As vendas diretas continuam mostrando sua enorme importância para o mercado brasileiro no atual cenário. Em outubro, 53,25% dos 168.414 automóveis e comerciais leves emplacados no país foram através da modalidade - este foi o 4º mês consecutivo em que o varejo foi superado. Com 25,83% de market share, a Fiat liderou pelo 26º mês seguido, com Chevrolet (17,21%) e VW (16,65%) completando o pódio.
No ranking de automóveis, o Fiat Mobi (5.366), preferido em setembro, foi superado por um Hyundai HB20 (6.216) que teve quase 70% de suas unidades fora do varejo e boa parte delas registrada nos últimos dias de outubro. O pódio, aliás, teve os mesmos integrantes do mês anterior, com o Fiat Argo (4.754) em 3º. Com 4.702 unidades, o Chevrolet Onix Plus voltou a ser o sedã nº 1.
Vice-líder no geral no mês passado, o Chevrolet Tracker (4.277) assumiu a posição de honra entre os SUVs / crossovers – líder em agosto e setembro, o Jeep Compass (4.122) foi o sétimo, mas bem próximo. Único no top 10 abaixo dos 50% de dependência da modalidade, o Chevrolet Onix (3.334) foi o oitavo. Líder entre junho e agosto, o VW Gol (2.078) caiu para o 13º lugar.
Entre os modelos premium tivemos apenas modelos da Volvo (XC40, XC90 e XC60) e da Audi (Q5, Q8 e Q3), com os representantes da marca sueca como a totalidade de suas unidades registradas na modalidade. City Hatch (67) e HR-V (139), ambos da Honda, foram os menos dependentes e concentraram cerca de 95% de seus emplacamentos no varejo.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | OUT.22 (A) |
1º | HYUNDAI HB20 | 6.216 | 68,43% | 9.084 |
2º | FIAT MOBI | 5.366 | 79,60% | 6.741 |
3º | FIAT ARGO | 4.754 | 71,73% | 6.628 |
4º | CHEVROLET ONIX PLUS | 4.702 | 63,94% | 7.354 |
5º | CHEVROLET TRACKER | 4.277 | 50,34% | 8.496 |
6º | VW VOYAGE | 4.220 | 99,79% | 4.229 |
7º | JEEP COMPASS | 4.122 | 77,67% | 5.307 |
8º | RENAULT KWID | 3.590 | 59,43% | 6.041 |
9º | CHEVROLET ONIX | 3.334 | 42,92% | 7.768 |
10º | JEEP RENEGADE | 3.104 | 78,44% | 3.957 |
11º | FIAT CRONOS | 2.785 | 74,95% | 3.716 |
12º | VW T-CROSS | 2.757 | 49,32% | 5.590 |
13º | VW GOL | 2.078 | 67,05% | 3.099 |
14º | JEEP COMMANDER | 1.811 | 85,75% | 2.112 |
15º | FIAT PULSE | 1.616 | 37,49% | 4.311 |
16º | CHEVROLET SPIN | 1.331 | 76,67% | 1.736 |
17º | HYUNDAI HB20S | 1.249 | 57,96% | 2.155 |
18º | PEUGEOT 208 | 1.076 | 87,34% | 1.232 |
19º | RENAULT DUSTER | 1.065 | 55,67% | 1.913 |
20º | CITROËN C3 | 1.057 | 40,34% | 2.620 |
21º | VW NIVUS | 1.026 | 27,20% | 3.772 |
22º | CITROËN C4 CACTUS | 1.023 | 87,36% | 1.171 |
23º | TOYOTA COROLLA | 730 | 22,22% | 3.286 |
24º | RENAULT LOGAN | 615 | 89,26% | 689 |
25º | NISSAN KICKS | 572 | 21,97% | 2.604 |
26º | TOYOTA YARIS HATCH | 523 | 23,20% | 2.254 |
27º | TOYOTA YARIS SEDAN | 518 | 35,58% | 1.456 |
28º | FIAT FASTBACK | 455 | 16,00% | 2.843 |
29º | RENAULT SANDERO | 451 | 76,70% | 588 |
30º | TOYOTA COROLLA CROSS | 400 | 12,40% | 3.225 |
31º | HYUNDAI CRETA | 343 | 6,79% | 5.048 |
32º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 325 | 93,12% | 349 |
33º | VOLVO XC40 | 264 | 100,00% | 264 |
34º | VW VIRTUS | 223 | 58,38% | 382 |
35º | PEUGEOT 2008 | 207 | 92,00% | 225 |
36º | HONDA HR-V | 139 | 5,34% | 2.603 |
37º | HONDA CITY | 126 | 11,08% | 1.137 |
38º | VW TAOS | 109 | 11,02% | 989 |
39º | FORD BRONCO | 85 | 48,57% | 175 |
40º | VOLVO XC90 | 84 | 100,00% | 84 |
41º | VOLVO XC60 | 77 | 100,00% | 77 |
42º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 76 | 18,40% | 413 |
43º | TOYOTA SW4 | 72 | 8,29% | 869 |
44º | HONDA CITY HATCH | 67 | 5,07% | 1.322 |
45º | AUDI Q5 | 56 | 87,50% | 64 |
46º | CHEVROLET EQUINOX | 55 | 19,03% | 289 |
47º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 53 | 20,08% | 264 |
48º | AUDI Q8 | 48 | 96,00% | 50 |
49º | VW POLO | 48 | 6,49% | 740 |
50º | AUDI Q3 | 47 | 20,98% | 224 |
Tradicional campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (4.600) perdeu a posição de honra no mês passado para o HB20, mas se manteve no topo entre os comerciais leves, embora desta vez com vantagem bem reduzida sobre a VW Saveiro (4.312). O pódio foi completado pela Chevrolet S10 (1.927), com Toyota Hilux (1.491) e Fiat Fiorino (1.468) próximos.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | OUT.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 4.600 | 57,17% | 8.046 |
2º | VW SAVEIRO | 4.312 | 96,96% | 4.447 |
3º | FIAT TORO | 1.927 | 64,66% | 2.980 |
4º | TOYOTA HILUX | 1.491 | 35,47% | 4.203 |
5º | FIAT FIORINO | 1.468 | 77,06% | 1.905 |
6º | CHEVROLET S10 | 1.328 | 81,72% | 1.625 |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.158 | 80,25% | 1.443 |
8º | MITSUBISHI L200 | 721 | 58,05% | 1.242 |
9º | FORD RANGER | 600 | 42,77% | 1.403 |
10º | RENAULT MASTER | 588 | 78,82% | 746 |
11º | NISSAN FRONTIER | 333 | 55,32% | 602 |
12º | RAM 3500 | 263 | 98,50% | 267 |
13º | RAM 1500 | 198 | 96,59% | 205 |
14º | FIAT SCUDO | 195 | 88,64% | 220 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 167 | 53,18% | 314 |
16º | PEUGEOT PARTNER | 162 | 79,02% | 205 |
17º | VW AMAROK | 160 | 37,04% | 432 |
18º | FORD TRANSIT | 43 | 27,39% | 157 |
19º | RAM CLASSIC | 40 | 97,56% | 41 |
20º | VW / MAN EXPRESS | 37 | 29,60% | 125 |
21º | CITROËN JUMPY | 25 | 19,38% | 129 |
22º | RAM 2500 | 23 | 100,00% | 23 |
23º | FORD MAVERICK | 21 | 52,50% | 40 |
24º | JEEP GLADIATOR | 11 | 64,71% | 17 |
25º | HYUNDAI HR | 7 | 33,33% | 21 |
26º | FORD ETRANSIT | 5 | 100,00% | 5 |
27º | FIAT DUCATO | 4 | 26,67% | 15 |
28º | FORD F250 | 1 | 50,00% | 2 |
29º | KIA K2500 | 1 | 0,39% | 257 |
30º | PEUGEOT BOXER | 1 | 50,00% | 2 |
Fonte: Fenabrave