Um dos sedãs mais importantes da gama da Mercedes-Benz (logo depois do Classe C), o grande Classe E ganhará uma nova geração em breve, que já roda cada vez mais livre de camuflagens. O sedã substituto da atual geração W213 que está entre nós desde 2016 foi flagrado dessa vez rodando em testes pela Alemanha, cobrindo principalmente a porção dianteira e traseira, mas ele parece praticamente pronto.
A carroceria, como dissemos, aparece parcialmente coberta. Mesmo assim podemos notar grandes diferenças em relação ao modelo atual, como a grade frontal maior que invade parte do para-choque, bem como os faróis menores e mais esticados. O capô também parece mais reto, dando uma sensação de maior sobriedade ao sedã alemão. Podemos reparar também que na lateral há um novo vinco na altura da linha de cintura, que é suavizado na parte central do carro. As rodas têm face diamantada e parecem já ser do modelo final de produção. Em resumo, é a mesma filosofia de design que vemos no Classe S e Classe C.
A cabine do novo Classe E 2023 também foi flagrada, embora esteja ainda um tanto coberta para despistar o seu novo design. Mesmo assim podemos ver que o sedã contará com uma grande tela central, algo com estilo moldes do sedã elétrico EQE, já que o acabamento em material que lembra vidro se estende até o outro lado. Ou seja, espere por uma cabine recheada de telas digitais. Fontes do Motor1.com garantem que a tela de 11,9 polegadas como a do Classe C será de Série no novo Classe E, enquanto o display OLED de 12,9” igual ao do Classe S será opcional.
Debaixo do capô do novo Mercedes-Benz Classe E, é esperado uma motorização com algum nível de eletrificação. A tecnologia com sistema hínrido-leve de 48 volts é esperada para vir de série, com outras diversas configurações com sistemas híbridos e híbridos plug-in também sendo esperadas.
E isso inclui até as versões da divisão esportiva AMG, que certamente vão depender muito de motores elétricos para aumentarem sua potência. Ao mesmo tempo, isso não quer dizer que o motor V8 4.0 biturbo vá desaparecer como no AMG C63 S E-Performance, embora sua manutenção no catálogo ainda seja dúvida. Caso fique na linha, é certeza que ganhará a companhia de motores elétricos.
Resta saber se a nova geração do Classe E será revelada ainda antes do final de 2022, já que o modelo atual pede por uma renovação, pois acumula 6 anos nas costas. Caso estreie ainda este ano, certamente já vai aparecer como modelo 2023. Por outro lado, não estranhe se a Mercedes-Benz optar por apresenta-lo somente no ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Classe E 2025 chega às lojas mais barato, mas menos equipado
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Avaliação: Mercedes-Benz E300 2025 justifica o preço do luxo?
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Novo Mercedes-AMG E53 2024 é híbrido com motor de seis cilindros de 612 cv
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Novo Mercedes-Benz Classe E é lançado no Brasil ao preço de R$ 639.900