No Brasil em 2023, nova Ford Ranger inicia vendas na Europa

Por enquanto, apenas versão esportiva Raptor com motor V6 3.0 Ecoboost de 288 cv está disponível

Ford Ranger Raptor 2023 Ford Ranger Raptor 2023

A Ford Ranger está cada vez mais próxima do Brasil, tanto que a picape foi flagrada nesta semana na Argentina rodando praticamente sem disfarces. Enquanto não desembarca por aqui, a picape já tem as primeiras unidades sendo entregues na Europa, com detalhe que a nova geração da caminhonete começar a chegar por lá na versão esportiva Raptor.

Muitos não sabem, mas a Ford tem uma boa tradição entre picapes no mercado europeu, tanto que a Ranger é uma das mais vendidas em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido, entre outros. Voltando para a Ranger Raptor, a versão “esportiva-aventureira” da picape já era vendida no velho continente desde agosto de 2018, mas agora a segunda geração chegou. Curiosamente, a nova geração da Ranger chegará primeiro na Europa antes mesmo dos Estados Unidos, onde a picape ainda está indisponível.

Vale lembrar que a Ranger normal e Raptor serão produzidas nos Estados Unidos, na fábrica de Michigan, algo que está programado para acontecer a partir de maio de 2023. A picape ainda será fabricada na fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina, que recebeu um grande investimento de R$ 580 milhões de dólares para poder fazer a nova geração da picape média, que já tem unidades pré-série rodando em testes no país Hermano – inclusive em versões mais simples. É de lá que virá a nova ranger que será vendida no Brasil, algo previsto para acontecer em 2023.

A nova Ford Ranger Raptor que começa a ter suas primeiras unidades entregues na Europa traz debaixo do capô um motor V6 3.0 Ecoboost a gasolina, que pare o mercado europeu entrega 288 cv de potência e 50 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 10 marchas e tração com sistema 4x4 permanente, que usa uma caixa de transmissão controlada eletronicamente.

Para o mercado como o da Austrália e África do Sul, a Ranger Raptor contará com o mesmo motor V6 3.0 Ecoboost, mas com uma calibração diferente para render nada menos que 397 cv e 59,4 kgfm de torque. As demais versões comuns da picape na Europa terão à disposição o motor 2.0 diesel na configuração biturbo de 170 cv, que estão previstas para chegar a partir de junho de 2023 no mercado europeu.

Ainda há dúvidas se a versão esportiva da picape será vendida no Brasil, mas há a expectativa que a versão padrão venha no ano que vem com o motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm, o mesmo usado pela F-150 nos EUA. Até o momento, sabemos que os atuais motores 2.2 e 3.2 turbodiesel não serão mais oferecidos, pois não cumprem com as normas de emissões do Proconve L7 do Brasil. Com isso, abre-se caminho para a nova geração de motores 2.0 turbodiesel, 2.0 biturbodiesel e V6 3.0 turbodiesel que, inclusive, poderão até ser produzidos na Argentina.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com