page ad skin

Ranking das picapes mais vendidas em 2022: Strada completa 22 anos como líder

Apesar de registrar recorde em dezembro, Toyota Hilux não passou a Fiat Toro no segmento acima

Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 2021

O ano de 2022 trouxe ao segmento de picapes um momento de baixa após anos seguidos de crescimento. De acordo com os números da Fenabrave, foram emplacadas 325.683 unidades no período, 9,3% a menos do que em 2021 (358.951). Do total de 1.957.699 veículos registrados no Brasil em 2022, 16,6% foram de modelos com caçambas – no ano anterior, vale ressaltar, este número havia sido superior a 18%.

Na faixa de entrada, a Fiat Strada (112.456), modelo mais vendido no Brasil pelo 2º ano seguido, se aproximou dos 83% de participação de mercado com o seu melhor desempenho desde 2014 (153.130). Rival mais próxima, a Volkswagen Saveiro (23.422), em queda superior a 12%, emplacou quase cinco vezes menos. Já aposentada – a nova geração estreia na faixa de cima em 2023 -, a Chevrolet Montana ainda emplacou 18 unidades.

Picapes Pequenas 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

% 2022 

TOTAL 2021 

% 2021 

% VARIAÇÃO 2022/2021 

POS. 2021 

 

FIAT STRADA 

112456 

82,74% 

109107 

79,04% 

3,07% 

 

 

VW SAVEIRO 

23422 

17,23% 

26751 

19,38% 

-12,44% 

 

 

CHEVROLET MONTANA 

18 

0,01% 

2182 

1,58% 

-99,18% 

 

 

EFFA K01 

16 

0,01% 

6 

0,00% 

166,67% 

 

 

EFFA K02 

1 

0,00% 

1 

0,00% 

0,00% 

 

   

135913 

100,00% 

138047 

100,00% 

-1,55% 

 
Fiat Toro Endurance 1.3T 2022 - Avaliação

Já entre os modelos maiores a Toro (49.567) chegou ao 7º ano seguido no topo, mas nunca de maneira tão difícil: em queda superior a 30%, a Fiat viu cair de 25 mil para menos de mil unidades a sua vantagem sobre uma Toyota Hilux (48.606) que registrou leve evolução no período (+6%) e conquistou seu melhor desempenho anual pelo menos desde 2002, último ano com números ainda disponibilizados pela Fenabrave.

Repetindo a 3ª posição dos anos anteriores, a Chevrolet S10 (27.128) perdeu quase 23% de seus compradores e voltou ao patamar de 2020 (26.639). Na disputa pelo 4º lugar, a Mitsubishi L200 (15.831) superou a Ford Ranger (14.302), que perdeu quase 1/3 de seus registros. Praticamente estável em relação a 2021, a Renault Oroch (12.022) foi novamente a sexta colocada.

Nova Nissan Frontier XE

Nissan Frontier (8.672) e VW Amarok (6.012), ambas com quedas superiores a 23%, repetiram as mesmas colocações de 2021. Principal aposta da Ford, a Maverick (1.382) fechou o top 10 em seu 1º ano completo atrás da estreante 3500 (2.204). A Ram ainda emplacou outros três modelos até a 14ª posição: 1500 (1.251), 2500 (1.046) e Classic (552).

Picapes Médias / Grandes 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

% 2022 

TOTAL 2021 

% 2021 

% VARIAÇÃO 2022/2021 

POS. 2021 

 

FIAT TORO 

49567 

26,12% 

70890 

32,09% 

-30,08% 

 

 

TOYOTA HILUX 

48606 

25,61% 

45893 

20,78% 

5,91% 

 

 

CHEVROLET S10 

27128 

14,30% 

35046 

15,86% 

-22,59% 

 

 

MITSUBISHI L200 

15831 

8,34% 

13157 

5,96% 

20,32% 

 

 

FORD RANGER 

14302 

7,54% 

20499 

9,28% 

-30,23% 

 

 

RENAULT OROCH 

12022 

6,34% 

12133 

5,49% 

-0,91% 

 

 

NISSAN FRONTIER 

8672 

4,57% 

11816 

5,35% 

-26,61% 

 

 

VW AMAROK 

6012 

3,17% 

7894 

3,57% 

-23,84% 

 

 

RAM 3500 

2204 

1,16% 

0 

0,00% 

- 

- 

10º 

FORD MAVERICK 

1382 

0,73% 

39 

0,02% 

3443,59% 

13º 

11º 

RAM 1500 

1251 

0,66% 

533 

0,24% 

134,71% 

11º 

12º 

RAM 2500 

1046 

0,55% 

2227 

1,01% 

-53,03% 

 

13º 

EFFA V21 

720 

0,38% 

545 

0,25% 

32,11% 

10º 

14º 

RAM CLASSIC 

552 

0,29% 

0 

0,00% 

- 

- 

15º 

EFFA V22 

270 

0,14% 

212 

0,10% 

27,36% 

12º 

16º 

JEEP GLADIATOR 

130 

0,07% 

0 

0,00% 

- 

- 

17º 

FORD F150 / F250 

39 

0,02% 

9 

0,00% 

333,33% 

14º 

18º 

CHEVROLET SILVERADO 

25 

0,01% 

8 

0,00% 

212,50% 

15º 

19º 

AGRALE MARRUÁ 

5 

0,00% 

3 

0,00% 

66,67% 

17º 

20º 

TOYOTA TACOMA 

3 

0,00% 

0 

0,00% 

- 

- 

21º 

TOYOTA TUNDRA 

3 

0,00% 

0 

0,00% 

- 

- 

   

189770 

100,00% 

220904 

100,00% 

-14,09% 

 

EM DEZEMBRO

No apagar das luzes de 2022, o segmento de picapes emplacou 33.099 unidades, pouco mais de 16% dos 202.176 veículos registrados no Brasil. Na comparação com o mesmo período do ano anterior (28.645) houve um crescimento de pouco mais de 15%. Em relação a novembro (32.542), no entanto, a evolução foi bem mais modesta (+1,7%).

Volkswagen Saveiro 2022

Com 9.169 unidades, a Fiat Strada manteve mais de 75% de participação de mercado entre as picapes pequenas. Mesmo em alta superior a 18% nos últimos doze meses, a VW Saveiro (3.024) emplacou aproximadamente três vezes menos do que a rival. Ambas, vale ressaltar, ficaram praticamente estáveis em relação a novembro.

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

DEZ/22 

NOV/22 

DEZ/21 

% DEZ 22 

% NOV 22 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

 

FIAT STRADA 

9169 

9240 

9060 

75,19% 

75,63% 

-0,77% 

1,20% 

 

VW SAVEIRO 

3024 

2975 

2554 

24,80% 

24,35% 

1,65% 

18,40% 

 

CHEVROLET MONTANA 

1 

1 

13 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

-92,31% 

 

EFFA K01 

1 

1 

2 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

-50,00% 

   

12195 

12217 

11629 

100,00% 

100,00% 

-0,18% 

4,87% 

Dianteira da Toyota Hilux SRX 2021

O grande destaque na faixa de cima foi a Hilux (5.783). Líder pelo 3º mês consecutivo, a representante da Toyota superou as 5.408 unidades de dezembro de 2021 para marcar seu novo recorde no país. Já a Fiat Toro (4.296), embora avançando nas últimas semanas, perdeu mais de 16% de seus compradores do ano anterior.

Com desempenho muito fraco em novembro, a Chevrolet S10 (3.374) se recuperou bem desde então para encerrar com o seu melhor resultado em 2022. Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, vitória da Ford Ranger sobre a Mitsubishi L200 por apenas 5 unidades (1.594 x 1.589). Sexta, a Renault Oroch (1.192) chegou ao 6º mês seguido acima dos mil emplacamentos. Destaque também para o recorde das Ram 3500 (452) e Classic (304).

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

DEZ/22 

NOV/22 

DEZ/21 

% DEZ 22 

% NOV 22 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

 

TOYOTA HILUX 

5783 

4816 

5408 

27,66% 

29,32% 

20,08% 

6,93% 

 

FIAT TORO 

4296 

3473 

5139 

20,55% 

21,14% 

23,70% 

-16,40% 

 

CHEVROLET S10 

3374 

1404 

2221 

16,14% 

8,55% 

140,31% 

51,91% 

 

FORD RANGER 

1594 

1284 

2289 

7,63% 

7,82% 

24,14% 

-30,36% 

 

MITSUBISHI L200 

1589 

1252 

1561 

7,60% 

7,62% 

26,92% 

1,79% 

 

RENAULT OROCH 

1192 

1410 

1390 

5,70% 

8,58% 

-15,46% 

-14,24% 

 

NISSAN FRONTIER 

948 

1108 

1402 

4,54% 

6,74% 

-14,44% 

-32,38% 

 

VW AMAROK 

888 

774 

1408 

4,25% 

4,71% 

14,73% 

-36,93% 

 

RAM 3500 

452 

304 

0 

2,16% 

1,85% 

48,68% 

- 

10º 

RAM CLASSIC 

304 

207 

0 

1,45% 

1,26% 

46,86% 

- 

11º 

RAM 2500 

138 

31 

38 

0,66% 

0,19% 

345,16% 

263,16% 

12º 

FORD MAVERICK 

128 

62 

0 

0,61% 

0,38% 

106,45% 

- 

13º 

RAM 1500 

112 

179 

9 

0,54% 

1,09% 

-37,43% 

1144,44% 

14º 

EFFA V21 

59 

75 

36 

0,28% 

0,46% 

-21,33% 

63,89% 

15º 

EFFA V22 

21 

34 

8 

0,10% 

0,21% 

-38,24% 

162,50% 

16º 

FORD F150 / F250 

17 

4 

2 

0,08% 

0,02% 

325,00% 

750,00% 

17º 

JEEP GLADIATOR 

6 

8 

0 

0,03% 

0,05% 

-25,00% 

- 

18º 

CHEVROLET SILVERADO 

2 

2 

2 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

0,00% 

19º 

TOYOTA TUNDRA 

1 

1 

0 

0,00% 

0,01% 

0,00% 

- 

   

20904 

16428 

20913 

100,00% 

100,00% 

27,25% 

-0,04% 

Fonte: Fenabrave


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com