o top 10 em seu 1º ano completo atrás da estreante 3500 (2.204). A Ram ainda emplacou outros três modelos até a 14ª posição: 1500 (1.251), 2500 (1.046) e Classic (552).
Picapes Médias / Grandes |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
FIAT TORO |
49567 |
26,12% |
70890 |
32,09% |
-30,08% |
1º |
2º |
TOYOTA HILUX |
48606 |
25,61% |
45893 |
20,78% |
5,91% |
2º |
3º |
CHEVROLET S10 |
27128 |
14,30% |
35046 |
15,86% |
-22,59% |
3º |
4º |
MITSUBISHI L200 |
15831 |
8,34% |
13157 |
5,96% |
20,32% |
5º |
5º |
FORD RANGER |
14302 |
7,54% |
20499 |
9,28% |
-30,23% |
4º |
6º |
RENAULT OROCH |
12022 |
6,34% |
12133 |
5,49% |
-0,91% |
6º |
7º |
NISSAN FRONTIER |
8672 |
4,57% |
11816 |
5,35% |
-26,61% |
7º |
8º |
VW AMAROK |
6012 |
3,17% |
7894 |
3,57% |
-23,84% |
8º |
9º |
RAM 3500 |
2204 |
1,16% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
FORD MAVERICK |
1382 |
0,73% |
39 |
0,02% |
3443,59% |
13º |
11º |
RAM 1500 |
1251 |
0,66% |
533 |
0,24% |
134,71% |
11º |
12º |
RAM 2500 |
1046 |
0,55% |
2227 |
1,01% |
-53,03% |
9º |
13º |
EFFA V21 |
720 |
0,38% |
545 |
0,25% |
32,11% |
10º |
14º |
RAM CLASSIC |
552 |
0,29% |
0 |
0,00% |
- |
- |
15º |
EFFA V22 |
270 |
0,14% |
212 |
0,10% |
27,36% |
12º |
16º |
JEEP GLADIATOR |
130 |
0,07% |
0 |
0,00% |
- |
- |
17º |
FORD F150 / F250 |
39 |
0,02% |
9 |
0,00% |
333,33% |
14º |
18º |
CHEVROLET SILVERADO |
25 |
0,01% |
8 |
0,00% |
212,50% |
15º |
19º |
AGRALE MARRUÁ |
5 |
0,00% |
3 |
0,00% |
66,67% |
17º |
20º |
TOYOTA TACOMA |
3 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
21º |
TOYOTA TUNDRA |
3 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
189770 |
100,00% |
220904 |
100,00% |
-14,09% |
EM DEZEMBRO
No apagar das luzes de 2022, o segmento de picapes emplacou 33.099 unidades, pouco mais de 16% dos 202.176 veículos registrados no Brasil. Na comparação com o mesmo período do ano anterior (28.645) houve um crescimento de pouco mais de 15%. Em relação a novembro (32.542), no entanto, a evolução foi bem mais modesta (+1,7%).
Com 9.169 unidades, a Fiat Strada manteve mais de 75% de participação de mercado entre as picapes pequenas. Mesmo em alta superior a 18% nos últimos doze meses, a VW Saveiro (3.024) emplacou aproximadamente três vezes menos do que a rival. Ambas, vale ressaltar, ficaram praticamente estáveis em relação a novembro.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
9169 |
9240 |
9060 |
75,19% |
75,63% |
-0,77% |
1,20% |
2º |
VW SAVEIRO |
3024 |
2975 |
2554 |
24,80% |
24,35% |
1,65% |
18,40% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
1 |
13 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-92,31% |
4º |
EFFA K01 |
1 |
1 |
2 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-50,00% |
12195 |
12217 |
11629 |
100,00% |
100,00% |
-0,18% |
4,87% |
O grande destaque na faixa de cima foi a Hilux (5.783). Líder pelo 3º mês consecutivo, a representante da Toyota superou as 5.408 unidades de dezembro de 2021 para marcar seu novo recorde no país. Já a Fiat Toro (4.296), embora avançando nas últimas semanas, perdeu mais de 16% de seus compradores do ano anterior.
Com desempenho muito fraco em novembro, a Chevrolet S10 (3.374) se recuperou bem desde então para encerrar com o seu melhor resultado em 2022. Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, vitória da Ford Ranger sobre a Mitsubishi L200 por apenas 5 unidades (1.594 x 1.589). Sexta, a Renault Oroch (1.192) chegou ao 6º mês seguido acima dos mil emplacamentos. Destaque também para o recorde das Ram 3500 (452) e Classic (304).
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA HILUX |
5783 |
4816 |
5408 |
27,66% |
29,32% |
20,08% |
6,93% |
2º |
FIAT TORO |
4296 |
3473 |
5139 |
20,55% |
21,14% |
23,70% |
-16,40% |
3º |
CHEVROLET S10 |
3374 |
1404 |
2221 |
16,14% |
8,55% |
140,31% |
51,91% |
4º |
FORD RANGER |
1594 |
1284 |
2289 |
7,63% |
7,82% |
24,14% |
-30,36% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
1589 |
1252 |
1561 |
7,60% |
7,62% |
26,92% |
1,79% |
6º |
RENAULT OROCH |
1192 |
1410 |
1390 |
5,70% |
8,58% |
-15,46% |
-14,24% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
948 |
1108 |
1402 |
4,54% |
6,74% |
-14,44% |
-32,38% |
8º |
VW AMAROK |
888 |
774 |
1408 |
4,25% |
4,71% |
14,73% |
-36,93% |
9º |
RAM 3500 |
452 |
304 |
0 |
2,16% |
1,85% |
48,68% |
- |
10º |
RAM CLASSIC |
304 |
207 |
0 |
1,45% |
1,26% |
46,86% |
- |
11º |
RAM 2500 |
138 |
31 |
38 |
0,66% |
0,19% |
345,16% |
263,16% |
12º |
FORD MAVERICK |
128 |
62 |
0 |
0,61% |
0,38% |
106,45% |
- |
13º |
RAM 1500 |
112 |
179 |
9 |
0,54% |
1,09% |
-37,43% |
1144,44% |
14º |
EFFA V21 |
59 |
75 |
36 |
0,28% |
0,46% |
-21,33% |
63,89% |
15º |
EFFA V22 |
21 |
34 |
8 |
0,10% |
0,21% |
-38,24% |
162,50% |
16º |
FORD F150 / F250 |
17 |
4 |
2 |
0,08% |
0,02% |
325,00% |
750,00% |
17º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
8 |
0 |
0,03% |
0,05% |
-25,00% |
- |
18º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
2 |
2 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
0,00% |
19º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
1 |
0 |
0,00% |
0,01% |
0,00% |
- |
20904 |
16428 |
20913 |
100,00% |
100,00% |
27,25% |
-0,04% |
Fonte: Fenabrave
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas