Esta foi uma semana boa para quem gosta de picapes. Depois de muita antecipação, a Chevrolet finalmente mostrou e deu os primeiro detalhes da nova Montana. Quase que na mesma hora, a Fiat também confirmou a estreia de sua primeira picape média para o ano que vem, que será uma Peugeot Landtrek.

Além disso, uma moto da Dafra, a Cruisym 300, deveria chegar ao Brasil só em 2023, mas algumas concessionárias já começaram a aceitar reservas e deixaram vazar os preços. Na China, o Chery Tiggo 9 foi flagrado pela primeira vez ao vivo e sem camuflagens. Por último, a última rodada de testes do Latin NCap rebaixou a nota do VW Polo, enquanto novo Virtus indiano e Toyota Corolla foram bem.

A estreia da Chevrolet Montana

Galeria: Chevrolet Montana Premier 2023

Após uma longa espera, a Chevrolet finalmente mostrou a Montana por inteiro e deu os primeiros detalhes. A nova geração da picape entrou em pré-venda para as versões LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490). Os primeiros 2 mil compradores ainda levarão um organizador para a caçamba da picape, que promete "o melhor isolamento da categoria".

O visual ficou mais próximo da linguagem global da marca, visto em modelos como o Blazer dos EUA. Por dentro, a cabine pareceu melhor que a do Tracker, SUV com o qual a Montana compartilhará a plataforma. Falando nisso, a picape da Chevrolet usará o mesmo 1.2 turbo do Tracker, com 133 cv e 21,4 kgfm. Ele será atrelado a um câmbio automático de 6 marchas ou, futuramente, a um manual de 6 velocidades. O consumo promete chegar a 13,3 km/l com gasolina.

Fiat confirma sua picape média

Flagra: Peugeot Landtrek

Para não ficar de fora da festa das picapes no ano que vem, a Fiat confirmou que apresentará sua primeira picape média a partir do ano que vem. O modelo será a versão da marca para a Peugeot Landtrek, modelo de porte médio que foi desenvolvido na Ásia em parceria com uma montadora chinesa e que já foi flagrada rodando no Brasil.

Ainda não há informação a respeito da mecânica, mas é provável que a novidade ofereça ao menos algum tipo de motorização a diesel e um sistema de tração integral, ao menos como opcional. Enquanto isso, a Fiat confirmou apenas que a Landtrek está finalizando os testes de desenvolvimento em Betim (MG), onde mantém sua principal fábrica.

Dafra Cruisym 300 antes da hora

Dafra Cruisym 300

No final de junho, a Dafra confirmou que traria a Cruisym 300 para o mercado brasileiro a partir de 2023. No entanto, começaram a aparecer nas redes sociais algumas concessionárias da marca já oferecendo a novidade. Mais que isso, as lojas já estão aceitando pedidos de reserva e, com isso, entregaram o preço. Ele deve ficar entre R$ 32 mil e R$ 33 mil, posicionado a moto diretamente contra a Yamaha XMax.

Como a moto é oferecida em outros países pela montadora original, a SYM, parceria de longa data da Dafra, já sabemos que o motor de um cilindro refrigerado a líquido entrega cerca de 27 cv de potência e a moto já traz de série itens como controle de tração, parabrisa ajustável e painel de instrumentos digital.

Chery Tiggo 9 flagrado na China

Chery T26 (Tiggo 9) - Flagra

Em outubro, a Chery revelou na China um protótipo camuflado que recebeu o codinome T26. Tratava-se de um conceito de utilitário esportivo de grande porte. Agora, chegaram de lá as primeiras imagens do carro em flagras ao vivo. A melhor parte é que o modelo apareceu sem nenhuma camuflagem.

Por fora, o carro deverá ter cerca de 4,80 metros de comprimento, o que o colocaria acima do Tiggo 8 atual no catálogo da marca. Por conta disso, está sendo chamado de Tiggo 9. Além de uma grade gigantesca, foi possível ver também que a Chery apostará em maçanetas retráteis. Por dentro, a cabine parece ampla e tem acabamento claro. Sob o capô, deve contar com um motor 2.0 turbo com cerca de 260 cv de potência.

VW Polo perde nota em crash-test

Volkswagen Polo 2023 - Teste de colisão

O Latin NCap divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de impacto. Dessa vez, foram avaliados o Volkswagen Polo nacional, o novo VW Virtus indiano que é vendido no México e o atual Toyota Corolla. Enquanto os dois últimos conseguiram manter as 5 estrelas, melhor classificação possível, o primeiro perdeu nota.

Antes avaliado com 5 estrelas, a classificação do Volkswagen Polo caiu para 3 estrelas. Segundo a Latin NCap, o problema veio principalmente no novo teste de impacto lateral contra poste. O Polo tem apenas 4 airbags, sendo que os laterais não protegem os passageiros no banco traseiro. Além disso, as bolsas dos bancos dianteiros são pequenas e protegem apenas as cabeças dos ocupantes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com