O processo de reestruturação da Ford no Brasil segue a todo vapor desde que a produção nacional foi encerrada. O portfólio da fabricante no país crescerá bastante em 2023, com a promessa de fazer 10 lançamentos ao longo do ano que vem. Alguns deles já haviam sido confirmados, como a nova geração da Ranger, a inédita F-150 e o Mustang Mach-E, mas a imagem divulgada pela marca adianta três modelos ainda desconhecidos.

Antes de falar dos três ainda não confirmados oficialmente, vamos relembrar os carros que já sabemos que serão lançados. A Ford já disse que começará o ano com a chegada da Maverick Hybrid, a esperada versão eletrificada da picape rival da Fiat Toro, equipada com um motor 2.5 de 193 cv de potência combinada e que, nos EUA, faz o equivalente a 17,8 km/litro. O lançamento acontecerá até março.

Anúncio de 10 lançamentos no Brasil em 2023

Promessa antiga, a F-150 finalmente desembarcará no Brasil, para concorrer com a Ram 1500 e conseguir conquistar o seu espaço antes que a Chevrolet Silverado seja lançada (também para 2023). Chegou até a ser mostrada na Agrishow, a maior feira agrícola do país, na versão Lariat FX4, porém também foi avistada rodando na configuração Limited. Seja qual for a configuração, a caminhonete deve ser vendida com o motor 5.0 V8 aspirado que também equipa o Mustang, porém com 405 cv e 56,7 kgfm.

Ford Ranger Limited 2024 - flagra (1)

Flagra da Nova Ranger no Brasil

Além da Maverick e F-150, a marca apostará em mais uma picape: a nova geração da Ranger. Iniciará a produção na Argentina em 2023 e já está circulando em território nacional quase sem disfarces nas versões XL, XLS e Limited, indicando que está próxima do lançamento. Não sabemos ainda quais os motores escolhidos para a versão latina e o mais provável é que utilize o 2.0 turbodiesel de quatro cilindros e o 3.0 V6 no lugar do 3.2 de cinco cilindros.

Ford Maverick Hybrid

Ford Maverick Hybrid

A Ford dará o seu primeiro passo no mundo dos elétricos no mercado brasileiro com a chegada do Mustang Mach-E. Seu anúncio não foi uma surpresa porque o SUV foi avistado rodando pelas ruas de São Paulo sem qualquer camuflagem, na versão GT com o pacote Performance Edition, que deve ser a configuração escolhida para o Brasil. São 487 cv e 87,6 kgfm de torque, sendo capaz de rodar por 418 km com uma única carga.

ford-mustang-mach-e---flagra-no-brasil

Ford Mustang Mach E rodando em São Paulo

Outro modelo na lista é a Transit, que conta três vezes na lista por serem três configurações diferentes, todas já confirmadas pela Ford. Uma delas será a elétrica E-Transit, apresentada em 2020. Chegará na versão furgão, com autonomia de 202 km e usa um motor de 269 cv. Para completar a linha, ganhará a variante chassi, prevista para o 2º semestre do ano que vem e é um lançamento importante para o modelo, pois este tipo de configuração representa 40% do mercado. Por fim, para quem não quer ficar pisando na embreagem, a van ainda ganhará uma opção automática, confirmada para o 1º semestre e que será oferecida para as versões minibus e furgão.

Ford e-Transit 2023

Ford E-Transit, versão 100% elétrica da van

3 novidades não foram reveladas

Agora que comentamos sobre os 7 lançamentos já confirmados anteriormente, vamos falar do que ainda não foi revelado pela Ford. Serão três carros e a imagem não é exatamente dos veículos a serem lançados. Existem uma série de possibilidades. Uma delas é o novo Territory, que apareceu camuflado no Brasil. Na verdade, é um outro carro chamado Equator Sport, que tem chegado a alguns países com o nome do Territory. Seria uma alteração importante, considerando que o SUV, uma vez que ganharia a alternativa de ter 7 lugares.

Novo Ford Territory em testes no Brasil

Novo Ford Territory flagrado no Brasil

Outra possibilidade é uma nova versão do Bronco Sport, mais mansa, equipada com o motor 1.5 turbo de 175 cv. Esta versão preencheria a lacuna de cerca de R$ 50 mil que separa o Territory do Bronco Sport 2.0 turbo. Como o utilitário está criando uma reputação no país, ter uma opção mais acessível ajudaria a aumentar o seu volume de vendas.

Ford Mustang (2023)

Nova geração do Ford Mustang

Outra possibilidade é a nova geração do Mustang, revelada recentemente mas que fará sua estreia comercial nos EUA somente em meados do ano que vem. Nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro, apurou que o cupê está na lista de lançamentos da Ford para 2023. Se isto acontecer, deve ser para o último semestre, quando a produção já terá abastecido o mercado norte-americano.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com