A Volkswagen acelera o ritmo de testes e está cada vez mais perto de revelar ao mercado a próxima geração do crossover Tiguan. Segunda linhagem nestes mais de 16 anos de história do modelo, a nova encarnação já tem protótipos rodando em testes com carroceria definitiva e, aos poucos, vai deixando detalhes do design à mostra. O lançamento é aguardado para a segunda metade do ano que vem, começando pelos principais mercados da Europa.

Neste novo flagra, a Volkwagen repete a estratégia de camuflagem e tenta usar os disfarces para imitar peças do Tiguan atual. Adesivos e fitas pretas tentam passar a impressão formas geométricas, mas tudo indica que o caminho seguido será oposto, ou seja, com pegada bem mais arredondada e dinâmica. Nesse sentido, o modelo buscará inspiração nos recém-lançados elétricos da linha ID.

Galeria: Novo Volkswagen Tiguan 2024 - Flagra

Do ponto de vista mecânico, é certo que será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por propulsores a gasolina e turbodiesel, atualizados para atender às mais recentes regras anti-poluição da Europa e sempre equipados com tecnologia híbrido-leve de propulsão. Haverá também variantes do tipo plug-in, que receberão ajustes para entregar autonomia ampliada no modo elétrico.

Provavelmente, será última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.

Assim como acontecerá hoje, o Tiguan seguirá desempenhando papel fundamental como representante da Volkwagen no segmento de SUVs intermediários em mercados-chave como Europa, Estados Unidos e China. Rumores indicam que a carroceria alongada Allspace continuará sendo oferecida em algumas regiões, mas o martelo ainda não foi batido internamente.

No Brasil, vale lembrar, ainda aguardamos pela chegada do modelo atual reestilizado, apresentado lá fora em 2021 mas ainda ausente aqui.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com